A Biodança
especificamente para terceira idade, podemos afirmar que é feita uma combinação de
ginástica com baile. A ginástica se agrega alegria e o baile toda a descontração e o
afeto por estar junto com outra pessoa ao sabor de uma boa música.
A principal preocupação no trabalho de
Biodança é a profilaxia: chegar aos 80 anos e estar bem. Não somente sobreviver mas,
viver com uma boa qualidade de vida, saudável e feliz. Tal como o personagem do romance
Zorba o Grego, ter a satisfação de viver e dançar a vida.
Diferentemente da ginástica convencional
na Biodança as pessoas descobrem novos estímulos para a vida. A vida é infinita.
Despertam uma nova atitude frente as pessoas: esposo(a), filhos, netos. Incorporados em um
grupo e não separados.
Ao contrário das Danças de Salão, para
realizar os exercícios durante as vivências é muito simples, não existe a necessidade
de saber dançar, nem aprender passos marcados e sim de disposição para criar a sua
própria dança, sem que o homem seja o único condutor dos passos. Os movimentos nos
exercícios, são todos harmônicos e fluidos, sendo evitados os gestos bruscos e muito
rápidos.
Os praticantes de Biodança nunca se
isolam em um canto da vida; estão sempre dentro de um grupo participando com alegria. |