Igreja: Povo de Deus e Instrumento de Deus

Ex. 3.1-12

por: Agnaldo Fernandes 15/02/04

 

O povo judeu estava sendo oprimido em terra estranha, eram escravos sem liderança e sem perspectiva de futuro.

Muitos já não tinham educação formal mas mantinham suas tradições religiosas ( a Bíblia diz que o clamor do povo havia subido até Deus).

O texto também lembra a fidelidade divina para com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó ( Deus jamais esquece sua aliança).

Deus tem um povo que lhe pertence entre as nações, ele cuida e está interessado por ele.

Depois de quatro mil anos, o Senhor ainda está separando um povo para o seu Nome de entre as nações. Esse povo agora não faz parte apenas da nação judaica, mas pessoas de todas as línguas e nações – esse povo se chama Igreja.

Nesse texto, Deus levanta um homem dentre os israelitas para libertar a nação da escravidão, a fim de que o povo esteja livre para adorar o Criador – Deus chama por Moisés, lhe dá a ordem de ir até as autoridades e lhe capacita com poderes sobrenaturais.

Pense um pouco o que este texto de quatro mil anos tem a ver conosco, que lições de vida podemos tirar dele?

Com quem a igreja se parece? Com o povo oprimido ou Moisés o libertador?
Acredito que as duas figuras, de povo oprimido e de libertador se encaixam bem para a igreja moderna.

Povo Oprimido

Sempre na história da igreja o evangelho pertenceu às massas e não a elite do povo. O cristianismo nos primeiros séculos balançou as estruturas do império romano, muitas vezes fazendo que os cristãos fossem oprimidos ( podemos ver isso nas epístolas católicas – I,II Pe; I,II,III Jo; Judas e também no livro do Apocalipse e aos Hebreus).

Da mesma forma a sociedade brasileira, enquanto uma minoria ( a elite) tem todo o poder, multidões vivem na miséria com um salário mínimo vergonhoso e muitos sem emprego. Dificuldades em transporte, saneamento básico, educação, tudo isso torna a vida do brasileiro quase insuportável. Um país tão rico não deveria ter uma desigualdade social tão grande.

Nessa atual situação, Deus precisa que a igreja esteja levantando seu clamor diante Dele. Corremos o risco de achar que está tudo bem, afinal, sempre foi assim, sempre vivenciamos este estado de miséria nacional, ou de achar que só devemos pensar no reino do céus, infelizmente a Teologia de alguns faz com que o povo não clame mais a Deus pela libertação da opressão aqui na Terra, tende a espiritualizar tudo.

Para isso é que Deus nos permite ficarmos neste mundo após a nossa conversão, denunciar a opressão e a desigualdade levando muitos a conhecerem o Deus que age.

Você tem clamado por sua nação ? por sua família, por seus irmãos ?

A Bíblia diz que o povo que conhece a seu Deus se esforçará e fará proezas. (Dan 11.32)

E para clamar precisamos saber a situação real do povo, do irmão, temos que estar entre eles. Não é verdade que a pobreza em que o povo vive leva muitos as drogas, más conpainhas, prostituição, vícios diversos, ateísmo e idolatria ? Você conhece alguém perto de você nesta situação? O que tem feito ?

Clame ao Senhor – Senhor tenha misericórdia de fulano, ajuda, vê, age ... (1 Tm 2.1-6)

 

Moisés

A outra figura que podemos comparar com o capítulo três de Êxodo é a de Moisés. Deus chamou a Moisés de entre o seu povo para ser o libertador. Deus queria agir, mas precisava usar alguém.

Deus deseja usar muitos de nós para abençoar o seu povo.

A primeira coisa que devemos fazer é depender de Deus, conhecer a sua maneira e o seu tempo mas principalmente ter o temor necessário.

Moisés sabia que seria o libertador, e tentou fazer da sua própria maneira, até que aconteceu o episódio da morte de um egípcio.

Conclusão: teve que passar quarenta anos no deserto para aprender a ouvir a voz de Deus.

Por outro lado, hoje a correria do século XXI faz com que as pessoas se esqueçam de se envolver na obra de Deus.

Será que você está relutando pra saber em qual ministério Deus o que envolvido?

Acredito que a igreja moderna está precisando relembrar que faz parte de uma família espiritual, que devemos cuidar uns dos outros e lutar pelo bem-estar de todos.

Recentemente li a biografia de um grande líder e pregador negro nos EUA, Martin Luther King Jr. Ele liderou sua comunidade contra a segregação racial que havia em seu país.

Não se houve falar muito dele no Brasil, por quê será? Será que as elites tem medo de que grupos pequenos se unam e comecem a exigir mudanças?

Precisamos de mais servos de Deus inspirados que sonham e almejem mudanças.

Certa vez ouvir um grupo de jovens da igreja testemunhando que saíram pra fazer um passeio evangelístico, mas quase a metade só foram porque não tinham o que fazer, se encontravam frios na fé. Mas aquele experiência foi renovadora para eles. Conclui que estamos aqui para servir, enquanto isso não acontece nós sofremos e aqueles que deveriam ser abençoados continuam sofrendo também.

No capítulo quatro de Êxodo, Moisés tenta de várias formas se esquivar da responsabilidade, disse que não sabia falar – Deus disse: usa Arão (v.10-14). Disse que as pessoas não iriam reconhecê-lo como enviado de Deus, então Deus fez com que um bordão que estava em sua mão se transformasse em uma serpente.

Quais desculpas você tem dado a Deus até hoje?

Não sei falar; não tenho curso superior; não fui chamado ...

Gostaria de ver o povo evangélico se levantando e fazendo diferença nesse pais. Deus levantou um profeta para animar o rei Asa em suas reformas religiosa quando disse: sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa ( 2 Cron 15.7)

 

Concluindo: Somos o povo que Deus ama, e somos o povo a quem Ele quer usar para fazermos diferença.

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1