Desculpas
por
Lailla
Final da
primeira aula de poções do segundo ano da turma de Harry Potter.
Snape
mantinha os olhos fixos numa certa página de um livro enorme de capa vermelha
sobre a sua mesa enquanto seus alunos saiam da sala. Dez minutos depois ele
fechou o livro imaginando que todos já haviam deixado o local e estaria
sozinho. Puro engano. Sentada ainda em sua cadeira e observando-o desde o
momento em que todos se retiraram estava Hermione Granger.
Os olhos
de Snape pararam sobre ela e assim permaneceram por alguns instantes. Hermione não
deixou de fitá-lo após perceber que não estava mais incógnita.
— Eu
preciso fechar a sala, Srta. Granger. — disse erguendo-se de sua cadeira e se
preparando para ir embora — Está com algum problema para levantar-se?
— Não,
professor. — ela levantou de sua cadeira e pegou os livros já arrumados sobre
a mesa, abraçando-os em seguida na frente do corpo — Eu já estou indo.
Snape
ouviu e sentiu um leve gaguejar na voz da jovem menina.
— Por
acaso pretendia me dizer alguma coisa, senhorita? — ele perguntou num tom
imponente enquanto cruzava os braços.
— Não
senhor. — Hermione baixou os olhos e se dirigiu à saída da sala.
—
Espere. — Snape pronunciou permanecendo na mesma posição.
Hermione
estancou.
— Se
quer me dizer alguma coisa, Srta. Granger, que seja agora.
Hermione
voltou devagar até sua frente. Ao contrário de ainda há pouco, não conseguiu
mais encara-lo.
—
Professor, é que.... o senhor deve ter tomado conhecimento de que eu, o Harry e
o Rony tínhamos certeza de que era o senhor quem estava tramando contra o
diretor Dumbledore para assim se apoderar da Pedra Filosofal em nome do
senhor-sabe-quem...
Snape
continuou fitando de forma imparcial a parte de cima da cabeça de Hermione já
que ela não ousava erguer os olhos.
— Nem
por um momento nós imaginamos que o verdadeiro traidor fosse o professor
Quirrell. Até o último momento, estávamos certos que.... era o senhor... —
Hermione baixou ainda mais a cabeça.
Um
pequeno silêncio.
— Os
meninos nem tanto, mas o senhor sabe como eu odeio errar... odeio mais ainda ser
injusta com quem quer que seja e... nós cometemos uma injustiça.
— Se a
senhorita pretende pedir desculpas, não está sendo muito direta, Srta.
Granger.
—
Acontece que eu ainda não confio no senhor! — ela ergueu os olhos na direção
dos dele, mas imediatamente os arremeteu de novo ao chão — Desculpe por ter
dito isso. E também pelas acusações injustas sobre o senhor com relação à
Pedra Filosofal. Em meu nome, em nome de Harry e em nome de Rony, eu peço
desculpas, professor Snape.
— Se já
disse o que queria, então pode ir, senhorita Granger.
—
Professor, é que...
— Sim?
Algo mais a acrescentar?
— É
que o senhor não disse se aceitou ou não as nossas desculpas.
Snape não
respondeu de imediato. Ficou observando-a, analisando-a por um certo tempo.
— Eu
aceito as suas desculpas, senhorita. As suas! — ele frisou — Agora se
já terminou...
— Sim,
eu já terminei. — ela reiniciou sua trajetória até a porta para ir embora.
— Só
mais uma coisa, senhorita Granger. — ele disse com as costas voltadas para as
costas dela.
Hermione
parou, mas não se virou. Snape tão pouco.
— Sim,
professor? — ela indagou ainda com a voz trêmula pela situação.
— Se eu
fosse a senhorita, manteria sua posição de não confiar em mim.
Hermione
prendeu a respiração.
— A
senhorita errou... dessa vez. Ninguém sabe na próxima! — Snape disse de uma
forma que Hermione julgou como sombria.
— Sim,
professor... — as palavras teimaram em sair estremecidas — Eu vou me lembrar
disso.
E saiu
dali transtornada a passos rápidos e nervosos.
"O
mal precisa ser exterminado a todo e qualquer custo!", um pensamento
perdido no espaço naquele instante. Seria de Hermione? De Severus?
Talvez de
ambos...
Fim
N/A:
Essa shortfic era uma coisa que eu esperei ver no primeiro filme de Harry Potter
(eu não li nenhum dos livros de HP - se lá aconteceu algo do tipo, paciência
u.u -, só vi os filmes... e bem atrasada com relação aos lançamentos de cada
um). Então, como eu estava dizendo (essa nota vai ficar maior que a fic, vocês
vão ver O.o), antes de assistir HP1, um amigo comentou que o vilão da história
era um professor.. "Não lembro do nome dele direito", ele me dizia
"mas ele morre no final, o Harry mata ele...". Pronto! Muitoooooo
tempo depois estava eu assistindo Harry Potter 1. Meus olhos bateram no Snape e
eu me apaixonei (como ser diferente? Heehe!) e daí aquelas três coisinhas
dizendo o tempo todo que ele era o traidor e eu acreditei e me desesperei
pensando por que o professor que eu tinha amado logo de cara ia morrer no final
(ai, quando eu lembro da minha agonia durante o filme todo dá vontade de
esganar aqueles três pestinhas... e também o meu amigo, é claro).
Bjinhos!
Lailla