|
Que tal um
Windows que roda do CD?
Isso existe?
Como dizem, há gente que acha solução pra tudo...
Sim, existe! O Windows rodará do CD, detectará o hardware
básico do computador e carregará uma interface simplificada.
Você tem suporte a maioria das aplicações win32/pe,
podendo rodar programas e até gravar CDs (desde que possua uma
unidade para rodar o CD e outra para gravação). Você
pode ver o conteúdo do HD e editar arquivos básicos. Ferramenta
excelente para administradores e técnicos, em recuperação
de dados e também uma saída alternativa para usar o PC quando
seu HD abrir o bico. Além disso, é um meio de acessar (e
editar!) arquivos alheios em PCs protegidos por senha, servindo como uma
ferramenta de recuperação.
Mas onde existe esse CD? Naturalmente, ele não está disponível
para download em lugar algum. Você vai criar um, usando o SEU
CD do Windows. Isso não é pirataria, você modifica
o Windows para VOCÊ mesmo usar.
Existe um programa, o PEBuilder / BartPE, que extrai os arquivos de um
CD do Windows e gera uma imagem ISO, que deverá ser depois gravada
em CD. Essa imagem contém comandos de inicialização
(é um CD de boot), mas não é para instalar o Windows.
Ela executará o Windows, de forma semelhante às distribuições
Linux que rodam do CD, como o Kurumin por exemplo, (digo de forma semelhante
"para o usuário", visto que são sistemas incompatíveis
entre si e sem ligações :). O que dá a entender é
que ele carrega o Windows até determinado ponto de uma suposta
"instalação", onde o hardware gráfico é
ativado e recursos essenciais são executados. No entanto em dado
momento a "instalação" é interrompida e
é executado um programa, um menu para você acessar os aplicativos.
Você não terá a sua disposição o Explorer,
pois ele é muito pesado e deveria carregar muitas outras coisas.
No entanto as janelas ficam com o tema padrão do Windows, e a maioria
dos programas que estiver no HD pode ser executada. Ele criará
um disco virtual na memória RAM (ramdisk), e alguns arquivos que
precisam de suporte a escrita são colocados aí. Não
precisará de senha nem nada, ele usará a conta padrão
do Windows (a conta usada durante a instalação, e posteriormente,
a que é utilizada até a tela de logon).
Bem... Vamos mostrar um tutorial básico e fácil!
Você precisará de:
- CD do Windows XP (com
Service Pack 1 ou posterior), ou Windows Server 2003 (com ou sem Service
Pack).
- Cerca de 1 GB livre
no seu HD, temporariamente (depois de gravar o CD você pode
apagar a pasta do PEBuilder e a imagem ISO do CD e recuperar o espaço).
Aqui eu vou mostrar apenas
como gerar o CD. Você pode personalizar uma série de coisas
editando os "plug-ins", mas como este site é dedicado
"também" a geeks e fuçadores, não vamos
nos deter a isso. Para adicionar alguns programas para rodar do CD você
tem que alterar um plug-in do BartPE que adiciona entradas no registro
(ele é instalado por padrão, basta editá-lo), afinal
alguns programas só rodam se encontrarem determinadas informações
no registro. O processo consiste em indicar a fonte dos arquivos, uma
pasta com arquivos adicionais que você queira deixar no CD e configurar
os plug-ins desejados. O PEBuilder fará o restante sozinho. Vamos
lá.
Com o PEBuilder instalado, abra-o (Iniciar > Programas > PEBuilder).
Veja:

Coloque o
CD do Windows na unidade de CD, e indique o caminho no campo da fonte
(indique a unidade, não a pasta i386). Se você quiser, inclua
uma pasta com arquivos que você queira deixar no CD (por exemplo,
alguns programas extras, arquivos diversos, a foto da sua namorada...).
No campo "Saída", deixe o padrão; é apenas
uma pasta para onde os arquivos serão copiados, com a estrutura
do CD. No campo "Saída da mídia", escolha "Criar
imagem (ISO)" e escolha o local para salvar o arquivo. Se quiser
gravar direto pode marcar a opção "Queimar CD/DVD",
mas aí você deverá ter o CD do Windows em outra unidade.
Se você só possui a unidade de gravação deixe
marcada a opção de criar imagem, e depois grave-a com o
seu programa de gravação de CDs.
Enfim.. Clicando
no botão "Plugins" você pode ativar ou desativar
plug-ins. Uma série deles é inserida por padrão.
Recomendo ativar o "Boot Fix", que habilita o item "Pressione
uma tecla para iniciar do CD...". Isso ajuda na hora de dar boot
em um PC com sistema já instalado, afinal você não
precisa retirar o CD para alternar o sistema. Para ativá-lo, clique
no botão "Plugins", selecione o "Boot Fix..."
e clique no botão "Ativar/Desativar". Depois clique em
"Fechar", retornando à tela do PE Builder. Aí
é só clicar em "Gerar". Agora "sente e relaxe
enquanto o Windows 98 é instalado em seu PC"... He he, sente
e relaxe enquanto os arquivos são extraídos do CD do Windows,
mesclados com as configurações do PE Builder / BartPE e
armazenados no ISO.
Ao fim ele
mostrará um relatório. É bom observar se não
tem erros. Agora é só gravar o CD :)
Para a maioria
dos programas de gravação, você pode usar diretamente
a opção "Gravar imagem", mas existem excessões.
No caso do Nero Burning ROM, por exemplo, você precisa abrir o programa,
cancelar a tela de entrada, clicar no menu "Gravadora > Gravar
imagem" e indicar o arquivo ISO criado.
Veja o sistema
dando boot (é a mesma tela de boot do Windows "normal"):
Agora ele
em execução:

Nesse caso
personalizei o menu com links para programas que coloquei numa pasta adicional
do CD (para editar o menu, edite o arquivo "\pebuilder3110a\plugin\nu2menu\nu2menu.inf",
está em estilo XML e não é difícil), além
de traduzi-lo. Por ali pode-se trocar a imagem do botão "Iniciar"
também :). E para trocar o papel de parede, basta trocar o arquivo
"bartpe.bmp" na pasta do PE Builder.
A adição de alguns programas específicos fica facilitada,
pois vêm pré-configurados pelo PEBuilder. O que você
deve fazer é copiar e colocar os arquivos do programa na pasta
dele (dentro da pasta "\plugin\<NomeDoPrograma>\files"),
e editar o arquivo ".inf" da pasta do programa (esse arquivo
mantém entradas que serão adicionadas no registro, para
o funcionamento correto dos aplicativos, visto que não terão
como ser instalados depois, com o Windows rodando do CD). Para adicionar
o Nero Burning ROM, por exemplo, copie os arquivos da pasta "Nero
Burning ROM" (do seu Nero já instalado) para "\plugin\nero
burning rom\files", editando no arquivo "\plugin\nero burning
rom\penero.inf" o número serial e seu nome de registro. No
caso do Nero 6, copie também o "shfolder.dll" da pasta
system32 para a pasta "files" do Nero no PEBuilder. No arquivo
".inf" haverá algumas notas sobre requisitos de outros
programas. Se o programa que você precisa incluir não estiver
"catalogado" pelo PEBuilder, você pode colocar a pasta
dele dentro da pasta adicional, que você pode definir na primeira
tela apresentada.
Ele rodará até mesmo em PCs sem HD. Experimente desconectar
o cabo do seu se não acredita.
Eu não testei a rede nem a conexão, muito menos o som. Diversos
programas simplesmente não têm como ser executados, como
o Internet Explorer, já que carregariam para isso uma série
de arquivos e drivers do Windows inviáveis. Para acessar os arquivos
e pastas das unidades, use o programa "A43 File Management Utility",
já embutido por padrão no Bart PE.
O Windows é um sistema que não foi projetado para rodar
do CD, portanto agradeça por ter esta alternativa não-MS
que funciona. Apesar das limitações, ele é excelente
como ferramenta para técnicos.
Um uso comum, muito usado em manutenção, por exemplo, é
jogar os dados do usuário em outra partição ou HD
para formatar o primeiro sem perder os dados, além de poder ver
arquivos do HD, editar e salvar arquivos em disquetes, copiar disquetes.
Observação: NÃO UTILIZE MÍDIAS
CD-RW (regraváveis). Funciona, mas não é recomendável
para CD de boot, por ser geralmente mais leeento e apresentar problemas
mais facilmente.
Dica: Se você não quer gastar um CD só
para testar (mesmo tendo hoje CDs virgens a menos de 1 real!), pode usar
um emulador de PC e dar boor através dele! (como o VMware, QEMU,
Bochs, Xen, entre outros).
Uma nota legal: Os CDs gerados usando o PC Builder devem
ser apenas para uso pessoal. Redistribuí-los de qualquer forma
(mesmo emprestar o CD para amigos) é considerado uma forma de pirataria.
Legalmente falando, mesmo para gerar um CD para uso pessoal, você
precisaria de um CD original do Windows e a licença de uso. Dentro
dos termos da EULA da Microsoft, o CD gerado pelo PE Builder seria considerado
uma instalação do sistema.
As cláusulas sobre engenharia reversa da EULA não se aplicam
neste caso, pois elas se referem ao uso de ferramentas de engenharia reversa,
usadas para "desmontar" o programa e obter o código fonte.
No caso do PE Builder, você está apenas gerando uma instalação
modificada, o que é legalmente similar a gerar uma mídia
de instalação contendo um service pack ou outras atualizações,
por exemplo.
|