Recuperando a vida

Por - Ricardo 

 

 

Jandira , 20 de Maio de 2003.

 

Durante 12 anos fui membro da organização das Testemunhas de Jeová , freqüentei a  congregação Jardim Brotinho da cidade de Jandira – Circuito SP-07 Estado de São Paulo Brasil . 

 

  Por volta de 1980 , duas pessoas bateram em nossa porta , eram duas Testemunhas de Jeová em sua missão urgente de salvar vidas , pois o fim havia se aproximado .

Minha mãe uma pessoa do interior , muito simples e bondosa não percebeu a armadilha em que estava entrando .

Foi iniciado um estudo bíblico onde todos os filhos participavam , aprendemos que a organização era a arca moderna  de salvação e quem não estivesse dentro desta organização teria um fim trágico no harmagedom que estava por vir.

 

Fizemos rapidamente progresso , saímos ao campo e nos batizamos , não posso negar que durante os primeiros anos que participei das Testemunhas de Jeová , me sentia muito feliz , com os congressos no estádio do Morumbi ou  no Pacaembu , com as reuniões de jovens com as festas cristãs que eram realizadas .

 

Mas com o passar do tempo, com a chegada dos problemas que todos enfrentam durante o decorrer da vida , comecei a perceber a falta de amor entre os irmãos , me lembro também do irmão Cristino Mendonça Ancião de nossa congregação , de muleta , ( pois possuía uma deficiência em uma das pernas) , este irmão passou de amoroso , a excessivamente zeloso .

A congregação enfrentava muitos problemas, daqueles que ficam ocultos , escondidos atrás da cortina que separava os anciãos e o restante dos irmãos publicadores .

 

Com o tempo meu desanimo se tornou grande , não demonstraram nenhum interesse pelo meu problema , por fim fui desassociado , não vejo razões para relatar o motivo de minha desassociação, no entanto ainda me lembro das palavras marcantes de nosso senhor Jesus Cristo : Aquele que não possuir pecados , atire a primeira pedra .

Sinto até hoje o gosto amargo na garganta , ao relembrar as palavras do ancião Pedro Belizário : Logo será a vez do Ricardo , como se houvesse uma caçada implacável a quem não se enquadrasse dento dos padrões da Sociedade .

 

Mesmo assim , tentei retornar  durante dois anos , mas os irmãos me rejeitavam , me destratavam , nem se quer me cumprimentavam , e isto me doía muito , imagine você entrar em um lugar e as pessoas te olhar e fingirem que você não esta ali . Este tratamento levou-me ao afastamento das reuniões .

A sete anos recebi uma visita dos irmãos anciãos , onde expressei interesse em retornar para a organização , nesta ocasião os anciãos ficaram de agendar uma nova visita para (segundo eles) tomarem os procedimentos . Porem, nunca mais voltaram .

 

Muitos irmãos continuavam a vir em minha casa , pois meus familiares são testemunhas de Jeová  , como me sentia mal , quando os irmãos me ignoravam dentro de minha própria casa .

Minha mãe , sempre gostou de oferecer refeição para o superintendente de circuito , e por duas vezes eu pessoalmente arrumei e limpei (alem da conta) o meu quarto para que o tal superintendente e esposa pudessem descansar após seu almoço que eu ajudava a financiar, tudo para recepciona-los com muito carinho e amor , amor que ele não sabia retribuir , quando partiam , nem se quer um obrigado , nem uma palavra para perguntar se não teria desejo de retornar ou algo semelhante .

Entravam,  comiam, dormiam , e nunca disseram nem um obrigado . Talvez as testemunhas de Jeová não tenham educação para isto.

 

Como a minha vida mudou depois que conheci a verdade sobre as Testemunhas de Jeová .

Durante 8 (oito) longos anos eu acreditava que já estava morto no que se refere as coisas espirituais . Pois foi deste modo que fui treinado por 12 (doze) anos, aprendendo a única verdade  (segundo eles) , quando me encontrei fora da organização , fiquei totalmente sem rumo, sem um chão e sem um céu . Pois me foi ensinado desde a mais tenra idade que a organização das Testemunhas de Jeová é o único caminho que leva alguém a Deus , e caso você não estiver dentro da organização como membro aprovado , certamente  sofreria a punição da morte no harmagedom .

 

Imaginem, o que fazem com as pessoas  e que poder psicológico este povo tem, como podem achar que o Deus Jeová só se importa com estas pessoas desamorosas e cheias de julgamento contra seu semelhante. Pessoas que não praticam uma única obra social, não ajudam nem a eles mesmos , preferem dizer que o irmão é fraco na fé mas não tem a coragem de esticar o braço a fim de auxilia-lo.

 

Depois que conheci a verdade sobre as testemunhas , deixei de crer que estava morto para com Jeová e me sinto muito feliz por ter esta liberdade mental, que as testemunhas de Jeová esqueceram que existe.

 

Hoje busco a verdade , se é que ela exista ,porem diferente daquela maneira legalista que me fora ensinado pelas testemunhas , me sinto liberto da situação em que vivi durante estes 8 (oito) anos .

Hoje com 35 anos , tenho uma relação diferente com Jeová Deus , acreditem irmãos , dobro meus joelhos diante de nosso senhor e estou certo de que Ele tem ouvido minhas orações , por permitir que um membro do grupo TJ-Livre me ajudasse a ver a verdadeira verdade escondida sob o manto cristão das Testemunhas de Jeová , reconheço que para se ter a aprovação de Jeová Deus , não preciso ser escravo de uma organização humana como é a Torre de Vigia.

 

As vezes nos empolgamos e desabafamos a dor causada por esta religião , mesmo agora sabendo de assuntos que sujam o véu, ou seja o nome desta organização religiosa , assuntos tais como o envolvimento com a ONU, escândalos financeiros , escândalos sexuais (pedofilia) processos na justiça e outros. Quando retorno a estes temas , parece que vem a tona tudo que passei e ainda passo , pois a minha família ainda continua fiel a esta organização.

 

Estou passando no momento uma fase critica e delicada, pois tenho tido muita falta de estar em um lugar onde me identifique com as pessoas , saber que faço parte de algo, ter amigos que se importam com meu bem estar espiritual e social.

Tenho ido a alguns lugares,  pois hoje tenho esta liberdade, porem sempre observo detalhes que não consigo aceitar, apesar de ser bem recebido, detalhes como os ensinamentos sobre o inferno ou o céu . Também percebo que a preocupação com o dinheiro é maior que a preocupação com o rebanho de Deus.

 

Tenho orado a Jeová para que me de forças para passar com vitórias por este processo em que tenho a certeza que no mundo inteiro pessoas passam como eu , tenho orado também a Deus para que abra a mente de meus familiares e saiam em tempo deste lugar de adoração morta e escrava.

E para que os leitores e irmãos entendam melhor a situação que vivo em casa , tenho uma irmã de 23 anos e outra com 21, e estas nunca foram a procura de um emprego, um curso técnico , um ensino superior, porque  pelo  treinamento que elas recebem , precisam dedicar todo o tempo oportuno para a obra do reino .

Tornaram-se pessoas desequilibradas pois em meu ponto de vista , há um tempo para tudo , tempo para estudar, tempo para trabalhar, tempo para orar, tempo para ouvir, tempo para falar , para crescer e para se viver...

Para elas existe apenas o tempo para pregar e nada mais .

 

Mas apesar de tudo, eu amo muito minha família e me preocupo com todos .

Ultimamente tenho sentido que minha mãe esta mais aberta ao dialogo que antes recusava, até aceitou participar comigo em um encontro para orações, porem , quando citei que ela poderia ser repreendida, notei a tristeza em seu olhar ao sentir-se aprisionada  naquele momento, e para evitar que ela passasse por tantos constrangimentos não levei o assunto adiante , simplesmente entreguei nas mãos de nosso Senhor Jeová.

 

Hoje, não penso mais em retornar para esta organização e dou graças a Deus por não ter uma vida controlada  por relatórios, por homens desamorosos e despreparados para dar auxilio a quem necessite .

Tenho certeza absoluta que o Deus Jeová ouve orações individuais e que há outros caminhos que levam até Ele .

Estou certo que não perdi minha vida , mas sim a recuperei , estou buscando  a paz  na palavra de Deus e espero que Ele me ajude a encontrar pessoas boas de mente aberta em Cristo Jesus e que possamos alcançar o tão almejado  premio da vida, quer seja na terra ou mesmo no céu .

 

Seu irmão em Cristo,

 

Ricardo   

 

   

        

  1
Hosted by www.Geocities.ws