DOUTRINA CATÓLICA

Doutrina Católica

Promessa do Sagrado Coração

________________________________________________

PROMESSAS À SANTA MARGARIDA

" Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado. Eu darei paz às sua famílias. Eu as consolarei em todas as suas aflições. Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte. Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as sua empresas. Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas. As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição. Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração. Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos. As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração. Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos. "

________________________________________________

Em 1675 a Santa Margarida Maria Alacoque disse Jesus : "Eis este coração que tanto tem amado os homens...não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças... Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares; E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada."

O papa João Paulo II sempre cultivou esta devoção, e a incentiva a todos que desejam crescer na amizade com Jesus.

__________________________________________________________

Em 1980, no dia do Sagrado Coração, afirmou: "Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo. Quero hoje dirigir juntamente convosco o olhar dos nossos corações para o ministério desse Coração. Ele falou-me desde a minha juventude. Cada ano volto a este mistério no ritmo litúrgico do tempo da Igreja."

__________________________________________________________

1 - Imagem de Cristo

Deus não revelou o seu rosto. Mas quando Ele se fez homem pela encarnação do seu Filho, manifestou corporalmente em Jesus, a sua imagem. Segunda Carta de São Paulo aos Colossenses: 15Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Assim, a Igreja aceita a veneração de imagens que nos ajudam a lembrar a pessoa de Jesus.

Nenhuma das imagens conhecidas poderia reproduzir o rosto autêntico de Jesus, porque naquela época não havia fotografia e o trabalho de pintura ainda era incipiente e pouco procurado, em comparação com os nossos dias. Há quem diga que alguns pintores tenham observado traços do Santo Sudário (o tecido de linho com o qual foi envolvido o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação, antes que este tenha sido levado ao Santo Sepulcro), mas o fato é que as imagens que conhecemos são resultado da imaginação humana.

Ao contemplarmos uma imagem de Jesus, embora pura inspiração de artistas e pintores de diversas épocas, estamos realizando um autêntico culto a Nosso Senhor. Mas, isto não tem nada a ver com idolatria, porque os católicos veneram imagens de santos, sabendo que o mérito não é da imagem, mas da pessoa que ela representa.

Cremos e adoramos Jesus Cristo, que se acha presente, com seu corpo, sangue, alma e divindade no sacramento da Eucaristia, sob as aparências do pão e do vinho.

2 - CARTA APOSTÓLICA DO PAPA JOÃO XXIII (item 6)

No link http://www.vaticano.va/

busca: devoção sagrado coração jesus santa margarida maria

CARTA APOSTÓLICA DO PAPA JOÃO XXIII

INDE A PRIMIS

O CULTO DO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS CRISTO

6. Baste-nos recordar que os nossos predecessores desde o século XVI enriqueceram de favores espirituais a devoção ao ss. Nome de Jesus, da qual no século precedente se fizera apóstolo infatigável, na Itália, Ss Bernardino de Sena. Em honra desse ss. Nome foram, antes de tudo, aprovados o ofício e a missa, e em seguida as Ladainhas.(2) Nem foram menos insignes os privilégios concedidos pelos pontífices romanos ao culto para com o sacratíssimo Coração de Jesus, em cuja admirável propagação (3) tamanha parte tiveram as revelações feitas pelo Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacocque. E tão alta e unânime tem sido a estima dos pontífices romanos a esta devoção, que eles se comprazeram em lhe ilustrar a natureza, defender a legitimidade, e inculcar a prática com muitos atos oficiais, aos quais puseram coroamento três importantes encíclicas sobre este assunto. (4)

3 - Biografia de Santa Margarida Maria Alacocque

Veja no site http://www.paulinas.org.br, santo do dia 16 de outubro:

Margarida Alacocque cresceu e foi educada pelas irmãs clarissas. Foi numa promessa feita às portas da morte que a tornou religiosa. Nascida de família pobre, em 1647, na França, logo ficou órfã de pai e foi entregue ao convento para ter uma educação completa. Mas continuou ligada à vida terrena, até o dia em que uma doença não identificada a pôs de cama.

Nada na medicina curava o mal que a consumia. Um dia Margarida prometeu a Nossa Senhora que entraria para o serviço religioso se recuperasse a saúde. Pouco depois retomava sua vida normal. Convencida da interferência divina terminou a formação cultural e religiosa e cumpriu sua promessa.

Seu noviciado foi ao mesmo tempo iluminado e sofrido. Rezando e contemplando a eucaristia, começou a conversar com o próprio Cristo, que lhe expôs o coração dilacerado e fez revelações sobre a necessidade de mais amor e apego à eucaristia.

Durante muito tempo suas experiências místicas foram contestadas e Margarida foi colocada em cheque várias vezes para comprovar suas narrações. Num tempo em que a humanidade se via assolada pela hanseníase, o temor diante da morte levava o coração do povo ao “Deus duro do castigo”. Mas, as visões e mensagens de Margarida Maria apontavam para o “Deus do perdão e do amor”, o que gerou a oposição.

O padre Cláudio de La Colombière, porém, respeitado estudioso das manifestações divinas, passou a lhe dar apoio e fiança a respeito das manifestações. O culto ao Sagrado Coração de Jesus, a partir daí, foi oficializado e até aconselhado.

Antes de morrer, Santa Margarida Maria pôde ver muitos de seus críticos cultuando e propagando a devoção do Sagrado Coração. Morreu com quarenta e três anos, em 1690. Foi canonizada em 1920 pelo papa Bento XV.

4 - Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria, em favor dos devotos do seu divino coração.

Ao visitarmos o site http://www.loyola.com.br, encontramos o endereço e o telefone de todos os Distribuidores da Editora Loyola no Brasil. Além de muitos outros livros, encontramos três de tamanho pequeno, mas de valor muito grande:

1°) A Grande Promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus - Frei Salvador do Coração de Jesus.

2°) As Doze Promessas do Coração de Jesus - Pe. Manoel Mosquero, S.J.

3°) As 12 Promessas do Coração de Jesus - Pe. Joãozinho, SCJ

No Apresentação do terceiro livro acima citado, Dom Nelson Westrupp, SCJ, Bispo Diocesano de São José dos Campos - SP, escreve sobre o autor- Pe. Joãozinho, "... que sua preocupação principal, ao longo das reflexões, não girou em torno da autenticidade das 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus feitas a Santa Margarida Maria Alacoque. Ao autor interessa sobretudo sua importância para a vida cristã e o crescimento espiritual das pessoas que as põem em prática."

1- Eu darei aos devotos do meu Sagrado Coração todas as graças necessárias para o seu estado de vida.

2- Eu farei reinar a paz em suas famílias.

3- Eu os consolarei em todas as suas aflições.

4- Serei seu refúgio seguro durante a vida, e, principalmente na hora da morte.

5- Lançarei muitas bênçãos sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.

6- Os pecadores encontrarão em meu coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.

7- As almas enfraquecidas tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.

8- As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.

9- Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e venerada a Imagem do meu Sagrado Coração.

10- Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.

11- As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes inscritos no meu Sagrado Coração, para nunca dele serem apagados.

12- Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que concederei a graça da penitência final a todos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos. Eles não morrerão no meu desagrado, nem sem receber os sacramentos, tornando-se o meu Coração, refúgio para eles naqueles últimos momentos.

5 - Aparições

No site http://www.redemptor.com.br/ (Santuário de Aparecida)

link Religião & ?, dê um click duplo na pergunta número 102 e observe a resposta, conforme a seguir:

102- Pergunta: Nossa Senhora, Jesus Cristo e os santos realmente aparecem?

102- Resposta:

A Igreja é muito cautelosa a respeito das aparições. São poucas as que foram aprovadas oficialmente. É o caso das aparições em Lourdes e Fátima. Podemos acreditar que nesses lugares Nossa Senhora apareceu realmente. Em muitos casos não temos certeza. Noutros sabemos que se trata de um engano dos videntes, involuntário ou fruto de má fé.

Mas que significa aparecer realmente? Significa que o próprio Deus quis transmitir uma mensagem a algumas pessoas ou a toda a humanidade por meio destas aparições. Segundo a Bíblia Deus pode comunicar-se conosco para manifestar a sua vontade e oferecer-nos a sua aliança. Como diz a carta aos Hebreus: "Deus falou a nossos pais muitas vezes e de diversas maneiras por meio dos profetas. Finalmente, nestes dias, falou-nos por meio de seu Filho". Em Jesus Cristo Deus disse a sua última palavra ao mundo. Revelou todo o seu plano de amor e salvação.

Na Bíblia e, especialmente no Evangelho, está contido tudo o que devemos crer para nos salvar. Por isso, não temos obrigação de acreditar nas aparições atuais, mesmo quando a Igreja reconhece a sua origem divina. Elas não contém nenhum ensinamento novo, que seja necessário para a vida cristã. Mas podem ser muito úteis para saber o que Deus quer de nós hoje. Por exemplo, em Fátima Nossa Senhora insiste na reza do rosário e na necessidade de converter-se sinceramente. Há mais de 300 anos Jesus apareceu a uma irmã, Margarida Maria Alacoque, declarada santa depois de sua morte, mostrando o seu coração e recomendando esta devoção. Pouco a pouco a devoção ao Coração de Jesus se espalhou por toda a Igreja.

Portanto, estão errados os céticos que rejeitam a priori qualquer aparição como uma ilusão ou falsificação. Mas também não devemos acreditar facilmente em tudo o que se apresenta como aparição celeste e mensagem de Jesus ou de Nossa Senhora. Seria falso preocupar-se demasiado com estas revelações particulares e ir buscar nelas a orientação para a própria vida cristã. Nossa fé deve alimentar-se em primeiro lugar da escuta da palavra de Deus, contida na Bíblia, e da participação nos sacramentos da Igreja, especialmente na Eucaristia, onde Jesus Cristo está realmente presente no meio de nós. (João A. Mac Dowell S.J.)

Hosted by www.Geocities.ws

1