Home do Prof. Ubaldo Rizzaldo Jr.
Relatos sobre a vida artística
Retiro estes pequenos fatos espirituosos cotidianos vividos por mim, para dar uma pequena noção do microcosmos artístico nacional.
Após um concerto em um quadra coberta numa cidade do interior, o apresentador local agradeceu o espetáculo com entusiasmo, e completou: -- Foi maravilhoso o som que vocês produziram e agradecemos ao senhor prefeito, aos organizadores desta festa, aos dirigentes da orquestra e aos principais deste momento: aos músicos e as músicas, peço uma salva de palmas! As integrantes mulheres da orquestra riram. Em tempo: o feminino do profissional músico, é musicista; ou pode-se usar este último para ambos usando o artigo definido correto: o ou a.
Chegando para minha primeira consulta num consultório médico, fui recebido por uma simpática recepcionista de meia idade: -- Precisamos fazer sua ficha: convênio... nome... endereço... idade... profissão... Músico, respondi nesta última informação, à qual ela retrucou: -- Agora pode dizer que é profissão,... porque antes era tudo vagabundo, né!
A conversa social em festa familiar entre amigos e novos conhecidos ia indo bem com todo tipo de assunto entre atualidades, realidades pessoais e alguma filosofia barata. No intuito de se conhecerem melhor, veio a pergunta clássica: O que você faz? Cada um respondeu a sua profissão: -- Eu sou bancário... -- Eu sou balconista de farmácia... -- Eu sou músico... Ao que alguém comentou: -- Que bom, mas você trabalha em que?
Notório na família da jovem senhora recém casada que a vida inteira ela havia estudo piano, e até se apresentado em público. Vem ela numa conversa com seus familiares em uma reunião de aniversário comentar das dificuldades profissionais da situação em que passava, quando foi questionada com indignação por um parente próximo: -- Mas o que você faz? Como o que eu faço, respondeu, dou aula de piano, me formei na faculdade para isso. Não , não - retruca o parente irritado - O que você realmente sabe fazer para conseguir um emprego!
Numa conversa após o almoço dominical, a família discutia animada o futuro dos jovens do clã: -- As minhas duas filhas e meu filho vão ser o que quiserem, dizia um dos tios, mas quero passar o meu negócio de mecânica para meu filho. Uma outra sobrinha comentou: -- Eu quero ser pianista. Logo este tio retrucou asperamente: -- Que é isso menina, você primeiro precisa saber lavar banheiro para ser gente!!!....
Para os não conhecedores, trabalhar tocando um instrumento numa ópera é uma das tarefas profissionais das mais complexas: além dos ensaios predecessores da orquestra, dos cantores solistas, do coral e de todos juntos, o espetáculo em si é desgastante pela própria atenção que exige na precisão do sincronismo, nas 5,6 récitas seguidas de 3 horas de duração realizadas no horário noturno e que tem seu término em horário tardio , e bem como no cume de todo o trabalho em geral. Comentário de um primo ao ouvir o relato do estado de cansaço de uma músicista após uma sequência operística: -- Ai, como eu gostaria de trabalhar só 3 horas por dia!