Igreja: Povo de Deus e Instrumento de Deus
Ex. 3.1-12
por: Agnaldo Fernandes 15/02/04
O povo judeu estava sendo oprimido em terra estranha, eram escravos sem liderança e sem perspectiva de futuro.
Muitos já não tinham educação formal mas mantinham suas tradições religiosas ( a Bíblia diz que o clamor do povo havia subido até Deus).
O texto também lembra a fidelidade divina para com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó ( Deus jamais esquece sua aliança).
Deus tem um povo que lhe pertence entre as nações, ele cuida e está interessado por ele.
Depois de quatro mil anos, o Senhor ainda está separando um povo para o seu Nome de entre as nações. Esse povo agora não faz parte apenas da nação judaica, mas pessoas de todas as línguas e nações – esse povo se chama Igreja.
Nesse texto, Deus levanta um homem dentre os israelitas para libertar a nação da escravidão, a fim de que o povo esteja livre para adorar o Criador – Deus chama por Moisés, lhe dá a ordem de ir até as autoridades e lhe capacita com poderes sobrenaturais.
Pense um pouco o que este texto de quatro mil anos tem a ver conosco, que lições de vida podemos tirar dele?
Com quem a igreja se parece? Com o povo oprimido ou Moisés o
libertador?
Acredito que as duas figuras, de povo oprimido e de libertador se
encaixam bem para a igreja moderna.
Povo Oprimido
Sempre na história da igreja o evangelho pertenceu às massas e não a elite do povo. O cristianismo nos primeiros séculos balançou as estruturas do império romano, muitas vezes fazendo que os cristãos fossem oprimidos ( podemos ver isso nas epístolas católicas – I,II Pe; I,II,III Jo; Judas e também no livro do Apocalipse e aos Hebreus).
Da mesma forma a sociedade brasileira, enquanto uma minoria ( a elite) tem todo o poder, multidões vivem na miséria com um salário mínimo vergonhoso e muitos sem emprego. Dificuldades em transporte, saneamento básico, educação, tudo isso torna a vida do brasileiro quase insuportável. Um país tão rico não deveria ter uma desigualdade social tão grande.
Nessa atual situação, Deus precisa que a igreja esteja levantando seu clamor diante Dele. Corremos o risco de achar que está tudo bem, afinal, sempre foi assim, sempre vivenciamos este estado de miséria nacional, ou de achar que só devemos pensar no reino do céus, infelizmente a Teologia de alguns faz com que o povo não clame mais a Deus pela libertação da opressão aqui na Terra, tende a espiritualizar tudo.
Para isso é que Deus nos permite ficarmos neste mundo após a nossa conversão, denunciar a opressão e a desigualdade levando muitos a conhecerem o Deus que age.
Você tem clamado por sua nação ? por sua família, por seus irmãos ?
A Bíblia diz que o povo que conhece a seu Deus se esforçará e fará proezas. (Dan 11.32)
E para clamar precisamos saber a situação real do povo, do irmão, temos que estar entre eles. Não é verdade que a pobreza em que o povo vive leva muitos as drogas, más conpainhas, prostituição, vícios diversos, ateísmo e idolatria ? Você conhece alguém perto de você nesta situação? O que tem feito ?
Clame ao Senhor – Senhor tenha misericórdia de fulano, ajuda, vê, age ... (1 Tm 2.1-6)
Moisés
A outra figura que podemos comparar com o capítulo três de Êxodo é a de Moisés. Deus chamou a Moisés de entre o seu povo para ser o libertador. Deus queria agir, mas precisava usar alguém.
Deus deseja usar muitos de nós para abençoar o seu povo.
A primeira coisa que devemos fazer é depender de Deus, conhecer a sua maneira e o seu tempo mas principalmente ter o temor necessário.
Moisés sabia que seria o libertador, e tentou fazer da sua própria maneira, até que aconteceu o episódio da morte de um egípcio.
Conclusão: teve que passar quarenta anos no deserto para aprender a ouvir a voz de Deus.
Por outro lado, hoje a correria do século XXI faz com que as pessoas se esqueçam de se envolver na obra de Deus.
Será que você está relutando pra saber em qual ministério Deus o que envolvido?
Acredito que a igreja moderna está precisando relembrar que faz parte de uma família espiritual, que devemos cuidar uns dos outros e lutar pelo bem-estar de todos.
Recentemente li a biografia de um grande líder e pregador negro nos EUA, Martin Luther King Jr. Ele liderou sua comunidade contra a segregação racial que havia em seu país.
Não se houve falar muito dele no Brasil, por quê será? Será que as elites tem medo de que grupos pequenos se unam e comecem a exigir mudanças?
Precisamos de mais servos de Deus inspirados que sonham e almejem mudanças.
Certa vez ouvir um grupo de jovens da igreja testemunhando que saíram pra fazer um passeio evangelístico, mas quase a metade só foram porque não tinham o que fazer, se encontravam frios na fé. Mas aquele experiência foi renovadora para eles. Conclui que estamos aqui para servir, enquanto isso não acontece nós sofremos e aqueles que deveriam ser abençoados continuam sofrendo também.
No capítulo quatro de Êxodo, Moisés tenta de várias formas se esquivar da responsabilidade, disse que não sabia falar – Deus disse: usa Arão (v.10-14). Disse que as pessoas não iriam reconhecê-lo como enviado de Deus, então Deus fez com que um bordão que estava em sua mão se transformasse em uma serpente.
Quais desculpas você tem dado a Deus até hoje?
Não sei falar; não tenho curso superior; não fui chamado ...
Gostaria de ver o povo evangélico se levantando e fazendo diferença nesse pais. Deus levantou um profeta para animar o rei Asa em suas reformas religiosa quando disse: sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa ( 2 Cron 15.7)
Concluindo: Somos o povo que Deus ama, e somos o povo a quem Ele quer usar para fazermos diferença.