Portais e sites EaD
|
Para fazer o trabalho da disciplina EaD I desta semana escolhi os seguintes sites para visitar: ABED – Associação Brasileira de Educação á Distância
SEED - Secretaria de Educação a Distância.
Depois de fazer o exercício de problematização da EaD em sala de aula, é o momento da visita aos sites recomendados pela professora. Já refletimos sobre nossos conhecimentos em EaD, expusemos nossas dúvidas sobre este tipo de Educação. A partir desta experiência, a visita aos sites terá um sentido diferente, de pesquisa, um olhar mais ativo e reflexivo para o tema. Relatar esta experiência não é tarefa tão fácil para quem como eu não tem facilidade de interação com a máquina. (não por falta de facilidade ao acesso) A ABED é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que tem como finalidades o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento, a promoção e a divulgação da educação a distância. A missão da SEED – Secretaria de Educação à Distância é atuar como agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, fomentando a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e da educação a distância aos métodos didático-pedagógicos das escolas públicas. Os mantenedores da ABED são Centros Universitários, Faculdades, SENAI e outras instituições de ensino O mantenedor da SEED é o Ministério da Educação e Cultura. Foi bom navegar nestes sites! Há neles enorme quantidade de material para pesquisas e para o enriquecimento cultural. Podem ser visitados por estudantes universitários, alunos da educação básica, professores e o público em geral interessado na informação e no conhecimento, em aprender e ensinar. Estes sites são boas referências para o pedagogo do século XXI!. Tem “coisa demais” pra ver, ler, viajar... Conheci a Rádio Escola, FormAção pela Escola e já me impressionou a quantidade de informação disponível. È importante saber fazer uso desta informação dando sentido a elas , caso contrário para nada servirá . Quanto ao Layout, não tenho subsídios teóricos necessários para analisá-los mas considero um aspecto importante na Educação á Distância a diagramação, o uso das cores, o tipo de letra utilizados no site. Considero que estes aspectos podem interferir de forma positiva ou negativa no trabalho do internauta. Como estudante de pedagogia, estou um pouco saturada do discurso “melhoria da educação”, “democratização do ensino”, “valorização do professor”. Parece que estes textos migraram para a EaD e é um sentimento muito ruim ver a contradição explícita no site do MEC. O presidente da ABED é o Frederic Lito , uma pessoa corajosa e muito á frente no tempo. È um bom contato para os pedagogos do sécXXI. |