Barramento

ISA - O barramento surgiu com os XT's, os ISA originais eram 8bits e rodavam a (se eu não estou enganado, a 4.77 Mhz)

Com o advento dos AT, veio o ISA de 16 bits operando a freqüência de 8Mhz, utilizados até hoje.

Por exemplo, as Fax-modem possuem barramento ISA 8 bits.

Os barramentos usados atualmente são o ISA, VESA e PCI, esses dois últimos são o que se chama "local bus".

Sao "local bus" por funcionarem em conexão direta com a cpu.

VESA - Hoje muito popular, não chega a constituir um barramento novo, ele eh basicamente um ISA alterado,e é um barramento rápido, de 32bits e frequencia de funcionamento de 33Mhz. A velocidade de transmissão é de 130 Mbits/S

Ele chega a ser mais rápido do que o PCI, porem em determinadas condições. O VESA envia dados diretamente para a CPU, e gera uma impedancia muito alta, o problema do VESA, é que vc, nao pode ter mais do que três placas ligadas a CPU, se vc tiver duas vc percebe queda na velocidade de transferencia e com três vc corre até o risco de "sobrecarregar a CPU".

PCI - O futuro sucessor do ISA, é o mais poderoso barramento hoje, e vem conquistando mais espaço a cada dia. Ele é um barramento de 64 bits e opera com a frequencia de 33MHz, com veloc. de transf de 120Mbits/S .

Embora denominado "local bus" ele não envia os dados diretamente para a CPU, um processador, chamado "host bridge control" controla o acesso PCI/CPU.

Isso faz com que a impedancia nos circuitos se mantenha baixa e permita alta velocidade de transferência . Vc. pode ter até dez placas PCI conectadas sem PERDA de velocidade.

Nota: Quanto a velocidade VESA/PCI, o VESA eh realmente mais rapido que o PCI, pois como já foi dito , ele envia dados direto para a cpu, porem ao se ter duas placas VESA conectadas, o rendimento cai e a velocidade de transferência cai abaixo do PCI. Com duas VESA conectadas, a velocidade das placas caem para + ou - 110Mbit/S e com três ela cai ainda mais.

IDE - Padrão de controladora de perifericos, uma IDE controla duas COM ports, uma serial de jogos, os floppies disks, HD e impressora.

A IDE pode possuir barramentos ISA, PCI ou VLB.

SCSI - Eu não sei muita coisa sobre SCSI, porem eu sei que é usado para laptops, etc... Como controladora eh melhor que IDE no caso de controle de HD acima de 1 GB.

Eu já até soube sobre Soundblaster SCSI, etc...

Hosted by www.Geocities.ws

Copyright © Cyber Nine/Crack's S.A todos direitos reservados
Hosted by www.Geocities.ws

Hosted by www.Geocities.ws

Hosted by www.Geocities.ws

1