PROJETO FLORESTA MÁGICA
Os Saltimbancos
PERSONAGENS
  J = Jumento:
C = Cachorro:
G = Galinha:
M = Gata Miau:
B = Barões:
N = Narrador:
Roteiro adaptado da peça de Chico Buarque de Holanda, com direção, figurinos, maquiagem e cenografia de Teresinha da Silva, Verônica Montes, Milena Montes, Cecília e Bia, feito com material reciclavel.
Jumento falando...
J: Oi, eu sou o jumento. Não sou bichinho de estimação não. Sou jumento e pronto. Também sou conhecido como jegue. Me botaram para trabalhar na roça a vida inteira, trabalhar feito um jumento para no fim... nada... Nenhum capinzinho fresquinho, nem uma cenourinha, só grama, grama seca, vai ver que é por isso que me chamam de BURRO. Ah! Mas eu nem ligo Sabe que outro dia, eu estava subindo a ladeira carregando um peso danado nas costas e me apareceu um cara gritando: Anda logo ô Mula preguiçosa! Ai eu parei, porque preguiçosa vá lá, mas Mula foi demais! Resolvi dar no pé, tomei a estrada que dava para a cidade e fui seguindo naquela escuridão, naquela humilhação, naquela solidão que nem sei. Olha eu não sou disso não, mas naquela hora me deu uma vontade de chorar, chorar, chorar aos soluços e eu pensava com meus botões:
Música...
J: Jumento não é... Pois é, aonde eu estava mesmo? Ah! Eu estava indo para a cidade e ia fazer o que na cidade? Bom eu pensei que quando alguém não sabe fazer mais nada na vida, hoje em dia, pode virar artista. Hoje todo mundo canta (como diziam aqueles que não sabem cantar), mas então... eu estava ali andando quando de repente quem é que eu vejo estendido no barranco da estrada? Um pobre cachorro coitado todo esfarrapado, parecia que tinha acabado de chegar da guerra!
Nesse momento, um cachorro dormindo fala:
C: Dá meu osso ladrão, ladrão!
J: Ele está dormindo e parece que está tendo sonhos terríveis, pesadelos de cão.
C: AU, AU, AU...
J - Cachorro... Cachorro... Acorda... Fala gritando
C: É pra já, sim senhor, sim senhor.
J: Nossa o que aconteceu com você?
C: Eu estou fugindo!
J: da guerra?
C: Guerra? Pior que isso meu chapa, eu tô fugindo da fazenda onde eu trabalhava, o meu patrão, aproveitador, me atormentava o dia inteiro: Entra cachorro... Sai cachorro... Pega isso cachorro... Abana o rabo cachorro... Ufa! Eu não agüentava mais aquilo!
MÚSICA...
J: Opa, calma companheiro, eu não quero ser seu patrão.
C: O que? Você não quer ser meu patrão?
J: Não deixa disso, eu sou um pobre coitado, como você, sou um pau de arara.
C: Ah! Sim seu pau de arara, em que posso servi-lo? Onde quer que eu o leve?
J: Eu não quero que me leve a lugar algum, eu estou indo para a cidade procurar emprego como músico. Por falar nisso, você poderia me acompanhar e assim formaríamos um duo, já imaginou dois animais cantando juntos?
C: Acho que vai ser a maior sensação!
J: Acho que vai ser a maior sensação!
Música...
J: O quê?
C: Desculpa seu asno, jumento, cavalo... Eu acho que dois animais cantando juntos vai ser muito bom!
G - CÓ, CÓ, CÓ, três animais juntos cantando vai ser mais fantástico ainda!
J: Uma galinha!
C: Bom dia vossa galinhencia...
G - CÓ, CÓ, como vão cocompanheiros?
J: Já vi tudo! Fugiu também né?
C: Porque?
G - Então não? Sabe eu vivia numa fazenda linda, cheia de plantas, rodeada por todos os meus pintinhos, até que um dia o meu patrão rabugenta, resolveu matar todos os meus pintinhos e a mim também, fazendo de canja de galinha...
J: Ooooh!
C: Ooooh!
Música 4 ... Todo ôvo que eu choco...
J: Bravo... Bravo... Bravíssimo...
C: Bravo... Bravo... Bravíssimo...
J: Bom, já que você quer ser cantora, pode entrar no nosso conjunto...
C: É, pode entrar no nosso conjunto.
J: Bom, já que encontramos você que tal formarmos uma corrente bem forte, pois afinal de contas agora somos três!
G - Eu topo, acho que três animais cantando juntos vai dar o maior pé né cachorro?
M - Que tal quatro?
G - Eu acho que eu ouvi um gatinho!
C: Quem falou? Quem está aí?
M - Sou eu, uma gatinha!
C: Au, Au, Au...
G -CÓ, CÓ, CÓ...
J: Parem com isso! Que coisa tratar um semelhante dessa maneira! Ela é um animal como vocês...
C: ah! Isso não! Desde que eu me conheço por bicho, todo cachorro tem raiva de gato. Isso é uma tradição. O meu avô por exemplo detestava gatos e onde ele estivesse não aparecia nem um gato. Que Deus o tenha! O meu pai então, sempre foi conhecido como o maior caçador de felinos, a minha mãe...
J: Chega! Chega! Pelo jeito vai ser difícil domar esse cachorro que acha normal seguir uma tradição que maltratava o seu próprio semelhante.
J: Primeira lição do dia, repitam comigo: - O melhor amigo do bicho, é o bicho. Todos juntos: O melhor amigo do bicho, é o bicho!

J: Gatinha, pode chegar mais.
M - Obrigada Jumento!
G - Nós estamos indo para a cidade! Vamos formar um conjunto! Você canta também?
M - Canto, infelizmente.
J: Por que infelizmente?
C - Por que infelizmente?
G - Por que infelizmente?
M - Ah! Éque cantar me custou muitíssimo.
G - Conta nega... Conta tudo!
M - Sabe, eu vivia dentro de um apartamento enclausurada. Minha patroa não queria que eu saísse de casa, por nada desse mundo, para não pegar nenhum resfriado. Sabe, no começo eu até entendia, mas depois foi me dando uma solidão, aí eu fui cantar com a gataria que ali passava fazendo serenata, puxa gente foi tão maravilhoso! Pela primeira vez eu me senti livre, como todos os animais sempre devem se sentir. Mas, quando eu voltei para casa...
J: O que é que houve?
C: O que é que houve?
G - O que é que houve?
M - Bem! Me alimentaram, me acariciaram, me aliciaram e me acostumaram, ai, ai...
Música 5 ... O meu mundo era apartamento
J: Bravo! Arrasou!
C: Bravo! Arrasou!
G - Bravo! Arrasou!
M - Obrigada!
N - Pois é pessoal... Nessa altura da estrada, nos éramos quatro amigos. No começo, o cachorro ainda estava um pouco orgulhoso, mas logo, seu orgulho acabou e ele e a gata ficaram grandes amigos. Só tem uma coisa, eles não tinham a menor idéia do que era uma cidade grande e estavam na maior ilusão... Coisa de louco!
J: Bem pessoal, já que somos um quarteto temos que dar um nome ao conjunto.
M - Já sei, a gata maravilhosa e seus bluecats.
C: Nada disso, sua gata egoísta. Eu acho melhor Jugacaga.
G - Esse nome não vai dar certo!
C: Então e só inverter a ordem. Gajucaga.
J: Eu tenho outra idéia. Vou olhar, aqui no meu dicionário, deixa eu ver... Já sei Saltimbancos.
G - Ah não! Não contem comigo. Assaltando bancos, não!
J: não é assaltando bancos. É Saltimbancos.
M - E o que é isso?
J - Aqui no dicionário está escrito que Saltimbancos são aqueles que lutam para ser bons músicos.
G - Então somos nós!
J: Bom, já que agora temos o nome do conjunto vamos seguir viagem.
Música 8 ...
Todos juntos: Proibida a entrada, exijo gravata e dados pessoais, proibida aos mendigos e aos animais...
J: Pessoal, eu estou vendo quatro pessoas naquele salão e um deles é o meu patrão!
C: Eu acho que não é só o seu patrão não, o meu também esta lá!!
M - Os nossos também!
G - Os nossos também!
J: Eu tenho uma idéia, vamos entrar no salão e quando eles vierem nos pegar, nós os expulsamos!
Nesse momento entram os barões e os animais conseguem amendrontá-los!
C: Puxa, vocês viram como eles correram!
J: É mesmo!
M - É mesmo!
G - É mesmo!
M - Agora a casa é nossa! Onde tem uma almofada?
J: Calma amigos... Primeiro vamos entender tudo direitinho. Nós estávamos juntos certo?
TODOS - Sim.
J: Juntos entramos na casa, certo?
TODOS - Sim.
J: Juntos atacamos sem medo, certo?
TODOS - Sim.
J: Segunda e última lição do dia: Um bicho só, é só um bicho. Todos juntos somos fortes!
Música 11... Fim

Web Site desenvolvido e gerenciado por:

Hosted by www.Geocities.ws

1