
|

|
Antes de entrar no Metallica tocou na banda Trauma. No mês de agosto de 1982, quando se apresentava no festival Whiskey-a-go-go, conheceu James Hetfield e Lars Ulrich. Eles ficaram impressionados com o estilo e a técnica do baixista, convidando-o para se juntar ao Metallica. Depois de três meses de insistência, Cliff aceitou com a condição de que a banda se fixasse em San francisco. Quem tocava baixo anteriormente era Ron McGovney.
A primeira fita demo que gravaram foi em 5 de março de 1983, chamada NO LIFE 'TILL LEATHER. Em seguida conheceram o produtor Jon Zazula, do selo Megaforce. Foram então para Nova York gravar o primeiro disco. Quando assinaram com a Elektra Records, foram criticados pelos fãs. Diziam que a banda entrava em um grande selo só para ganhar dinheiro.
Fizeram grandes shows até 1986. Abriram para Venom, pioneiros do death metal, e mais tarde para Ozzy Osbourne. Em Donnington, 1985, tocaram na mesma noite de ZZ Top. No festival Day on the Green, 30 de setembro do mesmo ano, havia 60.000 pessoas na platéia. Yngwie Malmsteen também se apresentou nesse dia.
Depois que Cliff Burton morreu na Europa, durante shows da Master of Puppets Tour, o Metallica se popularizou muito mais. Gravaram o primeiro videoclip e venderam milhões dos novos álbuns. Perderam, porém, um pouco de sua identidade thrash metal.
VOLTAR