

LIBRA (23 de setembro a 22 de outubro)
Que gracinha esta criança! Simpática. Dada e... muito sedutora. Poucas crianças são tão sociáveis e agradáveis no trato do que esta. Ela se dá bem com todo mundo, trata todo mundo bem e não cria caso com ninguém. Pelo contrário, ela é uma intermediadora e apaziguadora. Ela agrega as crianças num grupo e, geralmente, é usada pelos pais para apaziguar as brigas entre os irmãos. Diplomática, ela fala com um, conversa com outro, acalma um, agrada outro, até todo mundo se entender melhor. Apaixonado pela beleza, desde cedo, o pequeno libriano tem um bom gosto de dar inveja a muito adulto. Sabe escolher suas roupas, combinar as peças, os acessórios e as cores. Decorar o próprio quarto. E é capaz de curtir desde vitrines de lojas, revistas de moda e decoração e livros de arte até visitas a museus. Pelo grau de sensibilidade estética que o pequeno libriano possui, é possível que tenha dotes artísticos. Vale à pena conferir e estimular.
Tudo o que é feio, grosseiro, de mau gosto e cafona, será imediatamente detectado e repudiado pelos olhinhos desta criança. Se você tiver dúvida do que usar, de como se vestir ou do que comprar, pergunte a ela. Não errará.
Equilíbrio, senso de harmonia, bom gosto e bom senso fazem parte da personalidade desta criança, desde muito cedo. Se ela presenciar os pais brigando ou discutindo, imediatamente ela interferirá e tentará que eles façam as pazes outra vez.
Mas não se engane. Esta é uma criança pacífica mas profundamente justa. Ela defenderá com unhas e dentes quem estiver certo. Seu senso de justiça é tão apurado e inegociável, que se um dos pais favorecer a um dos filhos - mesmo que seja ela a beneficiada - ela denunciará a injustiça. E exigirá partes iguais.
O pequeno libriano detesta estar só. Não gosta de fazer nada sozinho. E possui uma habilidade incomparável para arranjar um par. Terá sempre uma companhia para brincar, estudar, ir ao colégio, ir ao curso de inglês, passear, ir ao clube, à pracinha etc. Jamais o veremos sem um coleguinha do lado. Mesmo que ele seja convidado pessoalmente para uma festinha ou aniversário, levará uma companhia. Eles funcionam assim. Em dupla. Desde cedo.
Por isto são amáveis, agradáveis e cordiais - para terem sempre uma companhia. Escondem o mau humor e qualquer sentimento de raiva e hostilidade., para não desagradar.
Como não sabem dizer não, também para não desagradar, não se deve confiar no sim de um libriano. Ele pode estar omitindo a sua verdadeira vontade e opinião, só para dizer e fazer o que o outro quer.
As meninas librianas são coquetes e muito vaidosas. Vão gostar de brincar de modelo e de usar roupas, maquiagem, perfumes e jóias da mamãe.
O menino libriano vai gostar mais das brincadeiras que usem a cabeça, como os brinquedos de encaixar ou a pintura e o desenho. Os jogos violentos e competitivos não fazem o gênero deste elegante pequeno libriano.
O pai, para esta criança, é cordial, charmoso, simpático, bem educado e completamente justo e equilibrado nas suas ações e julgamentos. O pai deles nunca pode perder a cabeça. Esta é uma criança que detesta gritos, vozes alteradas, ordens e insultos. Ela é gentil e obediente e quer bons tratos.
Qualquer coisa que mandemos ela fazer, se parecer justo e razoável, ela fará sem hesitação. Mas acusá-la de algo que não fez ou dar um castigo por algo injusto, fará nascer neles um rebelde enrustido. Aí você verá uma criança revoltada, que brigará por justiça. Até o fim. Mesmo que a causa seja de um outro.
Esta é uma criança charmosa e que sabe seduzir os adultos e outras crianças para fazerem o que ela gosta.
A saúde é em geral boa, mas eles são sujeitos a gripes se pegarem um pouco de frio. Devem estar sempre bem agasalhados, pois são friorentos. Precisam aprender a beber bastante água, desde cedo, para evitar problemas renais ou infecções urinárias, seus pontos fracos.
Esta é uma criança mais urbana. Gosta das grandes cidades, de cinema, de teatro, de gente, de festinhas. O campo, o mato, os animais, a terra, o contato com a natureza são plenamente dispensáveis para ela. Pode até mesmo ter medo de bichos.
Não será de se estranhar, se ouvirmos esta criança, pequenininha, dizer obrigado, com licença, desculpa e todas essas expressões de bons modos.
Esta é uma criança muito sensível à dor e possivelmente não gostará nada de ir ao dentista, ao médico, de tomar injeção, de fazer exames desconfortáveis e mesmo de tomar remédios de gosto muito ruim. De um metabolismo mais delicado, ela deverá responder muito bem à homeopatia.
Nada radical, extremo e intenso deve ser praticado com ela. É tudo mais para o equilibrado, aos poucos, e em doses suaves. E viva a balança!