|
|
|
PROJETO FLORESTA MÁGICA 
Os Saltimbancos
PERSONAGENS
| |
J
= Jumento:
C = Cachorro:
G = Galinha:
M = Gata Miau:
B = Barões:
N = Narrador: |
Roteiro
adaptado da peça de Chico Buarque de Holanda, com direção,
figurinos, maquiagem e cenografia de Teresinha da Silva, Verônica
Montes, Milena Montes, Cecília e Bia, feito com material
reciclavel.
|
|
Jumento
falando...
J: Oi, eu sou o jumento. Não sou bichinho de estimação
não. Sou jumento e pronto. Também sou conhecido
como jegue. Me botaram para trabalhar na roça a vida
inteira, trabalhar feito um jumento para no fim... nada...
Nenhum capinzinho fresquinho, nem uma cenourinha, só
grama, grama seca, vai ver que é por isso que me chamam
de BURRO. Ah! Mas eu nem ligo Sabe que outro dia, eu estava
subindo a ladeira carregando um peso danado nas costas e me
apareceu um cara gritando: Anda logo ô Mula preguiçosa!
Ai eu parei, porque preguiçosa vá lá,
mas Mula foi demais! Resolvi dar no pé, tomei a estrada
que dava para a cidade e fui seguindo naquela escuridão,
naquela humilhação, naquela solidão que
nem sei. Olha eu não sou disso não, mas naquela
hora me deu uma vontade de chorar, chorar, chorar aos soluços
e eu pensava com meus botões:
Música...
J: Jumento não é... Pois é, aonde eu
estava mesmo? Ah! Eu estava indo para a cidade e ia fazer
o que na cidade? Bom eu pensei que quando alguém não
sabe fazer mais nada na vida, hoje em dia, pode virar artista.
Hoje todo mundo canta (como diziam aqueles que não
sabem cantar), mas então... eu estava ali andando quando
de repente quem é que eu vejo estendido no barranco
da estrada? Um pobre cachorro coitado todo esfarrapado, parecia
que tinha acabado de chegar da guerra!
Nesse momento, um cachorro dormindo
fala:
C: Dá meu osso ladrão, ladrão!
J: Ele está dormindo e parece que está tendo
sonhos terríveis, pesadelos de cão.
C: AU, AU, AU...
J - Cachorro... Cachorro... Acorda... Fala gritando
C: É pra já, sim senhor, sim senhor.
J: Nossa o que aconteceu com você?
C: Eu estou fugindo!
J: da guerra?
C: Guerra? Pior que isso meu chapa, eu tô fugindo da
fazenda onde eu trabalhava, o meu patrão, aproveitador,
me atormentava o dia inteiro: Entra cachorro... Sai cachorro...
Pega isso cachorro... Abana o rabo cachorro... Ufa! Eu não
agüentava mais aquilo!
MÚSICA...
J: Opa, calma companheiro, eu não quero ser seu patrão.
C: O que? Você não quer ser meu patrão?
J: Não deixa disso, eu sou um pobre coitado, como você,
sou um pau de arara.
C: Ah! Sim seu pau de arara, em que posso servi-lo? Onde quer
que eu o leve?
J: Eu não quero que me leve a lugar algum, eu estou
indo para a cidade procurar emprego como músico. Por
falar nisso, você poderia me acompanhar e assim formaríamos
um duo, já imaginou dois animais cantando juntos?
C: Acho que vai ser a maior sensação!
J: Acho que vai ser a maior sensação!
Música...
J: O quê?
C: Desculpa seu asno, jumento, cavalo... Eu acho que dois
animais cantando juntos vai ser muito bom!
G - CÓ, CÓ, CÓ, três animais juntos
cantando vai ser mais fantástico ainda!
J: Uma galinha!
C: Bom dia vossa galinhencia...
G - CÓ, CÓ, como vão cocompanheiros?
J: Já vi tudo! Fugiu também né?
C: Porque?
G - Então não? Sabe eu vivia numa fazenda linda,
cheia de plantas, rodeada por todos os meus pintinhos, até
que um dia o meu patrão rabugenta, resolveu matar todos
os meus pintinhos e a mim também, fazendo de canja
de galinha...
J: Ooooh!
C: Ooooh!
Música 4 ... Todo ôvo que
eu choco...
J: Bravo... Bravo... Bravíssimo...
C: Bravo... Bravo... Bravíssimo...
J: Bom, já que você quer ser cantora, pode entrar
no nosso conjunto...
C: É, pode entrar no nosso conjunto.
J: Bom, já que encontramos você que tal formarmos
uma corrente bem forte, pois afinal de contas agora somos
três!
G - Eu topo, acho que três animais cantando juntos vai
dar o maior pé né cachorro?
M - Que tal quatro?
G - Eu acho que eu ouvi um gatinho!
C: Quem falou? Quem está aí?
M - Sou eu, uma gatinha!
C: Au, Au, Au...
G -CÓ, CÓ, CÓ...
J: Parem com isso! Que coisa tratar um semelhante dessa maneira!
Ela é um animal como vocês...
C: ah! Isso não! Desde que eu me conheço por
bicho, todo cachorro tem raiva de gato. Isso é uma
tradição. O meu avô por exemplo detestava
gatos e onde ele estivesse não aparecia nem um gato.
Que Deus o tenha! O meu pai então, sempre foi conhecido
como o maior caçador de felinos, a minha mãe...
J: Chega! Chega! Pelo jeito vai ser difícil domar esse
cachorro que acha normal seguir uma tradição
que maltratava o seu próprio semelhante.
J: Primeira lição do dia, repitam comigo: -
O melhor amigo do bicho, é o bicho. Todos juntos: O
melhor amigo do bicho, é o bicho!
J: Gatinha, pode chegar mais.
M - Obrigada Jumento!
G - Nós estamos indo para a cidade! Vamos formar um
conjunto! Você canta também?
M - Canto, infelizmente.
J: Por que infelizmente?
C - Por que infelizmente?
G - Por que infelizmente?
M - Ah! Éque cantar me custou muitíssimo.
G - Conta nega... Conta tudo!
M - Sabe, eu vivia dentro de um apartamento enclausurada.
Minha patroa não queria que eu saísse de casa,
por nada desse mundo, para não pegar nenhum resfriado.
Sabe, no começo eu até entendia, mas depois
foi me dando uma solidão, aí eu fui cantar com
a gataria que ali passava fazendo serenata, puxa gente foi
tão maravilhoso! Pela primeira vez eu me senti livre,
como todos os animais sempre devem se sentir. Mas, quando
eu voltei para casa...
J: O que é que houve?
C: O que é que houve?
G - O que é que houve?
M - Bem! Me alimentaram, me acariciaram, me aliciaram e me
acostumaram, ai, ai...
Música 5 ... O meu mundo era
apartamento
J: Bravo! Arrasou!
C: Bravo! Arrasou!
G - Bravo! Arrasou!
M - Obrigada!
N - Pois é pessoal... Nessa altura da estrada, nos
éramos quatro amigos. No começo, o cachorro
ainda estava um pouco orgulhoso, mas logo, seu orgulho acabou
e ele e a gata ficaram grandes amigos. Só tem uma coisa,
eles não tinham a menor idéia do que era uma
cidade grande e estavam na maior ilusão... Coisa de
louco!
J: Bem pessoal, já que somos um quarteto temos que
dar um nome ao conjunto.
M - Já sei, a gata maravilhosa e seus bluecats.
C: Nada disso, sua gata egoísta. Eu acho melhor Jugacaga.
G - Esse nome não vai dar certo!
C: Então e só inverter a ordem. Gajucaga.
J: Eu tenho outra idéia. Vou olhar, aqui no meu dicionário,
deixa eu ver... Já sei Saltimbancos.
G - Ah não! Não contem comigo. Assaltando bancos,
não!
J: não é assaltando bancos. É Saltimbancos.
M - E o que é isso?
J - Aqui no dicionário está escrito que Saltimbancos
são aqueles que lutam para ser bons músicos.
G - Então somos nós!
J: Bom, já que agora temos o nome do conjunto vamos
seguir viagem.
Música 8 ...
Todos juntos: Proibida a entrada, exijo gravata e dados pessoais,
proibida aos mendigos e aos animais...
J: Pessoal, eu estou vendo quatro pessoas naquele salão
e um deles é o meu patrão!
C: Eu acho que não é só o seu patrão
não, o meu também esta lá!!
M - Os nossos também!
G - Os nossos também!
J: Eu tenho uma idéia, vamos entrar no salão
e quando eles vierem nos pegar, nós os expulsamos!
Nesse momento entram os barões e os animais conseguem
amendrontá-los!
C: Puxa, vocês viram como eles correram!
J: É mesmo!
M - É mesmo!
G - É mesmo!
M - Agora a casa é nossa! Onde tem uma almofada?
J: Calma amigos... Primeiro vamos entender tudo direitinho.
Nós estávamos juntos certo?
TODOS - Sim.
J: Juntos entramos na casa, certo?
TODOS - Sim.
J: Juntos atacamos sem medo, certo?
TODOS - Sim.
J: Segunda e última lição do dia: Um
bicho só, é só um bicho. Todos juntos
somos fortes!
Música 11... Fim
|
|