

SAGITÁRIO (22 de novembro a 21 de dezembro)
Esta é uma criança do signo de Fogo. É exuberante, extrovertida e cheia de energia. Quanto mais atividades ao ar livre, espaços amplos e abertos, melhor. Não confine o pequeno sagitariano em berços e quartos apertados. Eles não gostam disto. Preferem liberdade, ambientes grandes, janelas e horizontes.
São, desde pequenininhos, apaixonados por atlas, globos terrestres, mapas, documentários sobre regiões distantes, enciclopédias, coleções de geografia, história e tudo que mostre o tamanho do mundo. Para eles, enorme. Vão adorar as viagens, para qualquer lugar. E não precisa ir junto com papai, mamãe ou vovó. Pode mandá-los em excursões com a turma do colégio, com a família do vizinho etc. São, desde criança, desapegados e independentes.
Apreciam todo e qualquer tipo de esporte. De preferência ao ar livre. Os velocípedes, as bicicletas, os skates, patins, karts e esquis serão suas paixões.
Terão também uma outra fulminante paixão: os cavalos. Adorarão montar a cavalo. Mas os velozes, que saltem obstáculos. Esqueceram-se que no símbolo de Sagitário metade dele é cavalo? Foram feitos para viver a galope e percorrer grandes distâncias.
Não os queira quietos, sentados, compenetrados, obedientes, enclausurados. Eles não são assim. Preferirão passar a maior parte do tempo fora de casa. Na rua, no clube, na praia, nos parques. A casa é muito apertada para eles.
Têm uma saúde de ferro. Comem de tudo, o que pode acabar atacando o seu ponto fraco: o fígado.
Detestam o controle, as ordens, a rotina, os limites. Isto não rima com o fogo de Sagitário nem com a seta do arqueiro (símbolo de Sagitário) voltada para o infinito. Não têm medo de nada. Nem de escuro, nem de ficar sozinho, nem dos bichos, nem de injeção. São fortes e corajosos.
São crianças extremamente alegres e com uma capacidade extraordinária de se divertir com qualquer coisa, em qualquer lugar. Fazem amigos com facilidade e se enturmam em qualquer lugar.
Adoram os livros, os museus, as exposições e tudo que guarde algum tipo de conhecimento. São curiosos e ávidos por aprender. Vale a pena investir numa boa educação. Podem ter um dom especial para as línguas.
O pai deve ser alguém suficientemente culto e bem informado para responder às insaciáveis perguntas dos pequenos sagitarianos. Às vezes, perguntas que exigem alguma reflexão e capacidade de filosofar. Para eles, o pai deve ser alguém que sabe. Mas deve ser também alguém alegre e com um espírito otimista, que tenha uma visão positiva da vida e do mundo.
As férias e os lugares de lazer, para esta criança, devem ser ao ar livre, onde ela possa ser deixada solta, podendo ir e vir à hora que quiser. Lugares que reúnam muitas atividades esportivas, como os clubes de férias, também serão excelentes. Como adoram aventura, vão querer acompanhar os adultos ou o irmão mais velho nas trilhas, acampamentos, escaladas, passeio de helicóptero etc.
Nem passa pela cabeça deles, que eles precisam pedir autorização para fazer o que querem. Nasceram assim, com essa alma livre, independente e sem nenhum tempo para deixar de viver a vida, com o entusiasmo e alegria que ela merece. Eles não conseguem compreender como não se pode fazer alguma coisa que se queira. Quem disse? Não têm a menor tolerância para limites.
Expansivos, como o seu elemento - o Fogo - precisam de tudo muito. Um quarto grande, uma cama enorme para se esparramar, um armário de muitas portas para guardar seus muitos brinquedos e roupas, uma grande mesa de estudo para espalhar seus muitos livros. Muitas folhas de papel em branco, para fazer seus muitos desenhos. Nada em Sagitário é pouco ou pequeno.
Não precisam de chamegos, dengos, excesso de atenção, mimos e paparicos. Não gostam que os agarrem, abracem ou beije demais. Trocam tudo isso por espaço, autonomia e liberdade.
Esta não é uma criança frágil nem carente. É insaciável, sim. Mas de brincadeiras, estímulos, curiosidade e ação. Logo, logo, aquele brinquedo ou carrinho bárbaro com o qual eles passavam horas se entretendo ficam desinteressantes e eles passam a querer algo novo, para substituir aquilo que perdeu a graça. Não se deve alimentar esta tendência sagitariana à insatisfação, causada pela perda rápida de interesse, pelas coisas já conquistadas e adquiridas. Precisam aprender a dar mais valor àquilo que possuem. Caso contrário, reforçaremos esta má tendência dos sagitarianos de ir sempre em busca de alvos distantes e de desprezar o que está próximo.
Deve-se criar algum desafio para eles conquistarem as coisas, em vez de lhes dar tudo o que eles pedem e querem. Eles não valorizam o fácil.