Oxaguiã (Òrìsa Ògiyán)
é um orixá jovem e guerreiro, carrega arco e flecha,
pois pode buscar alimentos nas florestas. É com Oxaguiã
que se encerra o ciclo das festas de Oxalá com a festa
do Pilão de Oxaguiã (ojó odo)- o dia do pilão.
É um orixá relacionado com o sustento do dia a dia,
gosta de mesa farta.Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta.
Ele detém todas as armas as usa para alcançar seus
objetivos, que é dar para quem tem fome e até tomar
de quem tem muito e não tem fome...
Oxaguiã é o provedor, é o guerreiro da paz.
Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganha. Oxaguian "o
moço" na sua forma "guerreira" de Oxalá
que carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza, seu templo principal
é em Ejigbo, onde ostenta o título de Eléèjìgbó,
rei de Ejigbo.
Seu maior símbolo .............. pilão;
seu dia................................. sexta feira;
sua cor ............................... branco e o prata;
sua comida.......................... inhame pilado;
seus símbolos ..................... espada, mão
de pilão, varas de atori, ofá;
seu metal............................. todos os brancos;
seus elementos..................... são ar e atmosfera;
saudação............................. Epa bàbá!!!
fio de contas...................... branco com azul claro