Turismo
de vizinhança
O
novo presidente do Conselho Municipal de Turismo de Araçatuba, Amauri
Rolland Vieira, inicia o mandato pregando o "turismo de vizinhança". Nada
de ficar dependendo de grandes projetos, muito dinheiro. A idéia é divulgar
o comércio, a noite e os eventos de Araçatuba nas cidades em um raio de
100 quilômetros.
São idéias lógicas, de quem sabe que não adianta querer abraçar o mundo,
dar o passo maior do que as pernas. Há muito se fala em turismo como a
salvação, como vocação da região, mas até agora pouco foi feito para que
o sonho vire realidade. Tem sido muito discurso e pouca prática. Exemplo
é a prainha no rio Tietê, inaugurada no fim do ano passado e completamente
abandonada hoje. Como falar de opção econômica em turismo quando não se
cuida de um local tão básico.
Turismo é sim uma opção econômica para o Brasil, principalmente com a
internacionalização e integração cada vez maior das economias do mundo.
É um produto de exportação que podemos vender sem ter que entregar a mercadoria.
Opção para atrair fluxo de dólares, em tempos em que o país precisa demais
da moeda americana para equilibrar seu balanço de pagamentos.
Foi a opção que a Espanha teve, há cerca de 15 anos, para compensar os
altos investimentos que tinha de fazer em geração de energia e compra
de petróleo. Sem produtos de alta tecnologia e valor agregado para vender,
a Espanha decidiu vender suas paisagens, história e simpatia de seu povo.
É o país onde mais cresce o número de visitantes hoje no mundo.
A região de Araçatuba pode não ter o apelo espanhol ou as belezas com
que a natureza abençoou o Nordeste brasileiro. Não vai atrair visitantes
para pacotes de uma semana no mínimo, mas tem plena condição de investir
no turismo de fim de semana. O rio Tietê, quase cristalino na região,
é o grande apelo, principalmente levando-se em conta que, por aqui, é
verão quase o ano todo.
Nesse sentido, está certo o rumo pretendido por Amauri Vieira. Experiência
ele tem, afinal, organiza o maior evento turístico de Araçatuba, a exposição
agropecuária.
Mas, para firmar imagem de local propício ao turismo, a cidade precisa
resolver o grave problema ambiental representado pelo lixão. Também precisa
de mais cuidado, ruas limpas, parques, flores. Em turismo, beleza é fundamental.
Respeito ao meio ambiente também.
Fonte:
Jornal Folha da Região 22/07/01