Principal
Doutrina Católica

Espiritualidade

De que se trata ?

Espiritualidade significa a vida do cristão movida pelo Espírito Santo, que nos faz filhos no FILHO e, consequentemente, nos leva a clamar "Abá, Pai!" (cf. Rm 8,15s; Gl 4,6s). A presença do Espírito Santo no cristão é muito enfatizada por São Paulo em 1Cor 2,12-16.

Espiritualidade Litúrgica é aquela que faz da Liturgia (Eucaristia, Sacramentos e Ofício Divino principalmente) os grandes referenciais da vida do cristão. Quem compreende o que é a Liturgia, há de concluir que a espiritualidade litúrgica é a espiritualidade clássica, ou, por excelência, da Igreja. Não é própria de alguma corrente particular, mas é fundamental e comum a todos os fiéis, porque todos são chamados a viver a Eucaristia, que tem por preliminar o Batismo e que leva a constituir o corpo eclesial de Cristo. - A espiritualidade litúrgica não exclui as respostas pessoais do cristão à graça de Deus ou as devoções particulares; ao contrário, deve suscitá-las, de tal modo, porém, que estejam sempre em conformidade com o culto oficial da Igreja.

Ter uma espiritualidade litúrgica, embora seja uma das primeiras conseqüências do ser cristão, é algo que falta em muitos fiéis por não terem tido a catequese ou a formação devida. Eis por que se torna necessário expor sumariamente as notas características da espiritualidade litúrgica.

CARACTERÍSTICAS DE UMA ESPIRITUALIDADE LITÚRGICA

Sentir (pulsar) com a Igreja

Leitura Eclesial da Bíblia

Formação doutrinária

Eucaristia e os Sacramentos

Sacramentais

As devoções ou a piedade popular

Sacerdócio comum aos fiéis

Arte Litúrgica

Sentir (pulsar) com a Igreja -

-"O cristão bem formado não ignora as falhas da Igreja, mas supera tal quadro, ciente de que a Igreja é sacramento ou é o Corpo de Cristo prolongado".

A Leitura Eclesial da Bíblia.

- "A Bíblia é a Palavra de Deus feita palavra do homem. " - "Para entende-la cabalmente, é preciso lê-la e interpretá-la sob o impulso daquele mesmo Espírito que a inspirou. (D.V. no 12)… Donde se segue que a Escritura há de ser lida dentro da Igreja e em consonância com o pensar da Igreja vivificada pelo Espírito. …" - "O dom da sabedoria (saber com sabor), outorgado pelo Espírito, é o penhor deste entendimento profundo e construidor da Escritura. "

Formação Doutrinária.

- "Quem mais conhece a Deus e seu plano, mais pode amá-lo e servi-lo, mais pode identificar-se com os textos sagrados que a Liturgia oferece como alimento espiritual (…). " - "De resto, a doutrina da fé e a Liturgia estão estritamente ligadas entre si, conforme o axioma dos antigos: Lex Orandi Lex Credendi, ou seja, o conteúdo da oração deve corresponder ao conteúdo da fé. "

A Eucaristia e os sacramentos.

- "Ser cristão não é apenas ser discípulo de um Mestre numa escola de sabedoria. É ser membro de um Corpo cuja Cabeça é Cristo. " - "A Moral, para o cristão, é decorrência do seu ser; ‘a nobreza (da filiação divina) obriga…’. Assim o Cristianismo não se reduz a um código de preceitos e proibições, o que é seco e penoso, mas é um convite grandioso para um ser novo, que suscita organicamente uma conduta nova. "

Sacramentais.

- "Sacramentais são ritos (bênçãos) ou objetos mediante os quais a Igreja pede que Deus derrame suas graças sobre os cristãos. " - "Um dos sacramentais mais importantes é a Liturgia das Horas ou o Ofício Divino: Apresenta a oração oficial da Igreja para as diversas fases do dia, de modo a santificar o tempo mesmo do cristão, fazendo dele um momento oportuno (kairós) ou de conversão. (…) A S. Escritura é o sacramental por excelência. A sua leitura é proveitosa não apenas na medida em que o cristão compreende o significado da mesma com o acume do intelecto, mas também, e principalmente, na medida da fé e do amor com que ele a aborda. A Bíblia proporciona uma comunhão com a vida do próprio Deus, que prepara e prolonga a Comunhão Eucarística. "

As devoções ou a piedade popular

- "O movimento litúrgico nos últimos decênios encontrou resistência da parte de muitos fíeis, que o julgavam muito frio, objetivo demais, desrespeitador da ação da graça no íntimo de cada pessoa. Nisto havia um grande equívoco. Com efeito; a Liturgia leva o cristão a viver mais intensamente do Espírito Santo, que em conseqüência há suscitar as respostas pessoais ao sopro de Deus: oração silenciosa, meditação, rosário, Via Sacra, peregrinações…"

Sacerdócio comum dos fiéis

- "É doutrina da Igreja que todos os cristãos, pelo fato mesmo de serem batizados, participam do sacerdócio de Cristo, constituindo ‘um reino sacerdotal e uma nação santa’ (cf. Ex 19,6). O sacerdócio comum dos fiéis não deve ser confundido com o sacerdócio ministerial, conferido pelo sacramento da Ordem (ver Const. Lumen Gentium no 10). (…) Em nossos tempos, porém restaura-se tranqüilamente no povo católico a consciência da sua dignidade sacerdotal, traço muito importante da vocação cristã, mediante o qual os leigos são participantes do culto sagrado e coerentes com Cristo ao Pai. "

Arte Litúrgica

- "A arte está intimamente associada a Liturgia, pois é uma das maneiras de exprimir o inefável ou invisível. É preciso, porém, que se guarde a consciência de que na Igreja a arte é um meio e não um fim; ela deve contribuir para elevar as mentes a Deus e facilitar a oração, em vez de ser opaca e ofuscar o transcendental. Por isto as formas simbolistas (o peixe, o Bom Pastor, as chaves, o triângulo…) e estilizadas têm preferência sobre as formas fortemente realistas, que prendem intensamente a atenção. (…) não é a riqueza do material decorativo que importa, mas a autenticidade e a capacidade de ‘transferência’ do mesmo: assim as velas sejam, na medida do possível, de verdadeira cera; as flores sejam naturais e não artificiais; o altar lembre a mesa do sacrifício e não seja suporte para o retábulo ou painel de imagens; a música nada tenha de teatral, mas seja a expressão de fé e do amor. (diz Santo Agostinho que cantar é próprio de quem ama). "

________________________________

(Extraído da apostila de Liturgia da Escola Mater Eclesiae) Para um maiores informações e aprofundamento entre em contato: Rua Benjamin Constant, 23 - sala 302 - Glória - RJ.

Hosted by www.Geocities.ws

1