| Ja
se perguntou; Devo formatar meu PC???
Motivos pra você
formatar o PC:
Quando você tiver um problema bem maldito, formatar da
um jeito.
Reinstalar tudo é um bom motivo pra você organizar o seu HD bonitinho.
Reinstalar tudo é um bom motivo pra você não encher o HD de merda.
Tudo funciona com o HD limpinho e formatado, até o Windows.
Você pode particionar o HD, o que depois facilitará uma possível
formatação ou qualquer problema bem feio.
O computador fica bem rápido com o HD limpo, tal como era quando
você comprou.
Motivos pra você não formatar o HD:
Se você tiver algum descuido com backups e drivers, pode acabar
precisando do computador de alguém pra te ajudar.
Você não saber nada de comandos de DOS (vamos tentar mudar isso).
Você fazer merda com as partições, e depois quase "estragar
o HD".
Você pode ter um ataque do coração se encontrar algumas mensagens
como "Tipo de Mídia inválido", porém isso tem solução...
Você não tem backup de nada importante, e não tem como reinstalar
tudo.
Alguns detalhes que ajudam MUITO antes de formatar o HD:
Se você usar DriveSpace ou qualquer outro compactador de disco.
Por favor, desabilite-o antes de formatar. Afinal, você vai perder todos
os dados (não backupeados) mesmo.
Tenha um disco de BOOT perfeito antes de tentar fazer qualquer
coisa.
Verifique se com o seu disco de BOOT você consegue acessar o CD
ROM.
Verifique em cada canto do seu HD, se não falta backupear nada,
a gente sempre esquece alguma coisinha escondida, que depois fica anos
chorando porque não sabe onde fez o download...
Você não pode formatar o "c:\" a partir do "c:\".
Faça isso a partir de um disquete, copiando o FORMAT.COM para o disquete.
Tenha os discos do seu sistema operacional para poder instalá-lo
após a formatação.
Tenha certeza que você não tem nenhum vírus no computador. Dependendo
do bichinho a coisa pode ficar preta...
Tenha sempre em mente tudo o que você vai precisar fazer. Isto
é quase um manual passo à passo, mas quem disse que esses manuais sempre
funcionam?
Formatando o HD
Você pode formatar o HD, simplesmente dando o comando :
Se seu pc for esses novos
de agora com certesa vai estar comfigurado para iniciar apartir de um
diskete ou CD ROM de boot tipo CD do Windows XP ou qualquer outro, mais
para garantir a limpa coloque um diskete de boot do windows 98 espere
iniciar toda leitura e quando aparecer a:\> digite na frente format
c: /u este barra u é de Undelete limpa totalmente o HD
depois de formatado ai vc pode reinstalar o que você quiser. Apenas um
detalhe: formatando desse jeito, você perde os seus arquivos de sistema,
naum sobra nenhum pra contar historia. Por isso a necessidade de ter um
disco de BOOT perfeito. A partir de um disco de BOOT perfeito, você garante
o quase total funcionamento do computador. Reinstalar o Ruindows não vira
um problema, nem reinstalar nada.
Utilizando um disco de boot:
Perfeito, não esqueça de copiar todo o seu conteúdo após a formatação,
para "c:\".
Comando:
"a:\>copy *.* c:\"
Após ter feito isso, os seus config.sys e autoexec.bat já estarão rodando
no próximo boot. Porém, você têm de se lembrar de mudar as linhas no config
e no autoexec, para dar referência aos arquivos no c:\ e não no a:\ :
"c:\>edit config.sys"
Você entrará num simples editor de texto. Edite as linhas...
"DEVICE=A:\HIMEM.SYS"
mude para
"DEVICE=C:\HIMEM.SYS"
e assim por diante.
Feito isso, no autoexec.bat no config.sys. O boot do seu HD já está completo,
e o uso de disco de boot já deve ser desnecessário.
Formatando como os "profissionais"...
Bom, ultimamente, futucando por aqui no meu computador, constatei que
formatar o HD, e particioná-lo, pode ser a maior mão na roda.
Alguns motivos pra particionar o HD.
Melhora a organização do HD.
Você pode formatar as partições como se fossem 2 HDs diferentes.
Portanto nada de milhões de backups em disquetes... Joga tudo numa partição
e formata a outra, e vice-versa!
Instalar outros sistemas operacionais.
Compactar uma parte e outra não.
Jogando o sistema operacional numa partição, e a bagulhada toda na outra.
O sistema operacional fica bem mais rápido.
-> Se vc ñ tiver um
disco de boot vc pode aprender a fazer um, visite a a parte Disco de Boot
do site.
Alguns motivos pra não particionar o HD.
Bagunçar tudo com o FDISK.
Deletar as partições e não ter mais o FDISK para consertar o erro.
Você não entende lhufas de DOS.
Você tem 2 HDs.
Algumas coisas que devem ser lembradas antes de mais nada.
Se você cagar todo o seu HD tentando fazer o que se segue. Não nos processe,
nós não temos culpa disso.
Caso você cague o HD todinho, e ele dê mensagens de erro mirabolantes
não se desespere, pois tudo se resolve futucando aqui e ali do FDISK.
O DOS em português interpreta "Y" e "S" como "SIM".
Então quando ele não quiser fazer nada, tente um Y, que ele manda brasa.
O método de particionamento seguinte pressupõe a destruíção dos dados
do HD.
Formatando, particionando e detonando.
1) Dê um boot com seu lindo e maravilhoso disco de boot perfeito.
2) Certifique-se que você tenha tudo de importante em backup.
3) Formate o HD.
4) Inicie o FDISK.
"a:\>fdisk"(enter)
Dentro do FDISK, talvez tenha alguns papinhos algumas enrolações...
Mas procure por: DELETAR partição primária.
Siga as instruções dos comandos do FDISK, e dê um jeito de colocar pra
deletar a partição primária.
Você precisará preencher um campo com "Nome do Volume" para
deletar. Esse nome está escrito numa tabela no topo do FDISK.
Deletada a partição.
Não dê o boot.
Coloque em Criar partição primária do DOS.
Porém, quando ele perguntar qual o tamanho da partição você não coloca
o valor da capacidade máxima do seu HD. Coloca o quanto você quiser. Depois,
coloque para criar partição extendida, e depois coloque o valor restante.
Feito isso, dê o boot e formate as duas partições C:\ e D:\, não se assuste
se você der um DIR e aparecer a mensagem "Tipo de Mídia Inválido".
É que você precisa formatar antes de poder utilizar as partições.
Após formatar, você já tem um HD particionado.Talvez você se enrole um
pouco com o FDISK no início, mas depois você se acostuma. Detalhe: talvez
seja necessário para o boot ser efetuado corretamente, "DEFINIR UMA
PARTIÇÃO ATIVA". Outro detalhe: Partições com DriveSpace 3 não são
acessadas no DOS sem que o Ruindows esteja instalado na partição ativa.
Portanto, evite misturar partições com DriveSpace.
Caso encontre algum erro. Pode recomeçar tudo de novo, formatando e criando
novas partições, deletando velhas... Vá explorando tudo, mas com a certeza
de ter um disco de boot e back ups à mão.
|