A correta higiene dos alimentos evita complicações

             Temos que tomar alguns cuidados ao manusearmos os alimentos, afim de se evitar intoxicações alimentares, ou mesmo infestações por parasitas.

            Um cuidado básico que deve-se ter é com as mãos:

§         As mãos devem ser lavadas sempre que a manipulação do alimento for interrompida.

§         Não devemos utilizar anéis, pulseiras, ou qualquer tipo de jóia ou adorno.

§          Manter as unhas sempre curtas, limpas e sem esmaltes.

§         Usar luvas para evitar a contaminação dos alimentos, quando houver pequenos ferimentos nas mãos, que devem ser cobertas com curativos.

§         Lavar as mãos com água e sabão e utilizar escova para as unhas antes de preparar e servir os alimentos e, principalmente, após ir ao banheiro, mexer com animais e lixo, pegar em dinheiro, assoar o nariz ou coçar a cabeça ou qualquer outra parte do corpo.

            Ë por isso que deve-se evitar comer alimentos preparados na rua, como cachorro-quente, crepe e tantos outros que vemos pelas esquinas ( você já viu onde a pessoa que prepara o alimento lava as mãos?).

            As esponjas também são fonte de contaminação na cozinha. Após sua utilização, deve-se lavá-la com água e sabão, espremer bem, e deixar em lugar seco. Substituir por uma nova quando começar a sair fragmentos.

            Outra fonte comum de contaminação é a tábua de carne, que deve ser de plástico e higienizada periodicamente com água sanitária diluída em água. A tábua usada para carne crua não deve ser utilizada para o preparo de alimentos cozidos.

            Os ovos são famosos por causarem intoxicação alimentar (Salmonelose).A forma correta de armazená-los é no refrigerador, mas não na porta, para não sofrerem variação de temperatura, devido ao abre e fecha, e trepidação, também prejudicial à boa conservaçào dos ovos. Além disso, a casca deve estar íntegra, sem rachaduras e os ovos devem estar novos ( o ovo fresco tem a clara com consistência de gel. À medida que o tempo passa, a clara vai ficando aguada). Preparações à base de ovos têm de ser consumidas logo após o preparo. Não armazenar a maionese que sobrou do almoço para comer no jantar, por exemplo. Ou mesmo, guardar por muitos dias o bolo que sobrou do aniversário, mesmo que seja no refrigerador ( os bolos e tortas levam normalmente muito ovos na sua preparação, além de serem muito manuseados no processo de confeitagem).

            O alimento congelado precisa ser descongelado no refrigerador. Se for um alimento pronto, seguir as instruções da embalagem e consumir imediatamente após o preparo, desprezando eventuais sobras. Os alimentos preparados na hora, podem ser armazenados a uma temperatura abaixo de 10 graus. Quando aquecidos, utilizar temperatura acima de 70 graus por pelo menos dois minutos antes de servir.

            Esses são alguns cuidados que se deve ter para evitar a contaminação do alimento. Muitas vezes uma diarréia ou um mal-estar podem ser interpretados como uma simples indigestão e são na verdade causados por alimentos mal conservados, ou manuseados sem o devido cuidado. Quando acometem pessoas que estão com o seu sistema imunológico sadio, passam despecebidos. Porém, quando a vítima sào crianças, idosos ou pessoas que estào restabelecendo-se de alguma doença, isso pode tomar proporções maiores e levar até a internações hospitalares e à morte.  

Daisy Lopes Del Pino

Hosted by www.Geocities.ws

1