A HISTÓRIA DE SADAKO -TSURU
Depois da destruição de Hiroshima em 1945, muitas doenças surgiram entre os
sobreviventes. Uma das vítimas Sadako Sassaki, com dois anos no dia da explosão,
começou a sentir os efeitos da Bomba Atômica aos 12 anos; seu diagnóstico:
Leucemia. Quando Sadako estava no hospital, um amigo trouxe-lhe alguns papéis
coloridos e dobrou um pássaro (TSURU).
Disse que esse pássaro é sagrado no Japão, vive mil anos e tem o poder de
conceder desejos. Se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer seu pedido a cada um
deles, seu pedido será atendido. Sadako, começou então a dobrar Tsurus e pedir
para sarar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako então desejou
pedir para a Paz Mundial. Sadako dobrou 964 Tsurus até 25/10/1955, quando
morreu. Seus amigos dobraram os Tsurus restantes a tempo para seu enterro. Mas
eles queriam mais, desejaram pedir pôr todas as crianças que estavam morrendo em
conseqüência da explosão da Bomba Atômica. Então formaram um clube e começaram a
pedir dinheiro para um monumento.
Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram,
e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no
parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo
inteiro enviam Tsurus de papel para o Parque. As crianças desejam espalhar ao
mundo a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:
Este é nosso Grito
Esta é nossa oração:
Paz no mundo
Sadako onde estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, esperamos que seja também cumprida.