|
AGOSTO DE 1982 - O
COLECOVISION É LANÇADO, E SURGE A TERCEIRA GERAÇÃO DE
VIDEOGAMES
O que acontece
quando uma companhia que produzia couro - a
Conneticut Leather Company - e que
quase foi a falência nos anos 70, resolve produzir um
videogame? Simples, ela lançou o primeiro console que
conseguiu a façanha de derrubar o poderoso Atari
2600, e que tinha o melhor hardware em sua
geração.Muitos atribuem o título de "melhor console de
todos os tempos" ao ColecoVision, devido aos
excelentes gráficos para a época, e à seleção de jogos
de altíssima qualidade e jogabilidade. Lançado por US$
175 em 1982, o ColecoVision chacoalhou o domínio
da empresa fundada por Nolan Bushnell, apesar de custar
US$ 75 a mais que o Atari 2600.
 |
|
Este é o
ColecoVision, console que foi capaz de derrubar o
Atari 2600 e Mattel Intellivision no início dos
anos
80. |
O apelo de vendas
do ColecoVision eram os jogos de arcades,
convertidos perfeitamente para o poderoso console.
Donkey Kong, primeiro jogo feito pelo atual guru da
Nintendo (Shigeru Miyamoto), era o "pack in" do console;
e ajudou-o a vender mais de 1 milhão de unidades no
primeiro ano de vida. O
ColecoVision, a partir de 1983,
passou a ser mais vendido do que o Atari
2600 e o Mattel
Intellivision, e ganhou toda a atenção
da indústria de software. Ele só perdia em número de
jogos para o Atari 2600...
|

|

|
Alguém reconhece o personagem principal
deste jogo? Sim, é a primeira versão do
bigodudo Mario em um console caseiro, que
estreou em Donkey Kong para o
ColecoVision. |
Quem não se lembra do Frenesi que
Decatlhon causou no Atari 2600? Pois é, a
versão para o ColecoVision era bem
superior graficamente, mas mantinha a mesma
jogabilidade consagrada. |
 |
 |
| Choplifter, o clássico arcade de tiro e
resgate. |
Defender, em sua ótima versão para o
Coleco. |
 |
 |
| Front Line, um clássico dos
arcades. |
E Galaxian, outro nome de peso dos
fliperamas. |
 |
 |
A versão de Hero para o ColecoVision era
idêntica à do Atari 2600, mas com gráficos
superiores. |
Jungle Hunt, produzido pela Atari, também
foi convertido para o console, com visual
melhorado. |
 |
 |
| Montezuma's Revenge, uma grande
aventura. |
E o segundo capítulo do popular
Pitfall. |
 |
 |
| Spy Hunter, em sua primeira aparição nos
lares. |
Super Cobra, em mais uma conversão
doméstica. |
 |
 |
| Time Pilot, o ótimo jogo de tiro dos
arcades. |
Zaxxon, com belos gráficos
pseudo-3D. |
 |
 |
Antarctic Adventure, da Konami, que ficou
famoso também nos computadores
MSX. |
Uau, esse era Chuck Norris Superkicks,
estrelando o canastrão ator/lutador dos anos
80. |
 |
 |
James Bond 007, inspirado no filme "Os
Diamantes são eternos", sucesso da
época. |
Rocky Super Action Boxing, estrelando nosso
amigo Rocky Balboa, interpretado por Sylvester
Stallone. |
 |
 |
Smurf Rescue in Gargamel's Castle,
estrelando as criaturinhas azuis, amadas na
década de 80. |
Esse era o máximo que o ColecoVision podia
fazer para simular o esporte mais popular do
mundo. |
 |
 |
| Star Wars: The Arcade Game |
Tarzan, lutando com
Kong? |
Mas nem só de bons jogos
vivia o ColecoVision. O console
foi o pioneiro ao anunciar uma expansão de hardware (que
nunca foi lançada) e um adaptador para jogar os títulos
disponíveis para o Atari 2600
(que motivou inúmeras ações judiciais feitas
pela Atari, que não obtiveram sucesso). Inúmeros
acessórios como volantes e diversos tipos de controles
também foram lançados para o videogame.
 |
O Super
Game Module prometia revolucionar o mercado de
consoles, aumentando a capacidade gráfica do
Coleco Vision. Mas, infelizmente, o acessório
nunca foi lançado... |
 |
Eis o
adaptador para jogos do Atari 2600, que
motivou inúmeras ações judiciais da Atari. O
interessante é que este acessório era
vendido por US$ 60, enquanto o Atari
2600 custava US$
100!! |
O ColecoVision era um
sucesso absoluto, e já tinha vendido 6 milhões de
unidades em menos de 2 anos, mas, infelizmente, o "crash
dos videogames de 1984" acabou por paralisar sua
produção. Se não fosse por este pequeno detalhe, o
console poderia ter sido o mais bem sucedido da década
de 80, não dando espaço para a entrada do
NES no mercado, no ano seguinte. O
fracasso do computador ADAM, lançado
pela Coleco em 1983, também contribuiu para a queda do
console, endividando a companhia.
Hoje, os direitos da marca
ColecoVision, ADAM e de seus jogos pertencem à
Telegames, que comprou a maioria das ações da empresa em
1984. No Brasil, o ColecoVision
foi produzido pela Microdigital, mas problemas legais
atrapalharam sua popularização por
aqui.
«« Anterior
Continua
»»
* Pegue um
interessante vídeo mostrando uma propaganda do
ColecoVision:
ColecoVision
- Formato .Mov - 978 KB (cortesia do site http://www.commercial-archive.com/)
 
** Duas
curiosidades interessantes sobre o
ColecoVision:
Quando começou a
comercialização do console, a Universal Studios ameaçou
entrar na justiça contra a Coleco e a Nintendo, pois
Donkey Kong supostamente plagiaria seu clássico filme
King Kong. A Coleco, evitando brigar com o gigantesco
estúdio, aceitou dar 3% de todas as vendas do jogo para
a Universal. A Nintendo não aceitou, e mais tarde,
ganhou a ação na justiça contra a Universal.
Outro fator que
chamou a atenção foi o preço que a Coleco pagou a
Nintendo para obter os direitos de Donkey Kong: apenas
US$ 250 mil. Em comparação, a Atari pagou 21 milhões
para obter a licença do filme E.T., lançando aquele jogo
horroroso para o 2600 que todos se lembram. Adivinhe
qual foi o melhor negócio?
|