Dia 3 - Upata - Pariaguán:
Dados: 377 Km
Upata - Ciudad Guayana - Puerto Ordaz - Ciudad Bolívar - El Tigre - Pariaguán
Hotel Turistico Pariaguán - duplo std aprox. USD 18 (muito bom, estilo motel)
É uma ótima sensação, acordar após duas "pernas compridas" na estrada, e não estar mais sob pressão de chegar a algum destino específico: a partir daqui, há muitos lugares onde podemos pernoitar, ao contrário dos primeiros dois dias. Iniciamos o dia um pouco mais tarde, após um bom descanso, e um bom e simples café na Panaderia ao lado do Hotel Andrea. às 10:00h estamos com os tanques abastecidos, e de volta na estrada. Após Upata, a rodovia "10" passa a ser duplicada, e deste ponto em diante, pagar pedágio vira uma constante. A média fica entre B$50 e B$300, que significa entre US$ 0,03 e US$ 0,15, por uma infraestrutura que na média, é muito boa. Certamente vale o que se paga, ao comparar com a BR-174! Passamos rapidamente por Ciudad Guayana e Puerto Ordaz, e seguimos direto até Ciudad Bolívar, para almoçar e verificar as belezas dessa cidade pitoresca fundada em 1764. Passeamos pela parte da cidade antiga e catedral, e no Paseo Orinoco, de onde pode ser vista a ponte Angostura - a única sobre o Rio Orinoco, com mais de 1.600m. Antes das 15:00h estamos de volta à estrada, e após atravessar o Orinoco, a paisagem e vegetação muda rapidamente: tudo fica seco e e vegetação é menos densa - estamos nas terras de petróleo. A rodovia volta a ser faixa simples, e há bastante tráfego pesado: boa parte da carga que transita entre o norte e o sul passa por esta estrada. Somente após El Tigre, ela volta a ser faixa dupla. Porém, aqui mudamos de rumo logo ao entrar na cidade, seguindo no sentido ocidental, no trecho menos movimentado rumo a Barinas e os Andes. Porém, para nossa surpresa, mal chegamos a sair da cidade, por volta das 17:00h, que descubrimos um pneu furado no carro do Amarildo. Sem pressa, procuramos logo um borracheiro, e consertamos o pneu, e logo estamos de volta na estrada, e seguimos até Parianguán. Aqui encontramos um ótimo Hotel, estilo motel Americano, onde há uma ótima estrutura, com estacionamento, piscina, e amplos alojamentos, oferecendo conforto e segurança. Descansamos cedo hoje, para forçar mais amanhã.
Eventos:
| Logo na saída de El Tigre, percebemos um pneu furado no carro do Amarildo. Sem stress ou pressa, já que ainda é dia, e estamos na periferia de uma cidade estruturada com lojas e estabelecimentos abertos, trocamos rapidamente o pneu, e próximo, havia um borracheiro que consertou o pneu facilmente. O villão foi um prego - acreditamos que tenha sido os restos de um olho-de-gato/refletor quebrado que foi catado na movimentada pista antes de El Tigre. Este foi o único pneu furado em toda viagem, e ambos carros tinham os mesmos pneus e aros, que permitiria trocas em situações mais críticas. Felizmente, elas nunca ocorreram. |