Dia 5 - Barinas - Apartaderos:
Dados: 320 Km
Barinas - Barinitas - Las Piedras - Santo Domingo - Laguna Mucubají - Apartaderos
El Refúgio Turístico Mifafí - muito bom duplo-twin (4pax) std aprox. USD 30
É apartir daqui que começamos a subir aos Andes Venezuelanos: pouco depois de Barinitas, a estrada começa a subir e fazer fortes contornos, e em curto espaço de tempo passamos pelo portal de entrada a Mérida, o estado Andino detentor de grande parte das atrações naturais dos Andes na Venezuela. Felizmente a estrada é de ótima qualidade, o que compensa nossa baixa média, de apenas 50km/h - boa parte na 3a marcha, devido às curvas perigosissimas, aliadas aos talentos dos motoristas Venezuelanos. Na fronteira estadual, paramos para conversar com os locais, que estavam descascando "conchinchas" - algo parecido com feijao selvagem que explicaram cresce nas encostas das montanhas. Paramos inúmeras vezes para apreciar a paisagem e fazer fotos, e galgar a altitude aos poucos, combinado com momentos de relaxar, e esticar-se. Para Zé, Amarildo e Ivone, é uma experiência de primeira mão, ver as montanhas e estar em altitudes mais elevadas. Demoramos aproximadamente 4 horas para percorrer os aproximados 50Km entre Barinas (+/- 600m alt.) a Sto. Domingo (+/- 2.170m alt.). Devido ao ritmo "manso", nenhum de nós sofreu com a altitude. Em Sto. Domingo, compramos souvenirs, e almoçamos no "El Mesón de Chemara", onde o proprietário, Sr. Nolberto, cuida muito bem de nós e serve uma comida divina: truta criada nas águas geladas da cidade Andina, e o famoso vinho local de Amora, típico em toda Mérida. Definitivamente um "must" para qualquer viajante que passe por Sto. Domingo! Achamos que Nolberto tenta deixar o Ramesh bebado, pois traz todo tipo de licor e bebida local para ele provar, mas não conseguiu, se era esse o objetivo. O Zé estava preocupado com a ideia, de estar sendo conduzido por um bebado nas pistas Andinas! Seguimos no mesmo ritmo até o Lago Mucubají, a aprox. 3.600m de altitude - foram mais 25Km, e uma subida de mais 1.400m. A Temperatura cai rapidamente de +18C para +6C, e inumeras vezes estamos dirigindo dentro de nuvens. Para todos nós, uma experiência de tirar o folego (literalmente!), e incrível. A paisagem está continuamente mudando com a altitude, e cada uma mais bonita que a outra. A "Laguna" fica dentro do INPARQUES, e pouco enxergamos do lago, pois as nuvens densas estão encostadas no chão. É a primeira vez que percebemos a seriedade da altitude: qualquer movimento brusco, e estamos tontos; qualquer coisa mais rapida que uma caminhada, ou mais comprida que 10 passos, e estamos sem gás e com a respiração ofegante. Além disso, não temos qualquer outro efeito colateral. Seguimos adiante, até a periferia de Apartaderos, onde paramos para um café e sanduiches de "arepas" (pão local) no monumento "Loca Luz Caraballo", a aprox. de 3.340m alt. Está começando a escurecer, e próximo encontramos um ótimo lugar para descansar: o "Refúgio Turístico Mifafí" - apartamentos, porém de construção pareecida a chalés. Aqui, passamos a noite dormindo a uma altitude de aprox. 3.320m. Parece que estamos extremamente cansados, apesar de ter feito pouco. Do lado de fora, está quase zero graus: também uma primeira experiência para Amarildo, Ivone e Zé, que não aparentam estar feliz com o frio.
Eventos:
| Em Sto. Domingo e Mucubají, Zé, Ivone e Amarildo adquirem luvas e souvenirs para aquecerem-se, já que é bem mais frio que em Manaus. São excellentes lugares para comprar lembranças (souvenirs), o que todos fazem. |
Imagens: