A mídia esconde (quando não, colocam só uma pequena nota) do povo as notícias que
sujam a imagem das empresas que, de alguma forma, dão lucros para elas. Tomemos por
exemplo a Casa&Video. Quando tem assalto ou até morte em uma de suas lojas, não
aparece quase nada no jornal Extra. O que nunca deixa de aparecer são as promoções dos
produtos dela. Outro exemplo: quando a estudante Luciana da Estácio levou um tiro
dentro daquela faculdade, teve uma enorme atenção dos jornais (o que é ótimo. Precisa
mesmo ser mostrado bastante para que todos fiquem sabendo o que está acontecendo para
cobrar segurança e justiça das autoridades). Mas quando um bandido invadiu a UniverCidade
de Madureira, trocou tiros com a Polícia e alvejou gravemente um aluno (da minha sala,
inclusive), o fato só mereceu uma pequena caixa de texto em sua publicação. Mais um
exemplo? Em um telejornal da Band, foi mostrado várias irregularidades nos contratos
de telefonia celular, que acabavam enganando os consumidores. Apareceu na reportagem
as empresas Claro, Tim e a Vivo, mas nada da Oi. O interessante é que, aos domingos, a
Band exibe um programa chamado "Oi Brasil", que exibe reportagens de viagens e esportes
radicais, e é, lógico, patrocinado pela Oi (Uma mão lava a outra, não?).
Será que é por causa dos altos valores que essas empresas pagam para ter seus anúncios
publicados?
O Governo nos ensina direitinho e repetidamente como votar em um candidato ou como
votar em branco. Mas porque não tem a mesma dedicação para mostram como anular o voto?
Se quer saber a resposta, leia o texto Voto Branco & Nulo.
Porque a mídia tem o vício de vulgarizar tudo que é notícia? Quando foi criado aquela
área de lazer em Ramos, recebeu o nome "piscinão". E o restaurante popular? "Bandeijão".
Esse modo de chamar atenção não ajuda no amadurecimento da sociedade civil. Pelo contrário.