**..:: Biografia ::..**

 

     O silverchair foi formado em 1992 por Daniel Johns (vocal e guitarra), Chris Joannou (baixo) e Ben Gillies (bateria). Antes era só o Daniel e o Ben. Eles criavam algumas jams quando não tinham nada para fazer. Nessa época eles nem pensavam em formar uma banda... só tocavam quando estavam entediados. Ben comprou uma bateria (que pagou 75 dólares e depois vendeu por 380 - um bom negócio) e Daniel uma guitarra. Fizeram aula por algum tempo, mas decidiram parar as aulas após um ano e aprenderam sozinhos. Na época, o nome da "banda" era Short Elvis. Após muitas "jams", Chris entrou na brincadeira. Havia também um segundo guitarrista, Tobin Finanne. Mas ele não pode continuar na banda, pois teve de se mudar para a Inglaterra. Decidiram que o nome seria Innocent Criminals. Se apresentavam em pequenos festivais em Newcastle, Australia. Mas eles achavam que Innocent Criminals era um nome muito infantil, então mudaram para silverchair - sem nenhum motivo concreto para a escolha do nome. Eles simplesmente achavam que soava bem. Até que um dia, Sarah, uma vizinha de Daniel, o avisou que a rádio Triple J estava fazendo um concurso de bandas e que o vencedor ganharia a gravação de um video-clipe, um cd e a música ganhadora seria exibida nas rádios. Então os garotos alugaram um estúdio e gravaram a primeira versão de Tomorrow, que tinha 8 minutos. Não deu outra: ganharam o concurso e passaram pra trás mais de 800 bandas! Um dos jurados, Nick Launay (esse nome parece familiar para você? Esse cara produziu os cds do silverchair e é um grande amigo da banda.) se interessou pelos garotos. Ajudou-os a regravar Tomorrow, a gravar um EP e tal. Logo, o silverchair tomou conta das paradas australianas, ficando em primeiro lugar por mais de seis meses. As gravadoras começaram a ficar de olho neles, então eles assinaram contrato com a Murmur (sub-divisão da Sony Music) e gravaram seu primeiro cd oficial: Frogstomp. Em 1997 lançaram seu segundo cd, Freak Show, que não fez tanto sucesso como o Frogstomp. A crítica começou a dizer que eles não passavam de três moleques que queriam ser o Nirvana. Então eles deram uma pausa, terminaram os estudos e, nessa época, o Daniel teve muitos problemas. Entrou em depressão, teve anorexia, disfunções alimentares, crises de pânico, etc. Ele realmente estava doente e se isolou do mundo, contando somente com a presença de sua cadela Sweep (que, por sinal, é sua melhor amiga). Escreveu mais de 120 poemas sobre os seus sentimentos mais íntimos. Parte deles virou o cd Neon Ballroom, lançado em 1998 e muito bem aceito pela crítica do mundo todo. Somente duas músicas ("Anthem For he Year 2000" e "Satin Sheets") não falavam sobre o estado emocional e psicológico do Daniel. Após a turnê mundial, o Daniel começou a se sentir mal outra vez. O Ben e o Chris também estavam cansados, então decidiram dar um tempo. A banda ficou o ano 2000 inteiro no anonimato, cada um vivendo como gente normal. E, para o desespero dos fãs, haviam rumores de que o silverchair havia acabado, de que o Daniel não queria mais tocar. Eles voltaram no fim de 2000, no The Falls Festival, Australia. E, em janeiro de 2001, nós, brasileiros, tivemos a sorte de vê-los na terceira edição do maior festival de rock do mundo, o Rock in Rio. E agora o Silverchair acabou de lançar seu quarto cd "DIORAMA", que já esta no topo das listas de cds mais vendidos na Austrália.

Hosted by www.Geocities.ws

1