Saudação a Ogum: OGUM, IÊ, MEU PAI, PATAKORI!

Orixá da guerra, das armas e dos metais, dos embates físicos, psicológicos e espirituais. Ogum é Orixá guerreiro por excelência. Conta-se que, numa guerra, Ogum vence sem perder nenhum soldado. É o Orixá que abre todos os caminhos. Na Umbanda, Ogum guerreiro é sincronizado com São Jorge, desfaz e vence demandas, e todos os Eguns quimbas, (espíritos do mal), se curvam diante da alteza de OGUM. Seu material na Umbanda é a espada, que ele manuseia para limpar as energias.

Os filhos (as) de Ogum são guerreiros incansáveis e destroem os inimigos, fazendo com que estes se tornem amigos. Filhos de Ogum são sensuais, volúveis no amor, ótimos amantes, defendem os filhos como uns leões, usam muito bem qualquer tipo de arma, e são amigos leais . Dão um boi para não entar numa briga, mas se entram, dá a boiada toda para não sair. E sempre saem vitoriosos, porque Ogum é o vencedor de guerras.

A cor de Ogum é vermelha e sua guia e vela também. Seus guias que o representam na Umbanda são Soldados Romanos ou Guerreiros, como chefes de falanges : Ogun Beira-Mar, cujo campo de batalha e atuação é a beira do mar, Ogum Sete Espadas, Ogum Megê, Ogum Rompe-Mato, etc.

Hosted by www.Geocities.ws

1