Regulamento 2005
MUDANÇAS RADICAIS
A FIA mudou radicalmente o regulamento para 2005, isso devido a vitória consecutiva de Michael Schumacher e Ferrari , mas isso não vai atrapalhar a hegemonia da Ferrari, porque a regra mudou para todos e quem era o melhor continuará sendo o melhor.
Em suma a pressão aerodinâmica foi diminuída, os motores e pneus terão que ser mais duráveis.
SPOILER DIANTEIRO
É ridículo porque ele perdeu, em função da burocracia, a sua característica original, que era captar o ar o mais próximo do chão possível e redirecioná-lo para cima do carro.
Esse novo aerofólio forma uma bolsa de ar sob si deixando o carro leve e consequentemente sem aderência, a cada curva, dependendo da densidade do ar, da velocidade e da direção do vento, o piloto terá surpresas indesejáveis e perderá subitamente o controle do veiculo, cuja a tendência será o carro não fazer as curvas e passar direto.
As equipes devem trabalhar mais no "nariz" do veículo e fazê-lo o mais largo possível, vejo que existem muitos carros com o "nariz" afinado é um erro.
Os spoilers não funcionam como todos imaginam, com tanta eficiência e alto poder de pressão aerodinâmica, porque ele trabalha na sombra do carro e dos pneus, mas isso é outra história que explicarei futuramente se ele existir.
SPOILER TRASEIRO
Como podemos observar no desenho, o carro ganhou dois bons lemes que ajudarão a manter o carro na trajetória contudo, a pressão aerodinâmica continua a mesma, devido o curso dos "flaps" serem de apenas 200mm.
DEFLETOR TRASEIRO
Os defletores traseiros servem apenas para diminuir o turbilhonamento do ar, que não é muito forte nesse ponto, porque eles se posicionam no vácuo da caixa do radiador, o prejuízo aerodinâmico não será muito aí.
EXTRATOR
Também funciona no vácuo, agora da caixa de cambio, servem mais para eliminar o turbilhonamento de ar e ganhar uma leve pressão aerodinâmica.
MOTOR
Se os dirigentes da FIA querem diminuir a velocidade dos carros, é no motor que se deve mexer, diminuindo apenas a cilindrada, e deixar livres o turbo e outras maravilhas criadas até hoje; assim poderia os motores se desenvolverem mais, aproveitando o ensejo; eu acho, que esses motores deveriam ter silenciadores, são muito barulhentos, prejudicam seriamente os tímpanos do público nos autódromos.
Em 2005 o mesmo motor servirá para dois Grand Prix, serão V10 e 3.0 litros ou 3000 cilindradas.
OS PNEUS
As equipes terão apenas um jogo de pneus, isso é um absurdo, deveria ter pelo menos o direito de um estepe, no caso de algum espertinho jogar algumas tachinhas na pista. Como as equipes vão resolver esse problema, borracheiro? Pelo amor de Deus, a Fórmula Um está muito burocrata, em breve será uma disputa de advogados e não AUTOMOBILISMO.
O GRID DE LARGADA
Serão somados os pontos da pré classificação feita no sábado à tarde, com a classificação feita no domingo pela manhã.
Após a classificação no domingo os carros ficarão num parque fechado, proibidos de receber visitas, reabastecer e trocar os pneus.
NOTA FINAL
Estão querendo limitar os giros do motor para 2006, outro grande erro, eu estou projetando um motor mais moderno para girar mais rápido.
Fórmula Um é Top Line da tecnologia Automobilística, queremos falar sobre, turbo, cooler, suspensão ativa, efeito solo, gás óxido Nitroso e etc ...
Chega de antigüidades, quem quiser ver calhambeques vai ao Museu.
I DID GO !