|
|
WICCA HOJE |
|
|
x |
|
|||||
|
xxxxxxx |
A Wicca não é a Religião da DeusaFernando Martins Uma das distorções e que infelizmente,
é propalada até mesmo por representantes de Associações de divulgação
da Arte (outro nome dado a Wicca), é que a Wicca seria a religião da
Deusa. A distorção reside na idéia de que
partindo desta afirmação, a Wicca seria uma oposição ao poder Patriarcal
do Deus cristão. Esta idéia se baseia em um não
entendimento claro, do que ocorria nas antigas crenças pré-cristãs, onde
as divindades femininas eram reverenciadas prioritariamente por conta de
suas ligações com a terra. Nada mais importante para os antigos pagãos do
que o cultivo da terra, pois dela se retirava o alimento que os mantinham
vivos. No entanto, estas divindades eram reverenciadas PRIORITARIAMENTE e
não tão somente. Como
bem diz John Michell, em The Earth Spirit, Ed. Avon
Books: “antes da civilização se instalar, a terra é uma divindade
universal... uma criatura viva, uma fêmea porque recebe a energia do sol,
é animada por meio deste e tornada fértil... O elemento mais antigo e mais
profundo em qualquer religião é o culto ao espírito da terra em seus
muitos aspectos.” Vemos que o autor cita a terra, a fêmea
prioritariamente mas não somente, uma vez que o aspecto solar entra aí
como aquele que anima, que fecunda, o aspecto masculino. Por isto nós wiccan dizemos que a Wicca
é matrifocal e não matriarcal. O foco maior é no aspecto feminino, sem no
entanto, esquecer o aspecto masculino que compõe o quadro e não é por
outra razão que evocamos em rituais básicos, o Casal Divino, a Deusa e o
Deus. Deus este ao mesmo tempo seu filho, pois dela nasce e seu consorte,
pois a ela fecunda. Esta polaridade remete ao equilíbrio
dos aspectos que temos que buscar em nós. Jung já os definia como Anima e
Animus. Todos temos dentro de nós tanto o aspecto feminino quanto o
masculino. Em toda mitologia, de qualquer cultura pré cristã, verificaremos a figura de uma deusa principal que estará sempre ligada a terra, ou sendo a razão da própria origem de tudo, como as divindades primordiais gregas Geia ou Gaia, ou sendo a deusa da fertilidade, como Deméter na grécia, Astarte dos fenícios, Pachamam dos incas, Ishtar dos babilônicos, dentre outras tantas. Não há o que se falar da Wicca ser a
religião da Deusa, pois estaremos aí descaracterizando um dos aspectos
mais belos desta religião que é o equilíbrio entre os pólos. Estaríamos
fazendo como cristãos às avessas, negando o aspecto masculino para
priorizar o feminino. Esta distorção não surgiu do nada. Na
verdade é uma concepção norte americana, criada na década de 70, por
feministas que pegaram a Wicca como bandeira ideológica. Com a adesão de
homossexuais masculinos que viam na Wicca uma orientação religiosa
adequada e que explicava o seu “espírito feminino”, Covens foram
criados em terras americanas com esta direção. Como tudo que nasce lá vem parar
aqui... As distorções não acabam aí, pois
para remendar o erro, os Sabás, que são celebrações solares passam a ser
celebrados em nome de Divindades femininas e de certo, nomes como Lughnasad
(o festival do deus Lugh) ou Beltane (o fogo do deus Bel) perdem o sentido. Como vemos, a Wicca na verdade, é a
religião sim, do equilíbrio, do aspecto feminino em comunhão com o
masculino. A religião da Deusa e do Deus. |
xxxxxxx |