Baleia Magik Park
Depois que foi proibida a pesca da baleia, os Japoneses
ainda tentaram se manter no local, pescando camarão e lagosta, mais acabou por
2 anos depois decidindo fechar o
lugar. Isso acarretou o desemprego em massa de uma comunidade que teve uma vida
inteira ligada as atividades da pesca. Os Japoneses foram embora, mais a população
ficou sem auxilio e famílias inteiras começaram a passar necessidades. 15 anos
depois, algo começar a mudar a já tranqüila praia de costinha. Ao adquirir o
antigo centro de tratamento da carne da baleia e sede da COPESBRA, um grupo de
empresários passam a investir em um projeto totalmente novo aqui no Nordeste,
que é o Baleia Magik park.
|
Inicialmente, vai ser um parque temático, dotada de grande infra-estrutura,
herdada da antiga sede da pesca. O Presidente do parque é o Português Antero
Deodato Alves e conta ainda como diretor o senhor Waldemir José de Lima, antigo
funcionário da COPESBRA na gestão dos Japoneses. O projeto é ainda apoiado
pela superintendente do parque, France Ferreira, que desde a década de 70 já
conhecia bem a pesca da baleia. A idéia á transformar o lugar
em um centro de informações, lazer e estudo, já que aqui foi um dos
maiores pólos da pesca da baleia no Mundo. |
O parque é todo ornamentado com estatuetas da baleia Orca, tendo ainda no local
um cemitério de baleias, onde foi construído inclusive um mausoléu simbólico,
onde esta escrito em Japonês “pedimos perdão pelas baleias”. O local vai
contar com restaurante, salas de vídeo onde serão mostradas cenas da caça,
piscina natural, laboratório de lavras de crustáceos, viveiros de camarão,
passeios ecológicos e outras atividades.
France inclusive afirma, que não esta tendo apoio por parte das autoridades
governamentais, sendo o empreendimento, única e exclusivamente de iniciativa própria.
|
|
O LOCAL: Contando
hoje com o Ferryboat, que liga Cabedelo a Lucena, o parque não terá problemas
de transportes , pois diariamente é feita a travessias de centenas de pessoas e
carros com destino as praias de Lucena, sendo o ponto de desembarque da Balsa
bem em frente ao Parque, facilitando ainda mais para o usuário. O Baleia Magik
Park tem sua inauguração prevista para Outubro de 2000 e os contatos para maiores
informações, pode ser feito com France Ferreira pelo telefone (83) 984.1401-
235.5900, ou ainda com Waldemir Lima (83) 988.9074. |
Esta
sendo construído também no local, um museu que vai contar toda a história da
pesca da baleia em costinha, contando com mais detalhes sobre esta atividade,
com fotos e ilustrações da época. No local onde era retalhado o animal, esta
sendo construído uma Baleia de cimento do tamanho natural, que vai servir de
homenagem, para lembrar as futuras gerações a importância dessa espécie e os
atos conta ela cometidos.