Doutrina Católica

_____________________________________________

Doutrina Católica

Pergunta :

____________________________________________

A fé é contra a caridade ?

A fé e as exigências da fé ; ou seja , as leis , os dogmas , os regulamentos da Igreja , podem ser um obstáculo à prática da caridade ?

____________________________________________

Resposta :

____________________________________________

Não!

Pois as leis de Deus e da Igreja objetivam , permanentemente , a prática da caridade e da vida ética .

Ocorre que a caridade não pode ser entendida como um bem momentâneo , ou um bem relativo ; ela é um bem que leva a outro bem maior e duradouro , a vida eterna.

Para alcançar essa glória eterna , os homens devem obedecer a um conjunto de preceitos.

O homem está comprometido a viver sob as leis de Deus e da Igreja e a fazer as obras de caridade recomendadas pela Igreja , após o recebimento da graça batismal . Os fiéis que são omissos, pecam por não agir em conformidade com o que ordena a Igreja ; da mesma forma como aqueles que fazem obras não recomendadas e nocivas ao nosso organismo como promessas de andar de joelhos , ou subir escadarias carregando cruzes e etc. Pois agem contra o Templo do Espírito Santo que é o nosso corpo .

Não devemos barganhar com Deus , pois Ele é livre e soberano para conceder as Suas graças .

As obras recomendadas pela Igreja são as penitências revestidas de indulgência e as obras de misericórdia corporal e espiritual . Quem não cumpre seus deveres como cristão e quem faz obras não pedidas e nocivas , está indo contra a vontade de Deus .

Cristo curou e perdoou os pecados , aliviou o nosso fardo. Morreu por nós. Portanto não faz sentido que o homem busque um sofrimento inútil para glorificar a Deus. Deus se agrada quando fazemos obras úteis ao próximo e dignas Dele; quando temos uma plena formação ética em nosso ser.

A justiça , a defesa da moral , a defesa da doutrina da Igreja , o ódio perfeito ao pecado também são formas de caridade , pois estamos agindo por amor ao indivíduo , pelo bem , enfim , de todos os homens.

Nem sempre podemos responder ao bem com o bem , muitas vezes temos que responder ao violentos com violência , aos assasinos com a pena de morte , aos pecadores réprobos com duras punições .

A Igreja ensina que um bem só pode deixar de ser feito em nome de um bem maior , e um mal só pode ser efetivado em nome da não ocorrência de um mal maior. Nenhuma outra omissão na prática do bem e nenhuma outra realização de más ações podem ser justificadas.

A caridade é uma virtude teologal infusa em nossa alma com a graça batismal , conjuntamente com a fé . Quem tem fé tem a caridade e quem tem a 'verdadeira caridade' , a caridade espiritual , tem a fé em Deus , virtude espiritual que nos faz dignos da vida eterna. Com a prática da caridade , crescemos na justiça e na graça divina , e adquirimos méritos para nós , no Dia do Juízo.

Nossa salvação é individual , ou seja , somos salvos ou condenados por nossas ações , adotadas livre e concientemente . Ninguém pode nos salvar , nem tampouco podemos salvar alguém , se este alguém virar as costas para Deus. Somente Deus pode salvar a todos que acolhem a Sua Mensagem Perfeita . Mas para que sejamos salvos , necessitamos obedecer ao mandamento fundamental de Cristo - amai-vos uns aos outros como eu vos amei !

A Igreja é uma comunhão de almas justificadas pela graça , reunidas pelo Espírito Santo , formando o Corpo Místico de Cristo. Sociedade organizada e hierárquica , cuja missão é governar , ensinar e santificar todos os homens para a sua salvação e para a glória de Deus .

A criatura humana foi feita por Deus à Sua imagem e semelhança , dotada de uma alma racional , apta a conhecer e amar a Deus e a obra da criação . O homem é digno de Deus e por essa razão deve merecer o nosso respeito e o nosso amor.

Não é ato de caridade deixar que as pessoas façam o que querem. É caridade , sim , ensinar a doutrina correta da Igreja , ser tolerante com quem ignora as leis da Igreja , mas nunca fechar os olhos , cometendo o pecado da omissão , fingindo que não está vendo a realização de um erro , de uma agressão à moral cristã.

Prof Everton Jobim

Doutrina Católica

Hosted by www.Geocities.ws

1