Vivência de Um Curso Online
![]()

|
A experiência como aluna virtual foi muito gratificante e desafiadora. Foi a primeira vez que participei de um curso a distância e senti na prática o quanto foi bom realizá-lo de acordo com a minha disponibilidade de horário. A autodisciplina e o comprometimento foram fundamental para que eu realizasse o curso até o final. A interação com os participantes de todas as partes do Brasil foi muito positiva, pois são vários pontos de vista que trazem a experiência de cada um e que contribui para o nosso aprendizado. Além disso, foi muito diferente não estar presencialmente de frente com a professora para fazer perguntas e tirar dúvidas que iam surgindo no decorrer das atividades. Em compensação, estive acompanhada pela tutora que mantinha contato por e-mail com todos os participantes e se mostrava muito comprometida com os aprendizes. Ela respondia de imediato as nossas dúvidas, incentivava a realização das atividades e a participação nas discussões. O curso que realizei foi A Prática de Projetos de Aprendizagem da Escola 2000. O curso aborda como os projetos de aprendizagem nas escolas podem ser uma maneira diferente para que os alunos aprendam a partir das suas curiosidades. Desta forma, pode-se trabalhar vários conteúdos sem ficar naquela forma de ensino fragmentado em que o aluno aprende uma matéria e depois outra e aquilo fica sem sentido, pois não há uma integração/interação entre as mesmas. O curso era destinado a Interlocutores do PSE (Programa Sua Escola a 2000 por Hora) e educadores em geral, com a duração de 30 horas e 60 vagas oferecidas. A metodologia/dinâmica do curso é a “aprendizagem colaborativa através da interação virtual síncrona e assíncrona que propiciam a troca de idéias bem como fundamentação teórico-prática sobre o trabalho com projetos de aprendizagem. Uso de ferramentas de interação como grupo de discussão, leituras, vídeos e realização de atividades individuais e coletivas.” Os requisitos para participação eram ter endereço de correio-eletrônico, disponibilidade de aproximadamente 5 horas semanais para as interações via Internet, leituras e planejamentos. O curso aconteceu no período de 15 de março a 20 de maio de 2006. As atividades eram disponibilizadas toda semana nas quartas-feiras. O conteúdo tratado foi o seguinte: Atividade introdutória – Dinâmica de apresentação Atividade 1 – O que é um Projeto de Aprendizagem? Atividade 2 – Fazendo a pergunta: por onde começar? Atividade 3 – Qual é a questão: iniciando o projeto e procurando respostas. Atividade 4 – Procurando respostas e trocando idéias. Atividade 5 – A intervenção do professor. O certificado é oferecido para as pessoas que participarem ativamente da Experiência de Aprendizagem Colaborativa, realizando as interações virtuais previstas. De modo geral, o curso apresenta nível de qualidade muito bom. Ele propiciou a interação entre os participantes da EAC (Experiência de Aprendizagem Colaborativa), os quais eram na maioria professores do Ensino Fundamental, permitindo a troca de conhecimentos sobre o assunto abordado. A tutora sempre entrava em contato com os participantes pelo grupo de discussões, postava as atividades, respondia a todas as dúvidas surgidas no decorrer da EAC e motivava a todos para participarem das discussões. O ponto negativo que precisa ser melhorado é a participação dos cursistas, pois era um grupo grande e havia poucas pessoas que contribuíam nas discussões. Algumas participavam uma vez ou outra e somente acompanhavam as interações lendo os e-mails dos demais participantes. |
![]()