| VIDA E FAMÍLIA |
![]() |
| Jesus, Maria e José, protegei nossas famílias |
| CASTIDADE CONJUGAL Não há um amor legítimo que não seja também amor de Deus. "As pessoas casadas são chamadas a viver a castidade conjugal". Os pais sabem que a maneira mais válido para educar os filhos para o amor casto e para a santidade de vida consiste em viverem eles mesmos a castidade conjugal. É necessário que eles estejam conscientes de que no seu amor está presente o amor de Deus e, por isso, também a sua doação sexual deverá ser vivida no respeito de Deus e do Seu desígnio de amor, com fidelidade, honra e generosidade para com o cônjuge e para com a vida que pode surgir do seu gesto de amor. Só dessa maneira ela se pode tornar expressão de caridade; portanto, o cristão no matrimônio é chamado a viver essa doação dentro da própria relação pessoal com Deus, como expressão da sua fé e do seu amor para com Deus e assim com a fidelidade e a generosa fecundidade que carecterizam o amor divino. Só assim ele responde ao amor de Deus e cumpre a sua vontade, que os mandamentos nos ajudam a conhecer. Não há um amor legítimo que não seja, no seu mais alto nível, também amor de Deus. Amar o Senhor implica responder positivamente aos seus mandamentos: "Se me amardes, observareis os meus mandamentos" (Jo 14, 15). Para viver a castidade o homem e a mulher têm necessidade da contínua iluminação do Espíritos Santo. "No centro da espiritualidade conjugal está... a castidade, não só como virtude moral (formada pelo amor), mas igualmente como virtude ligada aos dons do Espíritos Santo - antes de tudo ao dom do respeito por aquilo que vem de Deus (Donum pietatis)... Assim, pois, a ordem interior da convivência conjugal, que consente que as "manifestações afetivas" se desenvolvam segundo a sua justa proporção e significado, é fruto não só da virtude na qual os cônjuges se exercitam, mas também dos dons do Espírito Santo com que colaboram". Por um lado, os pais, persuadidos de que a sua própria vida de castidade e o esforço de testemunharem no dia-a-dia a santidade constituem o pressuposto e a condição para a sua obra educativa, devem ainda considerar qualquer ataque à virtude e a castidade dos seus filhos como uma ofensa à própria vida de fé e uma ameaça de empobrecimento para a sua comunhão de vida e de graça (cf. Ef 6, 12). (Retirado do siteCanção Nova) |
| Namoro Para onde o estamos conduzindo? Em tudo do que nos promomos a fazer, temos também no coração o desejo de atingir um objetivo. Para quem busca um trabalho, este tem como objetivo atender as necessidades básicas de sua vida; para quem estuda, este busca conhecimento; para quem se casa, este busca a felicidade constante com o cônjuge. E para quem está namorando? Para onde está conduzindo seu namoro? Namoro é um tempo de observância, em que iniciamos uma avaliação sobre a pessoa que temos a intenção de compartilhar a nossa vida. Momento pelo qual é preciso se fazer conhecido(a) para outro(a). Tempo em que conhecendo o temperamento, a maturidade e as diferenças possam também descobrir o desejo de mútua correção para o bem do casal. Tempo onde conversamos sobre a seriedade e a finalidade desta etapa em nossa vida. Este tempo serve para avaliar se trazemos sinais de quem deseja estabelecer uma aliança eterna com a pessoa do sexo oposto e os compromissos pertinentes segundo a vontade de Deus. Acredito que não podemos namorar simplesmente para ter alguém que nos faça companhia, mas im, para ter alguém que também deseje viver um novo estado de vida. Assim, é aconselhável que cada um pondere aquilo que deseja deste relacionamento, atribuindo a este paciência e perseverança, para trabalhar em pontos conflitantes que são comuns no relacionamento a dois e, sobretudo, para perceber se a pessoa com quem se relaciona traz sinais, coincidentes aos seus objetivos traçados. Por isso, há necessidade de objetivo definido, oração e discernimento para o nosso namoro não perder o sentido. (C N) |
|
| O AMOR EXPERIENTE E EXPERIMENTADO O amor experiente e experimentado ensina a amar mais. A vida matrimonial ou ensina a amar mais, ou sepulta sonhos de amor. Teimo em pensar que, apesar de tudo, mais numerosos sejam os casais que aprendem a mais amar, que os tristes que choram amores finados. O amor de namoro ou de noivado, por mais intenso que seja, ainda não é amor provado. É amor festivo, de encontros preparados, banho tomado, roupa escolhida, espelho longamente consultado, atitudes bem estudadas. Se em pequanas coisas não se entendem, se o enfado se mostra, o beijo de boa-noite cria um parêntesis, e cada um se vai a pensar se paga a pena voltar. O amor de casamento é amor de aprendizado exigente, minucioso, sem férias, nem diplomação. A convivência continuada, nas mais variadas situações, vai removendo os vernizes e os artifícios do toucador, e deixa à vista o rosto da pessoa real com seus valores e defeitos, uns e outros nem muito grandes nem muito pequenos. A rotina acentua cacoetes e defeitos, e atenua qualidades antes admirados. O avançar da idade vai mostrando, além das rugas, irritantes limitações. Tudo leva a fazer uma opção crucial. ou ama essa pessoa por ela mesma e assim encontrar razão para amar sempre mais, ou deixar que o amor viva à mingua com as migalhas das qualidades que restam. O amor de casamento é boa escola de amor. Nada ensina tanto a amar como ser amado, aceito, acolhido pelo outro e pelos filhos. Difícil não aprender a mais amar vendo as renovadas provas de paciência, tolerância, perdão e generosidade. Mais de uma vez lembra o Pe. Caffarel (fundador das Equipes de Nossa Senhora), que o amor conjugal é caminho para se descobrir o amor de Deus e a Deus. Se uma criatura humana tanto nos ama e nos pode dar tanta felicidade, que não será quando quem nos ama é Deus? Se podemos amar tanto uma criatura, quanto mais não podemos e devemos amar o criador? Se crescer no amor conjugal é o mesmo que crescer na espiritualidade e na santidade conjugal, então basta o casal esteja atento para aproveitar as oportunidades de crescer no amor. Oportunidades que se renovam conforme as novas situações que se apresentam, trazendo sempre novos desafios e novos ensinamentos. Nenhum casal pode dizer que já sabe amar; o mais que pode é ser aprendiz atento do amor, a descobrir sempre novos jeitos, tentando sempre novos caminhos. Como também jamais poderá dizer que já ama o suficiente. Quando muito poderá dizer que aprendeu a amar com vontade de amar sempre mais. Pe Flávio Cavalca - Sacerdote Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora. |
| NOSSA HISTÓRIA DE AMOR. (Nosso relacionamento pode nos levar a santidade, passando pela felicidade...) Quando éramos namorados, sonhávamos, brincávamos, fazíamos planos, nos presenteávamos, ríamos de tudo... Namoro é assim, sonhos e castelos, príncipes e cinderelas... De repente tudo começa ficar mais sério, percebemos que não podemos ficar todo tempo sonhando e brincando, é preciso crescer, a vida passa e logo teremos que dar uma resposta a nós mesmos. Sentimos que em nossa vida não poderemos mais ficar sozinhos, olho para ela, ela me olha e vemos o nosso futuro um no outro. Decidimos e começamos os preparativos para o grande momento, o momento em que seremos uma só carne, seremos como duas folhas de papel que se coladas, uma na outra, não podem mais se descolarem, do contrário sairão rasgadas, despedaçadas, machucadas e uma levará marcas da outra para sempre. Então nos conhecemos ainda mais, agora estamos prontos, chegou o momento. Sim, nos casamos e prometemos amor e fidelidade até que a morte nos separe, mas e aí? O que fazer para cumprir esta promessa? Como uma planta, nosso relacionamento precisa ser cuidado com bastante carinho. Jesus deu o maior exemplo de como amar a vida inteira, perdoando, acolhendo, compreendendo e entendendo que muitas vezes ele ou ela tem motivo para se aborrecer, alterar a voz, ficar em silêncio... e eu devo buscar olhar além de suas grosserias, este motivo e, ajudá-lo (a) a se recuperar e voltar a sorrir, voltar a ser aquele (a) do nosso tempo de namoro, do dia do nosso casamento... Deus não me deu a Edilma por dar simplesmente, Ele a deu junto com uma grande missão: Tenho que levá-la a santidade e assim conseguirei eu também entrar junto com ela no céu. Há muita dificuldade, isso não é fácil, mas precisamos nos alimentar deste amor que Deus criou e entregou a nós, deste jeito as dificuldades que surgirem serão apenas um motivo para valorizar ainda mais nossas conquistas e vitórias. É necessário coragem, perseverança, força e muita oração conjugal e familiar, leitura bíblica e meditação da Palavra de Deus para que o amor possa vencer sempre. Sou o que sou porque ela me ensinou a ser. (Edilson e Edilma - Par. São Judas Tadeu - RG) |
![]() |
| Namoro santo, casto e feliz? Sim, claro que é possível |
![]() |
| A Santidade existe e passa pela família. (Palavras do Papa João Paulo II) |
| Casal maravilhoso Um dia, todos nós iremos ser questionados por nossas atitudes e muitos talvez, não terão respostas satisfatórias para dar. Precisamos acreditar mais um no outro, temos que nos esforçar ainda mais para fazer bem, tudo aquilo que Jesus fez e pede que façamos também. Uma leitura assidua da Palavra, aliada a sua meditação; uma oração conjugal e ou familiar diariamente; fixar uma regra de vida, avaliando sempre para saber se teve êxito dentro do mês que passou; buscar viver bem o sacramento do matrimônio... São pontos que nos ajudam a construir pouco a pouco a resposta que um dia daremos Àquele que nos deu a vida, o Deus que te entregou a mim e me entregou a ti. Temos que ser exemplos bons para nossos filhos e filhas, os quais serão os pais do futuro. Deus nos deu poder para diferenciarmos o bem do mal, o certo do errado, para definirmos o que é amor e vivê-lo com os irmãos. Temos que defender a todo custo esse amor e sua semente que luta dia-a-dia para germinar em nós, não podemos deixar que as coisas do mundo venham afogá-lo, destruí-lo. O casal precisa viver e dar exemplo de como viver o amor em seu lar e em todo lugar onde estiver, pois é este amor que ainda nos faz ter esperança, nos faz acreditar que um dia existirá paz em todo canto do mundo. Porém este mesmo amor precisa antes de tudo existir no seio de nossa família, e isso é possível de acontecer, pois Deus nos deu poder para fazer isso, basta querermos. Então, buscando viver esse lindo amor em nosso lar, com nossa família, em nosso ambiente de trabalho, na rua, no cinema... e em todo lugar, um dia, quando nos encontrarmos com o Criador de todas as coisas, poderemos ouvir de sua boca a suave frase: Vocês foram na terra um casal maravilhoso, recebam agora a recompensa, venham viver comigo no Reino que eu preparei e que meu Filho anunciou. (Edilson e Edilma) |