|
1978 - É LANÇADA A
SEGUNDA GERAÇÃO DO ODYSSEY
Embalada com o sucesso do
Atari 2600, a Magnavox resolve
lançar a segunda geração de seu console pioneiro, o
Odyssey. Intitulado de Odyssey
2, ele desembarcou no mercado americano em 1978 sob
uma forte campanha de marketing, que podemos considerar
a mais exagerada da história.
 |
|
Esse é o
Odyssey 2, lançado em 1978 pela Magnavox. Ele
tinha um controle parecido com o do Atari e um
teclado com membranas que era o seu maior
apelo, utilizado em jogos educativos e
matemáticos.
|
Como o Odyssey
2 era inferior tecnicamente ao Atari 2600,
com um processador lento e imagens mais quadradas do que
nunca, os marketeiros da Magnavox achavam que,
exagerando no apelo e qualidade de seus títulos, iriam
conquistar o público. Frases antológicas como:
"Infinitamente mais sofisticado do que os videogames
comuns e arcades.", estavam escritas em destaque nos
manuais dos jogos. Obviamente, as promessas não se
concretizaram, e para muitos, esse foi o lado bom do
Odyssey 2: usar sua imaginação enquanto se divertia,
como nos bons RPGs de livro.
Os jogos para o
console foram poucos, e o detalhe mais interessante é
que foram desenvolvidos praticamente por um homem (24
títulos em 4 anos), Ed Averett, um empregado da Magnavox
e ex-vendedor da Intel. Eles fizeram sucesso
principalmente na Europa.
 |
 |
K.C.'s
Munchkin, o Pacman da Magnavox,
que sofreu acusação de plágio da Atari e
foi retirado de linha. |
Mas,
depois do sucesso do jogo, K.C. voltou
em Krazy Chase, uma mistura de Centipede
e Pac Man, conhecida no Brasil como Come
Come II. |
 |
 |
Popeye, o
marinheiro bombado, não era mais do que
um bando de pixels no Odyssey 2. |
Uau, o
console da Magnavox tinha até um simulador de
totó, ou pebolim, como
preferirem. |
 |
 |
Speedway,
um dos jogos que vinham na memória do
Odyssey 2, além de Spinout e
Cryptologic. |
Super
Cobra, este sim era um dos melhores
jogos do console, baseado no arcade
homônimo. |
 |
 |
Turtles,
também um sucesso dos fliperamas,
era considerado por muitos o grande titulo do
console. |
UFO:
"Proteja a Terra contra uma sinistra
invasão de misteriosos objetos voadores."
Uau! |
Mais tarde a
Magnavox lançou o "Voice Module", que permitia aos jogos
incorporarem "sofisticados" recursos de voz. Novidade
para a época, o trambolho, que era encaixado no console,
impressionou os de coração mais fraco. No Brasil, a
campanha de marketing da Philips também explorou o
patético recurso. O máximo que conseguíamos ouvir eram
frases curtas, com aquele sotaque terrível de
sintetizador de voz, como: "A
Commendable Defense", "The
Earth will be mine" (Attack of The Time Lord), "Oh!"
(Killer Bees) ou "Come
On Turkey, Hit It!" (Smitherens).

Mesmo com essas
"simulações perfeitas da realidade", o Odyssey
2 nunca chegou a superar o
Atari 2600 em vendas, e acabou
sendo descontinuado com o crash de 1984.
Na Europa, um
Odyssey mais poderoso, o Odyssey 3 ou Philips
Videopac G7400+, foi lançando em 1983 com 16
cartuchos, mas ficou no mercado por um curtíssimo
período de tempo. Hoje, este console é uma
relíquia.

«« Anterior
...... Continua
»»»
*
Quem não se lembra de
Pick Axe Pete, um dos mais populares jogos do Odyssey 2,
que no Brasil ficou conhecido como Didi na Mina
Encantada? Abaixo, um comercial do jogo veiculado nos
EUA:
Pick
Axe Pete - Formato .Mov - 929 KB (cortesia do
site http://www.commercial-archive.com/)
 
|