RAPOSA GON (GONGITSUNE)

    Era uma vez uma raposa que morava sozinha numa floresta. Ela chamava-se Gon, era simpática, mas travessa.
    Todas as manhãs e todas as noites, ia à vila e fazia algumas travessuras.
    Num Outono, depois de ter chovido durante alguns dias, ela foi ao rio. A água do rio tinha
subido. Um homem que se chamava Heiju, estava a pescar enguias com uma rede. Isto era
para a sua mãe que estava doente. Gon não sabia disso e deixou fugir todos os peixes que ele
tinha pescado.
    Passaram 10 dias, e Gon ouviu o tocar do sino para um funeral na vila. Ela foi à vila e viu o
funeral da mãe do Heiju e, quando viu Heiju tristonho, ela lembrou-se da sua mãe que já
tinha morrido.
    - Por causa de mim, o Heiju não pôde dar as enguias à mãe. - arrependeu-se Gon.
    Então Gon roubou uma sardinha de um peixeiro, e pô-la na casa de Heiju. No dia seguinte,
apanhou umas castanhas e pô-las lá em casa.
    Heiju achava estranho que todos os dias aparecesse qualquer coisa em casa. Um amigo
disse-lhe que era Deus que lhe dava prendas.
    A Gon continuou a dar-lhas.
    Um dia, quando Gon entrou em casa,  Heiju encontrou-a. Como sabia que a raposa tinha
deixado fugir os peixes, achou que ela tinha vindo para fazer travessuras.
    -É Gon, a raposa má. Vens para fazer mal uma vez mais!?
    Heiju não sabia que era Gon que lhe tinha dado as prendas, e apontou a espingarda para
ela.
    - BANG!!
    O som do tiro ecoou e o corpo da Gon voou.
    Então, as castanhas que ela tinha em seu poder, dispersaram-se.
    - Gon, então eras tu quem fazia isto!
    Heiju ficou surpreendido e abraçou-a. Gon fechou os olhos e assentiu devagar com a
cabeça no braço de Heiju.
    O fumo azul ainda estava a fumegar da espingarda.....
Hosted by www.Geocities.ws

1