|
Manual
de Reprogramação de TPs
By Techno Wizard
S u m á r i o
1.
Introdução
2.
Modelos dos TPs
2.1. TPC 5001 - Icatel
2.2. TPC 9400 - Splice
3.
Menus
3.1. Identificação
3.2. Contadores
3.3. Auto-Test
3.4. Comunicação
3.5. Desativação
3.6. Instalação
4.
Procedimentos
4.1. Como isso funciona ?
5.
Agredecimentos
-----------------------------------------------------------------------------
1.
Introdução
Pra
variar peço q caso copiem um trecho ou o todo desse texto, q man-
tenham meu nome nele... pois deu um trampo danado pra escrever isso...
Nesse txt vc vai aprender como reprogramar um TP, mas jah aviso q
isso soh eh possivel se vc tiver a chave dele...
Os TPs sitados nesse txt jah estaum um pouco dificeis de serem encon-
trados no estado de SP, por a Telefonica estar substituindo todos pelo
modelo
TPC 9400 - Splice "Azul", mas mesmo assim os procedimentos aqui
citados fun-
cionam em todos os modelos...
2.
Modelos dos TPs
2.1.
TPC 5001 - Icatel
Esse
modelo quase naum existe mais, por isso naum vou dar mui-
tos detalhes dele... ele eh +/- assim:
Frente
Dentro
+-----+---++ +----------+
"Icatel"| -- |===|| Display | |
Gancho |\__/ +---+| | |
| |###|| Teclado | [] | RESET
No Tel. | == +---+| | |
Chave [| |-=-|| Cartaum | |
|[________]| Acrilico | |
+----------+ +----------+
Com
ele aberto vc verá a placa do circuito do TP, no centro
temos um botaum, esse é o RESET. No capitulo 4 vc vai saber como
usar.
2.2.
TPC 9400 - Splice
Esse
modelo ainda existe poraí, ele eh +/- assim:
Frente
+------+---+
Gancho | |__| |===| Display
| [___] Acrilico
| +---|
| |###| Teclado
No Tel. | == +---|
Chave [| |-=-| Cartaum
+----------+
O
RESET dele eh um pouco escondido... vc vai abrir-lo e puxar
a ponta da placa mais perto da dobra, o botaum estará agora na
parte
superior direita da placa... depois de algumas tentativas vc vai achar
o botaum sem puxar a placa...
3.
Menus
Quando vc tiver RESETado o TP poderah seguir esses menus uti-
lizando * para trocar de opção e # para seleciona-la...
3.1.
Identificação
Dentro
o Menu Identificação vc poderah ver como esta
configurado o TP usando # e * para subir ou descer o menu,
seguindo esse Menu interno:
Identificação
---+--> NRO SERIE
+--> HORARIO
+--> TECLAGEM --+--> DECADICA
| +--> DTMF
|
+--> COBRANCA --+--> INVERSAO
| +--> 12 KHz
| +--> AUTO DDD 1:10
|
+--> NRO CSA
+--> NRO TERMINAL
Nos
Sub-Menus TECLAGEM e COBRANCA podem estar as fun-
ções q seguem os mesmos.
3.2.
Contadores
Até
agora naum encontrei utilidade para esse Menu.
3.3.
Auto-Test
Quando
o operador acha q o TP esta com problema ele
aciona o Auto-Test, q consiste em, como o proprio nome diz,
um teste dos perifericos do TP, tais como:
-
Modem
- EEPROM
- RAM
- Teclado
- Memória do Visor
- Leitora
Depois
q testa cada um os acima citados aparece do
display "{periferico} OK", mas na parte do teclado vc terá
q
apertar as tecla para ele conferir o funcionamento.
Eh bom q vc faça isso as vezes, se vc tiver um TP fi-
xo q vc sempre usa, temos q cuidar bem de nosso equipamento..
3.4.
Comunicação
[Ainda
naum observado]
3.5.
Desativação
[Ainda
naum observado]
3.6.
Instalação
Nesse
Menu, vc poderá mudar a configuraçaum do TP,
usando * para zerar o campo ou alterar a COBRANCA e TECLAGEM,
Nºs para completar os mesmos e # para confirmar o campo digi-
tado ou passar o Sub-Menu, dentro desse Menu interno:
Instalação ---+--> COBRANCA --+--> INVERSAO
| +--> 12 KHz
| +--> AUTO DDD 1:10
|
+--> TECLAGEM --+--> DECADICA
| +--> DTMF
|
+--> NRO SERIE
+--> NRO TECNICO
+--> NRO TERMINAL
+--> NRO CSA
4.
Procedimentos
Agora
vc vai aprender como fazer ligaçoes FREE de TPs sem pre-
cisar de nenhum tipo de aparelho ou circuito eletronico...
Para começar, abra o TP, mantenha pressionado o RESET e tire e
recoloque o fone no gancho; no display vai aparecer "Indentificacao"..
Agora vc deve ir no Menu "Identificação", como
mostra o Capi-
tulo 3, e anotar os dados de NRO SERIE, NRO TERMINAL (q eh o Nº do
Telefone), NRO CSA e Tipo de COBRANCA. Depois RESETe o TP outra vez
e vah em "Instalação", complete os campos q vc
anotou com os Nºs
correspondentes, o "NRO TECNICO" complete de zeros, e mude o
tipo de
COBRANCA de "Inversao" para "12KHz" ou o contrario,
de "12KHz" para
"Inversao"...
Faça as ligaçoes q vc quizer, nacionais ou internacionais,
e
depois reprograme o TP com o Tipo de COBRANCA normal dele para mais
ninguem usar o TP de sem pagar...
4.1.
Como isso funciona ?
Cada
linha de TP tem um tipo de COBRANCA especifica,
"Inversao" ou "12KHz", se vc inverter o tipo, ele
naum vai
saber quando combrar... pois a central vai enviar um tipo de
sinal mas ele esta esperando o outro, assim nada eh preciso
usar cartaum...
5.
Agradecimentos
O
meu "muito obrigado" ao Fred, por passar para mim esse no-
vo metodo; ao Phroide, pela forca; aos outros membros da OSH, pois
sem eles eu naum teria pego as chaves do TPs e nem chegado até
aqui;
e a todos os outros q de um jeito ou de outro ajudaram para q isso
pudesse ser realizado...
Qualquer
duvida, sujestaum, comentario, toque, ou outras
coisas:
e-mail: [email protected]
mirc: BRASNET / #phreak #osh
Techno
Wizard
|