Cena
1: A velhinha acaba de se levantar e cumprimenta seus objetos,
que considera como amigos...
V: Bom dia meu carro Beto, bom dia minha poltrona Frida,
bom dia minha cama Belinha... AH! Eu gosto tanto de vocês,
pois não tenho mais ninguém para conversar...
Bom, mas já que o dia está bonito vou aproveitar
para lavar você Beto... Você está muito
sujo!!!
Fala apontando para o carro. Nesse
momento, aparece um cachorrinho faminto...
C: Au, au, au...
V: Olha Beto, tem um cachorro ali, como você se chama
cachorrinho?
C: Au, au, au, eu não tenho nome, eu estou perdido,
com fome, com sede e nem tenho onde dormir...
V: Cadê sua mãe?
C: Eu não sei me perdi de toda minha família,
agora vivo por aí sozinho...
V: Beto, espere um pouco que eu vou lá na Glória,
pegar um alimento para esse cachorro e volto já...
Pronto, aqui está. Coma e vá embora!
C: Está bem, mas eu posso fazer uma pergunta para
a senhora?
V: Pode!
C: Porque a senhora chama sua casa de Glória e seu
carro de Beto?
V: Ah! É porque, eu moro aqui sozinha há muitos
anos, não tenho amigos e então eu dou nome
aos objetos que eu sei que vão durar mais do que
eu e que não vão me abandonar...
C: Mas a casa, o carro, não conversam com a senhora,
eu posso ficar aqui morando com a senhora e lhe fazer companhia...
V: Não, não, vai que você fica morando
aqui, eu dou um nome para você e depois você
vai embora, eu não vou agüentar! Coma essa comida
e vá embora.
C: Está bem... (responde chorando)
Cena 2- Velhinha conversando com a
poltrona...
V: Veja só Frida, era só o que me faltava,
um cachorrinho querendo morar comigo, até que ele
é bonitinho, mas eu não posso me arriscar...
Cena 3- O cachorro volta pra casa
da velhinha...
C: Bom dia dona velhinha, eu voltei porque eu esqueci de
perguntar uma coisinha...
V: O que é?
C: A senhora tem nome?
V: Ora cachorrinho, isso não importa, mas o que você
quer aqui novamente? Eu já não disse que você
não pode morar aqui comigo...
C: (responde chorando) Mas eu sou sozinho, a senhora também,
porque nos nós não podemos morar juntos e
sermos companheiros?
V: Olha, a minha poltrona Frida, jamais permitiria que um
cachorro sentasse nela, minha cama Belinha, não aceita
um adulto e um cachorro em cima dela e meu carro Beto, sempre
faz mal aos cachorros você sabia?
C: Então está bem o jeito é eu me conformar...
mas antes de eu ir embora a senhora me da um pouquinho de
água e uma comidinha?
V: Está bem, eu vou lá dentro na Glória,
pegar.
Cena 4 - Após comer a comida
e beber a águinha... o cachorrinho vai embora triste...
V: Você viu Beto, que cachorrinho mais teimoso, se
ele ficar aqui, terei que dar um nome a ele e ele pode ir
embora antes de mim e isso eu não quero... acho melhor
eu entrar na Gloria e deitar na Belinha que já está
tarde...
Cena 5- No dia seguinte... o cachorro
volta...
V: Você de novo?
C - Dona velhinha, deixa eu ficar, au,au au!
V: Não, vá embora cachorro teimoso!
C: Está bem... (o cachorro sai chorando)
V: Sabe Beto, ele é tão bonitinho, mas ele
nunca duraria tanto quanto você, a Gloria, a Frida,
ou a Belinha, mas sabe... já faz um tempão
que ele não aparece, e eu já estou com saudades
dele. O que eu faço agora para encontrá-lo,
ele nem tem nome... Já sei Beto, vou entrar em você
e vou até o canil procurá-lo! Pode ser que
ele esteja lá...
Cena 6 - No canil...
V: Bom dia, eu estou procurando um cachorro preto e branco...
Sr: Qual o nome dele?
V: Ele não tem nome...
Sr: Como não, a sra. não colocou uma coleira
nele?
V: Eu não dei um nome a ele, só dava comida
e água e depois ele ia embora... mas depois de um
tempo ele não veio mais e eu descobri que gosto muito
dele e que não consigo mais viver longe dele! Será
que ele não está aqui?
Sr: Então só tem um jeito, vamos lá
no canil e a senhora vai olhar todos os cachorros... Quem
sabe a senhora o reconhece!
Cena 7- Assim que entra no canil,
o cachorro é que a reconhece e começa a latir,
abana o rabo e vai ao encontro da velhinha...
V: Cachorrinho querido! Que bom que te encontrei! Eu sou
mesmo um velhinha de sorte e falando nisso vou te chamar
de Sortudo e não vou mais te abandonar... Vamos para
casa!
C: Agora eu vou ser seu companheiro!
Cena 8 - Os dois se despedem do Sr.
do canil...
V: Vamos embora para a Gloria, junto com o Beto, dormir
juntinhos na Belinha e vamos ser felizes para sempre!