PROJETO FLORESTA MÁGICA
Teatro de fantoches: Rapunzel na terra dos piolhos
PERSONAGENS
  R - Rapunzel: Cláudia
MR - Mãe de Rapunzel: Teresinha
P - Piolhão "Zé": Andréa
PI - Piolhinhos: Adriana e Evelyn
LL - Lêndea Lili: Rafaela
FM - Fada Madrinha: Ana
Roteiro, direção, figurinos, maquiagem e cenografia de Teresinha da Silva, feito com material reciclavel.
Mãe da Rapunzel procurando por ela...
MR: Rapunzel! Rapunzel! Onde você está, minha filha? Venha aqui
R: Estou aqui, mamãe! Eu estava lá na janela do meu quarto, olhando a floresta lá fora. Ah mamãe! Lá fora tudo é tão bonito! Por que eu não posso sair desse castelo? Eu cresci, mamãe! Eu já sei andar sozinha!
MR: Não, minha filha! De jeito nenhum! Você ainda é muito pequena para andar por essa floresta, sozinha!
R: Mas, mamãe, o que adianta você me contar tantas histórias se eu não posso conhecer tudo isso que existe nos livros? Eu quero ter liberdade! Eu quero ter amigos.
MR: Eu já falei, minha filha. No momento certo, nós sairemos juntas desse castelo. Nada de querer ir sozinha! E agora, assunto encerrado!!! Vou preparar o seu banho e depois vou fazer uma linda trança no seu cabelinho.
R: Oh! Que coisa chata! Mas sabe de uma coisa pessoal? Vou aproveitar que minha mamãe vai preparar o meu banho e vou pular a janela para ir lá do outro lado da floresta. Eu quero conhecer pessoas, ter amigos e ir à escola com todas as crianças. Minha mãe sempre me conta que lá do outro lado da floresta existe uma gruta aonde moram uns bichinhos bem estranhos. Mas eu já resolvi. Não vou ter medo. Vou lá conhecê-los.
P: Bom dia, menina bonita! Quem é você? Qual é o seu nome?
R: Ai! Que susto! Eu me chamo Rapunzel. E vocês, quem são?
PI: Nós somos os piolhos.
P: Você é muito bonita!
PI: É mesmo! Mas bonita mesmo é essa cabeleira toda!
P: Onde você mora? Eu nunca te vi por aqui e nem na floresta!
R: É que eu moro do outro lado da floresta. Fica bem longe daqui! Eu nunca saí de lá! Eu queria conhecer tudo aqui fora e saber como é viver aqui.
P: Fez muito bem! Pode deixar que você vai ter um monte de amigos... aí na sua cabeça...
LL: Ôiii! Tudo bem?
R: Quem é você?
LL: Eu me chamo Lili, sou a lêndia. E você?
R : Eu me chamo Rapunzel.
LL: Sabe Rapunzel, podemos ser amigas. Eu posso ficar bem pertinho de você sabia?
R: Que bom!
LL: É! Eu sou um ovinho. Eu fico grudada no seu cabelo dormindo até, um dia, me transformar em pequenos piolhinhos, como esses, olha!
PI: Como eu! Eu ainda sou pequenininho, mas quando eu for morar aí na sua cabeça vou ficar forte como meu amigo Zé! Não é legal?
R: Nossa! Que coisa estranha! Nojenta! Eu não quero ninguém morando na minha cabeça.
P: Pode deixar que você não vai sair daqui sozinha!
R: Não! Não! Pensando bem já está ficando tarde e a minha mãe deve estar muito preocupada comigo. Ela vai me dar um banho, sabe? Passar shampoo no meu cabelo, creme e depois vai me pentear e fazer uma trança...
LL; Mas, nós vamos todos com você!!!
PI: Mas, nós vamos todos com você!!!
P: Mas, nós vamos todos com você!!!
R - Socorro! Socorro! Ai! Que coceira!
Nesse momento, os piolhos atacam a menina e ela corre assustada pela floresta, de volta para o castelo.
MR: Rapunzel! Rapunzel! Já está tudo pronto para o seu banho! A toalha, o shampoo, o sabonete, o creme e as roupas limpas! Onde está você, minha filha? Alguém viu a minha princesinha?
Rapunzel volta para o castelo, toda despenteada, com a cabeça coçando e chorando muito.
R: Mamãe! Mamãe! Olha o que aconteceu com os meus cabelos!!!
MR: Minha filha! O que foi isso?
R: Sabe o que é Mamãe? Eu só fui dar uma volta lá perto da gruta e encontrei uns bichos muito horrorosos. Um tal de Piolho chamado Zé, uma lêndia chamada Lili e um monte de piolhinhos. Eles falaram que queriam dormir na minha cabeça!
MR: E agora, filha? O que vamos fazer? Vamos cortar o seu cabelo?
R - Não! Eu não quero cortar o cabelo.
MR: Eu não sei o que fazer! Vamos dormir! Amanhã te dou um banho! Quem sabe, até amanhã já foram embora.

Enquanto isso! Durante a noite...
P - Agora é que vamos fazer a festa. A gente fica no pescocinho dela, na orelhinha. Oba!!!
PI - É mesmo. Enquanto ela dorme, eu vou me alimentar do seu sanguinho. Vou crescendo... crescendo... até ficar um piolhão, bem grande, para voar até a cabeça de outras crianças.
LL - E eu, vou me transformando em pequenos piolhinhos... bem bonitinhos.
No dia seguinte...
MR - Ai! Que coceira. Acho que eu também estou com piolho, filha.
R - Os bichinhos estão morando na sua cabeça também, mamãe?
MR - Sim, minha filha. Agora eu não sei como tirar esses bichos horrorosos da cabeça.
Nesse momento... Aparece a Fada Madrinha...
R - Quem é você?
MR - Quem é você?
FM - Eu sou a Fada Madrinha e vejo que vocês estão com um sério problema, não é mesmo?
MR -É sim fada! Minha filha quis conhecer a floresta e acabou trazendo um monte de bichos na cabeça e agora não sabemos o que fazer para nos livrarmos deles.
FM - Isso é fácil! Não existe mágica! Vou ensinar como cuidar disso. Logo, logo, vocês estarão livres desses bichinhos.
R - Está bem!
MR - Está bem!
Madrinha falando com a mãe da Rapunzel
FM - Em primeiro lugar você deve lavar bem os cabelos, com shampoo e creme. Depois, deve pegar o pente fino e tirar todos os ovinhos, os piolhinhos e os piolhões. Por último você deve passar o remédio, mas tome cuidado com os olhos.
MR - Isso demora?
FM - Um pouco. Você deve olhar a cabecinha dela, todos os dias.
MR - Muito obrigada Fada Madrinha. Vamos começar agora mesmo.
P - Pessoal!!! Estamos com problemas! A Fada Madrinha ensinou a mãe da Rapunzel como fazer para acabar com a gente.
PI - Estamos perdidos. Já estamos nos sentindo fracos!
LL - Estamos perdidos. Já estamos nos sentindo fracos!
MR - Pronto, minha filhinha! Agora sim! Seu cabelo está limpinho e todos os bichinhos foram embora.
FM - Parabéns, mamãe! É assim mesmo! Basta ter cuidado e o problema vai embora. Adeus! Agora preciso ir embora!
R - Que bom!!! Deu tudo certo! Mamãe, posso fazer um pedido? Posso conhecer novos amigos?
MR - Pensando bem... Pode sim! Mas você vai para a escola e vai conhecer muitos amigos lá. Vai brincar, fazer atividades, passear e se acontecer, com alguém, o que aconteceu com você é só seguir o conselho da Fada Madrinha. Diga a eles que com carinho, amor e cuidado, tudo se resolve.
R - Obrigada, mamãe!!

Web Site desenvolvido e gerenciado por:
Hosted by www.Geocities.ws

1