SEJA BEM VINDO AO EDITORIAL!

Um espaço exclusivo para minhas teorias e opiniões

A mídia esconde (quando não, colocam só uma pequena nota) do povo as notícias que sujam a imagem das empresas que, de alguma forma, dão lucros para elas. Tomemos por exemplo a Casa&Video. Quando tem assalto ou até morte em uma de suas lojas, não aparece quase nada no jornal Extra. O que nunca deixa de aparecer são as promoções dos produtos dela. Outro exemplo: quando a estudante Luciana da Estácio levou um tiro dentro daquela faculdade, teve uma enorme atenção dos jornais (o que é ótimo. Precisa mesmo ser mostrado bastante para que todos fiquem sabendo o que está acontecendo para cobrar segurança e justiça das autoridades). Mas quando um bandido invadiu a UniverCidade de Madureira, trocou tiros com a Polícia e alvejou gravemente um aluno (da minha sala, inclusive), o fato só mereceu uma pequena caixa de texto em sua publicação. Mais um exemplo? Em um telejornal da Band, foi mostrado várias irregularidades nos contratos de telefonia celular, que acabavam enganando os consumidores. Apareceu na reportagem as empresas Claro, Tim e a Vivo, mas nada da Oi. O interessante é que, aos domingos, a Band exibe um programa chamado "Oi Brasil", que exibe reportagens de viagens e esportes radicais, e é, lógico, patrocinado pela Oi (Uma mão lava a outra, não?).
Será que é por causa dos altos valores que essas empresas pagam para ter seus anúncios publicados?

O Governo nos ensina direitinho e repetidamente como votar em um candidato ou como votar em branco. Mas porque não tem a mesma dedicação para mostram como anular o voto? Se quer saber a resposta, leia o texto Voto Branco & Nulo.

Porque a mídia tem o vício de vulgarizar tudo que é notícia? Quando foi criado aquela área de lazer em Ramos, recebeu o nome "piscinão". E o restaurante popular? "Bandeijão". Esse modo de chamar atenção não ajuda no amadurecimento da sociedade civil. Pelo contrário.


Voltar

Copyright © Ar LAN HOUSE 2004 - Direitos Reservados
Hosted by www.Geocities.ws

1