A UMBANDA

Breve Histórico
É difícil precisar o surgimento da Umbanda com uma religião, pois existem várias correntes que afirmam as mais diferentes variantes.
A umbanda é uma religião surgida no Brasil, de caráter espiritualista, tem
sua base e fundamento de sua doutrina no rito Kardecista, e no culto africano,
de onde herdou o nome de seus orixás, alguns ritos e materiais de culto, mas
também engloba elementos do Catolicismo (santos, rezas) da doutrina de Kardec
(reencarnação, conceitos de evolução espiritual e dogmas morais), da cultura
oriental (defumação, incenso, cabala) e também da cultura indígena (cablocos
nomes), dessas cinco bases surgiu a Umbanda.
A data de seu surgimento ainda é imprecisa, uma grande corrente afirma ter sido
com Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado pelo médium Zélio de Moraes,
na cidade de Niterói - Rio de Janeiro, a 15 de novembro de 1908. Entretanto
verifica-se ai uma umbanda totalmente influenciada e moldada na doutrina de
Kardec, o que seus seguidores a chama de Umbanda Branca, sem tambores rituais,
etc. Pois seu fundador é remanescente do Kardecismo, muitas casas seguem sua
corrente.
Outra corrente afirma que Umbandomblé (Umbanda + Candomblé) a antiga
"Macumba Carioca" que desceu o morro e veio para o asfalto, seria um
afro mais simples, além de usar uma linguagem nacional. Essa toca tambores, e
segue uma ritualística mais africana, muito embora de uma forma mais leve,
outros tentam localiza-la nas velhas religiões.
Como toda religião revela as leis do mundo moral e tem mesmo principio que é
Deus. A umbanda tem seu maior nome, Oxalá, que na umbanda não tem filho , mas
é pai de todos e nem tem culto organizado, é uma religião espiritualista,
pois crê que em nós nem tudo é material, nem tudo é corpo existindo algo
mais, vida após a morte física.
Hoje em dia, a umbanda é uma realidade brasileira, professada por mais da
metade da população, reverencia alguns orixás do povo de nagô e tem certa
aproximação com cultos de Angola e Congo.
A umbanda tem passado por uma fase de degeneração pela falta de preservação
da originalidade do culto, muitos dirigentes espirituais sem uma sólida educação
religiosa e desconhecendo o preceito, se arvoram em abrir templos após colher
apenas visualmente os princípios de diversos templos, uns certos e a maioria
errados.
Existe uma grande corrente que não aceita o culto de orixás na umbanda, embora
afirme ter algumas raízes africanas e sejam promotores de grandes festas de
Iemanjá e Ogum, dois orixás muito reverenciados.
Hoje em dia, achamos que os umbandistas, principalmente seus dirigentes
espirituais devem se despir da vaidade e virem estudar e debater sobre uma
umbanda e seus problemas , somente assim, teremos uma religião forte, correta,
pura e solidamente organizada.
Umbanda é religião, e nosso terreiro é um templo não só durante as sessões
ou gira, mas por todas as 24 horas do dia.
A umbanda não se alimenta de nenhum tipo de preconceito, seja de cor , de
credo, raça ou social, suas portas estão abertas a todas pessoas que estejam
precisando de ajuda.
Somos uma religião da qual não importa a riqueza material, a profissão, a
posição, sem nenhum outro aspecto que não a fé, a humildade, capacidade, a
união e a fraternidade.
O que nos liga é um sentimento, mais que uma necessidade, temos que reconhecer
inicialmente uma necessidade material ou emocional que em geral traz as
pessoas ao templo, mas a verdade é que a permanência dessa pessoa no convívio
de templo ou na prática da caridade, já não é motivada por suas
necessidades, mas sim por sua fé.
Inveja,ciúmes, ambições são coisa que não tem lugar entre nós, e que
devemos evitar, pois mais cedo ou mais tarde elas se voltam contra nós mesmos.
Por isso, devemos manter dentro do templo uma atitude e respeito, consciência ,
razão e amizade fraternal para com todos os demais componentes do templo, o que
forma um templo e umbanda é um ponto comum entre seus membros, sem esse ponto
comum, não haveria templo, mas sim um amontoado e pessoas .
Umbanda é o mais belo dos templos, onde Deus mais aprecia ser manifestado ou
mesmo onde aprecia estar no íntimo do ser humano.
Atualmente, existe uma grande troca de conhecimentos e experiências entre
doutrinas umbandistas e kardecistas de forma ainda muito reservada, mas real.
A grande maioria dos templos de umbanda usa a doutrina kardecista como base, e
os kardecistas (espíritas) já admitem alguns rituais outrora inviáveis como
incorporação, os passes e pequenos rituais. A presença do preto velho e do
caboclo já não constitui uma novidade.
O kardecismo é a doutrina codificada por Allan Kardec e prega o evangelho cristão
como base no espiritismo, daí a necessidade de definirmos:
Espírita - Aquele que tem a relação com o espiritismo e que crê nas
manifestações dos espíritos, é o que chamamos de Kardecistas.
Espiritismo - Doutrina fundada sobre a crença da existência, é a ciência que
prova a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o
mundo material.
Espirito Segundo Allan Kardec - um principio inteligente fora da matéria, é
alma. A alma do homem sem seu invólucro carnal, estão por toda parte.
Espíritos são seres inteligentes da criação, que povoam o universo fora do
mundo material e que constituem o mundo invisível, são almas daqueles que
vieram sobre a terra ou em outras esferas.
Tem sua individualidade após a morte. É de natureza diferente da do corpo. Tem
consciência própria. Em união com o corpo o espirito é o ser principal, o
ser pensante e sobrevivente, o corpo é o acessório. Os espíritos pertencem a
diferentes classes e não são iguais nem em saber, nem em moralidade. Os espíritos
não permanecem eternamente na mesma situação. Todos tendem a se aperfeiçoar,
passando por diferentes estágios, que são reencarnações. As reencarnações
são sempre progressivas.
Espiritualista - O que tem relação com o espiritualismo, aqueles que crêem
que em nós , nem tudo é a matéria.
Espiritualismo - é o sentido oposto ao materialismo, é a crença na existência
da alma espiritual e imaterial, é a base de todas as religiões que acreditam
na existência de espíritos fora da matéria: Umbanda, Bramanismo, Budismo,
Catolicismo, e Cultos Afros.
