Recuperando a vida
Por - Ricardo
Jandira , 20 de Maio de 2003.
Durante 12 anos fui membro da organização das Testemunhas de Jeová , freqüentei a congregação Jardim Brotinho da cidade de Jandira – Circuito SP-07 Estado de São Paulo Brasil .
Minha mãe uma pessoa do interior , muito simples e bondosa não percebeu a armadilha em que estava entrando .
Foi iniciado um estudo bíblico onde todos os filhos participavam , aprendemos que a organização era a arca moderna de salvação e quem não estivesse dentro desta organização teria um fim trágico no harmagedom que estava por vir.
Fizemos rapidamente progresso , saímos ao campo e nos batizamos , não posso negar que durante os primeiros anos que participei das Testemunhas de Jeová , me sentia muito feliz , com os congressos no estádio do Morumbi ou no Pacaembu , com as reuniões de jovens com as festas cristãs que eram realizadas .
Mas com o passar do tempo, com a chegada dos problemas que todos enfrentam durante o decorrer da vida , comecei a perceber a falta de amor entre os irmãos , me lembro também do irmão Cristino Mendonça Ancião de nossa congregação , de muleta , ( pois possuía uma deficiência em uma das pernas) , este irmão passou de amoroso , a excessivamente zeloso .
A congregação enfrentava muitos problemas, daqueles que ficam ocultos , escondidos atrás da cortina que separava os anciãos e o restante dos irmãos publicadores .
Com o tempo meu desanimo se tornou grande , não demonstraram nenhum interesse pelo meu problema , por fim fui desassociado , não vejo razões para relatar o motivo de minha desassociação, no entanto ainda me lembro das palavras marcantes de nosso senhor Jesus Cristo : Aquele que não possuir pecados , atire a primeira pedra .
Sinto até hoje o gosto amargo na garganta , ao relembrar as palavras do ancião Pedro Belizário : Logo será a vez do Ricardo , como se houvesse uma caçada implacável a quem não se enquadrasse dento dos padrões da Sociedade .
Mesmo assim , tentei retornar durante dois anos , mas os irmãos me rejeitavam , me destratavam , nem se quer me cumprimentavam , e isto me doía muito , imagine você entrar em um lugar e as pessoas te olhar e fingirem que você não esta ali . Este tratamento levou-me ao afastamento das reuniões .
A sete anos recebi uma visita dos irmãos anciãos , onde expressei interesse em retornar para a organização , nesta ocasião os anciãos ficaram de agendar uma nova visita para (segundo eles) tomarem os procedimentos . Porem, nunca mais voltaram .
Muitos irmãos continuavam a vir em minha casa , pois meus familiares são testemunhas de Jeová , como me sentia mal , quando os irmãos me ignoravam dentro de minha própria casa .
Minha mãe , sempre gostou de oferecer refeição para o superintendente de circuito , e por duas vezes eu pessoalmente arrumei e limpei (alem da conta) o meu quarto para que o tal superintendente e esposa pudessem descansar após seu almoço que eu ajudava a financiar, tudo para recepciona-los com muito carinho e amor , amor que ele não sabia retribuir , quando partiam , nem se quer um obrigado , nem uma palavra para perguntar se não teria desejo de retornar ou algo semelhante .
Entravam, comiam, dormiam , e nunca disseram nem um obrigado . Talvez as testemunhas de Jeová não tenham educação para isto.
Como a minha vida mudou depois que conheci a verdade sobre as Testemunhas de Jeová .
Durante 8 (oito) longos anos eu acreditava que já estava morto no que se refere as coisas espirituais . Pois foi deste modo que fui treinado por 12 (doze) anos, aprendendo a única verdade (segundo eles) , quando me encontrei fora da organização , fiquei totalmente sem rumo, sem um chão e sem um céu . Pois me foi ensinado desde a mais tenra idade que a organização das Testemunhas de Jeová é o único caminho que leva alguém a Deus , e caso você não estiver dentro da organização como membro aprovado , certamente sofreria a punição da morte no harmagedom .
Imaginem, o que fazem com as pessoas e que poder psicológico este povo tem, como podem achar que o Deus Jeová só se importa com estas pessoas desamorosas e cheias de julgamento contra seu semelhante. Pessoas que não praticam uma única obra social, não ajudam nem a eles mesmos , preferem dizer que o irmão é fraco na fé mas não tem a coragem de esticar o braço a fim de auxilia-lo.
Depois que conheci a verdade sobre as testemunhas , deixei de crer que estava morto para com Jeová e me sinto muito feliz por ter esta liberdade mental, que as testemunhas de Jeová esqueceram que existe.
Hoje busco a verdade , se é que ela exista ,porem diferente daquela maneira legalista que me fora ensinado pelas testemunhas , me sinto liberto da situação em que vivi durante estes 8 (oito) anos .
Hoje com 35 anos , tenho uma relação diferente com Jeová Deus , acreditem irmãos , dobro meus joelhos diante de nosso senhor e estou certo de que Ele tem ouvido minhas orações , por permitir que um membro do grupo TJ-Livre me ajudasse a ver a verdadeira verdade escondida sob o manto cristão das Testemunhas de Jeová , reconheço que para se ter a aprovação de Jeová Deus , não preciso ser escravo de uma organização humana como é a Torre de Vigia.
As vezes nos empolgamos e desabafamos a dor causada por esta religião , mesmo agora sabendo de assuntos que sujam o véu, ou seja o nome desta organização religiosa , assuntos tais como o envolvimento com a ONU, escândalos financeiros , escândalos sexuais (pedofilia) processos na justiça e outros. Quando retorno a estes temas , parece que vem a tona tudo que passei e ainda passo , pois a minha família ainda continua fiel a esta organização.
Estou passando no momento uma fase critica e delicada, pois tenho tido muita falta de estar em um lugar onde me identifique com as pessoas , saber que faço parte de algo, ter amigos que se importam com meu bem estar espiritual e social.
Tenho ido a alguns lugares, pois hoje tenho esta liberdade, porem sempre observo detalhes que não consigo aceitar, apesar de ser bem recebido, detalhes como os ensinamentos sobre o inferno ou o céu . Também percebo que a preocupação com o dinheiro é maior que a preocupação com o rebanho de Deus.
Tenho orado a Jeová para que me de forças para passar com vitórias por este processo em que tenho a certeza que no mundo inteiro pessoas passam como eu , tenho orado também a Deus para que abra a mente de meus familiares e saiam em tempo deste lugar de adoração morta e escrava.
E para que os leitores e irmãos entendam melhor a situação que vivo em casa , tenho uma irmã de 23 anos e outra com 21, e estas nunca foram a procura de um emprego, um curso técnico , um ensino superior, porque pelo treinamento que elas recebem , precisam dedicar todo o tempo oportuno para a obra do reino .
Tornaram-se pessoas desequilibradas pois em meu ponto de vista , há um tempo para tudo , tempo para estudar, tempo para trabalhar, tempo para orar, tempo para ouvir, tempo para falar , para crescer e para se viver...
Para elas existe apenas o tempo para pregar e nada mais .
Mas apesar de tudo, eu amo muito minha família e me preocupo com todos .
Ultimamente tenho sentido que minha mãe esta mais aberta ao dialogo que antes recusava, até aceitou participar comigo em um encontro para orações, porem , quando citei que ela poderia ser repreendida, notei a tristeza em seu olhar ao sentir-se aprisionada naquele momento, e para evitar que ela passasse por tantos constrangimentos não levei o assunto adiante , simplesmente entreguei nas mãos de nosso Senhor Jeová.
Hoje, não penso mais em retornar para esta organização e dou graças a Deus por não ter uma vida controlada por relatórios, por homens desamorosos e despreparados para dar auxilio a quem necessite .
Tenho certeza absoluta que o Deus Jeová ouve orações individuais e que há outros caminhos que levam até Ele .
Estou certo que não perdi minha vida , mas sim a recuperei , estou buscando a paz na palavra de Deus e espero que Ele me ajude a encontrar pessoas boas de mente aberta em Cristo Jesus e que possamos alcançar o tão almejado premio da vida, quer seja na terra ou mesmo no céu .
Seu irmão em Cristo,
Ricardo