Oxaguiã (Òrìsa Ògiyán) é um orixá jovem e guerreiro, carrega arco e flecha, pois pode buscar alimentos nas florestas. É com Oxaguiã que se encerra o ciclo das festas de Oxalá com a festa do Pilão de Oxaguiã (ojó odo)- o dia do pilão. É um orixá relacionado com o sustento do dia a dia, gosta de mesa farta.Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta. Ele detém todas as armas as usa para alcançar seus objetivos, que é dar para quem tem fome e até tomar de quem tem muito e não tem fome...


Oxaguiã é o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganha. Oxaguian "o moço" na sua forma "guerreira" de Oxalá que carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza, seu templo principal é em Ejigbo, onde ostenta o título de Eléèjìgbó, rei de Ejigbo.


Seu maior símbolo .............. pilão;
seu dia................................. sexta feira;
sua cor ............................... branco e o prata;
sua comida.......................... inhame pilado;
seus símbolos ..................... espada, mão de pilão, varas de atori, ofá;
seu metal............................. todos os brancos;
seus elementos..................... são ar e atmosfera;
saudação............................. Epa bàbá!!!
fio de contas...................... branco com azul claro

Hosted by www.Geocities.ws

1