Centro Espiritualista Miguel Arcanjo e Tenda Espírita Mamãe Oxum

 

 

 

 

Sorry, your browser doesn't support Java.

 

 

PERANTE A DESENCARNAÇÃO

 

Querido amigo, seja bem-vindo!

 

 

Paz. luz e muito amor, em todos os corações!

A exaltação das derradeiras horas  de Jesus na Terra, através da representação ou lembrança incessante de seu martírio, costumam deixar em nossas almas um quê de melancolia, de remorso indefinível...
Isso porque as comemorações da semana santa prodigalizam a morte, quando sabemos que Jesus ressurgiu triunfante após o suplício, mostrando-nos que nada termina no sepulcro...
"Por que chora?" - pergunta ele a Maria.
"Porque levaram seu corpo embora." - responde ela.
Significativo, profundo, o fato nos ensina que assim como Maria, choramos a desencarnação dos nossos entes amados tão só porque a morte levou-lhes o corpo embora, ignorando, qual ela fez, o triunfo da Vida sobre as sombras passageiras da morte terrena...
Morrer não é desaparecer, é retornar para casa, para a verdadeira Casa. e para onde mais cedo ou mais tarde também retornaremos todos nós...
Que a morte não nos abale além da saudade compreensível, do pranto justo da dor da separação, do carinho ausente, sabe Deus por que tempo ainda!...
Mas que não seja revolta, desespero ou lágrimas que adoecem... Que a desencarnação seja para nós algo maior que uma cerimônia fúnebre, com véus escuros e lágrimas amargas.
Seja a compreensão de que a vida, para além das tramas do silêncio repentino, ressurge sempre mais bela e mais plena, perguntando-nos por isso mesmo, porque afinal ainda nos encontramos chorando...
 

 

 

 

 

 

PERANTE A DESENCARNAÇÃO  

Resignar-se ante a desencarnação inesperada do parente ou do amigo, vendo nisso a manifestação da Sábia Vontade que nos comanda os destinos.
Maior resignação, maior prova de confiança e entendimento.

Dispensar aparatos, pompas e encenações nos funerais de pessoas pelas quais se responsabilize, abolir o uso de velas e coroas, crepes e imagens, e conferir ao cadáver o tempo preciso de preparação para o enterramento ou a cremação.
Nem todo Espírito se desliga prontamente do corpo.

Emitir para os companheiros desencarnados, sem exceção, pensamentos de respeito, paz e carinho, seja qual for a sua condição.
A caridade é dever para todo clima.

Proceder corretamente nos velórios, calando anedotário e galhofa em torno da pessoa desencarnada, tanto quanto cochichos impróprios ao pé do corpo inerte.
O companheiro recém-desencarnado pede, sem palavras, a caridade da prece ou do silêncio que o ajudem refazer-se.

Desterrar de si quaisquer conversações ociosas, tratos comerciais ou comentários impróprios nos enterros a que comparecer.
A solenidade mortuária é ato de respeito e dignidade humana.

Transformar o culto da saudade, comumente expresso no oferecimento de coroas e flores, em donativos às instituições assistenciais, sem espírito sectário, fazendo o mesmo nas comemorações e homenagens a desencarnados, sejam elas pessoais ou gerais.
A saudade somente constrói quando associada ao labor do bem.

Ajuizar detidamente as questões referentes a testamentos, resoluções e votos, antes da desencarnação, para não experimentar choques prováveis ante inesperadas incompreensões de parentes e companheiros.
O corpo que morre não se refaz.

Aproveitar a oportunidade do sepultamento para orar, ou discorrer sem afetação, quando chamado a isso, sobre a imortalidade da alma e sobre o valor da existência humana.
A morte exprime realidade quase totalmente incompreendida na Terra.

ANDRÉ LUIZ
(Conduta Espírita, 36, FEB)

 

Que a sua semana seja de paz e entendimento, com Jesus!

Um grande e fraterno abraço,
IDEAL ANDRÉ (SITE ANDRÉ LUIZ)

 

"Quem diz que ama e não procura compreender e nem auxiliar, nem amparar e nem servir,

não saiu de si mesmo ao encontro do amor em alguém. "
ANDRÉ LUIZ  

 

Matéria extraída do site André Luiz pelo qual somos profundamente agradecidos pela divulgação das belíssimas mensagens disponibilizadas na Internet à toda a comunidade espírita. 

A todos os irmãos de fé,  aconselhamos a consulta do  site de André Luiz:

http://www.geocities.com/ideal_andreluiz/

 

 

 

  Home Page                                                                                        

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1