![]() |
![]()
|
SIMONTON: O MISSIONÁRIO ESTADISTA INTRODUÇÃO A chegada de Simonton no Brasil. Título baseado no apelido que Lenington, o maior conhecedor do Presbiterianismo colocou em Simonton. 1º) PELA VISÃO MISSIO-EVANGELÍSTICA a) Evangelização a mais extensa e lata possível. b) Distribuição das Escrituras Sagradas pôr toda a parte. c) Literatura Sã e Evangélica, espalhada pelo povo. 2º) PELA VISÃO EDUCACIONAL a) Educação secular - a educação e o treinamento dos filhos da Igreja. b) Educação teológica - preparação de um ministério nacional apto e contextualizado. 3º) PELA VISÃO DA MÍDIA-EVANGELÍCA a) Utilização dos meios de comunicação existente para propagação do Evangelho - Jornal. b) Criação de um próprio meio de divulgação da Mensagem Divina - "A Imprensa Evangélica". CONCLUSÃO Não basta ater seu retrato, seu diário, seus sermões, sua história, tudo isto no papel. Importa ter o Espírito de Simonton. A missão estrangeira em várias partes do mundo, contemplando o estrangeiro. A Junta de Missões Nacionais amando o Brasil; A Editora Presbiteriana forjando a literatura. O Brasil Presbiteriano como Imprensa Evangélica. Quantas Instituições. Estarão findas as irradiações da influência de Simonton? Nós hoje continuamos aquilo que Simonton começou? Creio que descubro uma parte do pensamento divino. Simonton poderia realizar imensamente mais com a inspiração do seu exemplo. Vivo seria sempre o companheiro; morto passou a ser o modêlo. Rev. Ashbell Simonton Rédua AGO/90 |