ADORAÇÃO E LOUVOR

Texto: Sl 150

INTRODUÇÃO

A música está presente na vida de todos os povos desde os tempos primitivos. Em Gênesis 4:21 nós ouvimos fala de Jubal, da sexta geração depois de Adão, que foi "o pai de todos os que tocam harpa e flauta. A música, pois, ‘muito antiga na história do homem sobre a terra.

Ela fazia parte das manifestações coletivas do povo também uma função religiosa, mágica e social. A função religiosa é encontrada nas Igrejas. a mágica, em histórias como a do "Flautista mágico" e dos encantadores de serpentes indianos; e a social, nós encontramos no folclore musical.

Ainda que presente em outras culturas, foi somente no Judaísmo e no Cristianismo que a música se desenvolveu como parte integrante do culto a Deus. Ele é citada em 44 livros da Bíblia e o livro dos Salmos, o maior de todos eles, era um hinário.. Por determinação de Deus a música passou a ser usada pelo povo de Israel como parte do Culto e na forma de coral (II Cr 29:25-27). Antes disto e depois, a música está intimamente associada à história do povo, na sua relação para com Deus.

ELUCIDAÇÃO:

O Salmo 150 nos ensina que o povo de Deus, o louvam com o coração e com a técnica musical, pela salvação que Deus dá de graça aos humildes. Deus deve ser louvado e temos de empregar todos os nossos dons e talentos para glória de Deus..

O Salmo descreve antecipadamente e retumbantemente quando todas as criaturas no estado final, quando todas as cousas estiverem sujeitas a Deus. (II Cor 15:24-28)

Existe um adagio que diz que "toda música é divina", isto é, que toda música provém de Deus. Isto, porém, não deve ser tomado como verdadeiro, porque nem toda música realmente provém de Deus.

Vivemos uma revolução na música na Igreja. Não somente há hoje quantidade imensa de músicas e cânticos, mas há também uma grande variedade musical. Isto tem representado uma verdadeira revolução na igreja e no mundo, semelhante à que moveu Lutero no período da Reforma.

A primeira pergunta do Salmista é: Aonde devo adorado Aonde devo adorar à Deus. 1º) O LOCAL DA ADORAÇÃO À DEUS

A primeira idéia que temos que o local de adoração à Deus é na Igreja.

- Tem Jesus que no domingo fica com a gente e de 2ª a sábado Ele vai embora.

- Tem Jesus que na hora que as coisas ficam pretas Ele vai embora e deixa...

- Tem Jesus que quando tudo está bem, Ele sai...

- Tem Jesus cuja competência e do tamanho da nossa, enquanto eu acredito que Ele pode fazer, tudo vai bem, mas tem certa hora que eu digo, agora não dá mais. Aí eu vou recorrer a uma benzedeira, a um curandeiro, a outros processos.

- Tem crente que não lê mais a Bíblia, mas não deixa de ler o horóscopo.

- Tem crente de figuinha, correntinha.

- Tem crente de todo jeito.

- Crente que não ama,

- Crente que não perdoa

Crente que fica falando da vida dos outros crentes.

- Isto está relacionado com a sua fé, não está.

- Aqueles que parecem ser de Cristo estão tão confusos

- Assim passam a viver o Evangelho de horas marcadas.

- Essa é a desesperadora dualidade dos evangélicos - "serem testemunhas de Jesus" em lugares próprios, em horas marcadas - 4ª feira

- Domingo

- Os jovens como vocês as vezes nos questionam, pegam no nosso pé, faz muitas perguntas, e, nos encurralam. Vocês são na verdade uma benção de Deus em nossas vidas, faz a gente se sentir jovem e traz muitas recordações da nossa vida passada.

Mas eu gostaria de uma caixinha que pudesse passar a vida de vocês quando vocês vem aqui para frente cantar e louvor a Deus. Gostaria de saber se o que vocês estão cantando e louvando é coerente com o vosso procedimento, pôr exemplo no relacionamento de vocês com sua mãe, com seu pai, com seus irmãos, na escola e em qualquer lugar que vocês estejam. Será vocês teriam coragem de cantar e louvor ao Senhor n a frente da igreja. E vocês mais velhos, devem estar pensando aí. Isto que é pastor, eu gosto disso, deu uma marretado nos jovens, era isto que eles estavam precisando ouvir, é disto que eu gosto. Mas vocês há quanto tempo estão na Igreja, há mais de 10, 20 ou trinta anos e são como aquela criancinha que precisa dar mingau na colherzinha. Papai, mamãe dá gagau. Hás tanto tempo na igreja e não cresceram na graça e no conhecimento do Nossos Senhor Jesus Cristo. Precisam de leite, e quando o pastor prega uma mensagem mais profunda, mais sérias, quando o pastor começa a falar de pecado na Igreja. Vocês vem e diz: isto não é mensagem que se pregue.

Louvor é o estilo de vida do Cristão.

A vida de Jesus é caracterizada pôr uma submissão completa à vontade de Deus. É uma vida de verdadeira adoração e louvor; isto é evidenciado em Fil. 2:7-8 que diz: "antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz.

O estilo de vida do cristão deve ser mostrado através da obediência! Em muitos cultos de nossas igrejas, hinos são cantados, coros se apresentam, instrumentos tocam, mas não acontece louvor e adoração genuínos porque as pessoas estão com seus corações longe da vontade de Deus. Suas vidas em família estão fracassadas, suas finanças estão em desordem, seus relacionamentos cheios de amargura e ódio, seus lábios e mentes repletos de imoralidade, etc.

Louvor e adoração não é um momento, ‘toda uma vida, como diz o Salmista no v. 1: "Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento...".

É um viver diário e constante que demonstra obediência aos ensinos de Jesus. Lemos em Rom 12:1-2 que "devemos apresentar os nossos corpos pôr sacrifício vivo, santo e agradável à Deus, que é o nosso culto racional."

Devemos, eu e você, dedicar nossas vidas inteiras ao serviço de Deus, como estudante, profissionais, pais, missionários, etc, para que haja um sacrifício de louvor, um culto constante em nossas vidas ao Senhor constantemente em nossas vidas ao Senhor.

A segunda pergunta que o Salmista nos faz é: Porque adorar a Deus.

2º) MOTIVOS DE LOUVOR E ADORAÇÃO

A música na Igreja está intimamente associada à história, na sua relação para com Deus. Veja os casos seguintes: 1º) no cântico de vitória sobre os egípcios - Ex, 15:1-19

2º) Na coroação de Salomão - I Re 1:39-40

3º) Quando a Arca da Aliança chegou em Jerusalém - II Cr 16:4-6 e 5: 12-13

  •  
  • 4º) Na guerra contra Moab e Amon - II Cr 20:21,22
  • 5º) Cântico de Maria - Luc 1:46-55

    6º) Zacarias - Lc 1:68-79

    7º) Paulo e Silas na prisão - At 16:25

    8º) Hino 108- NC.

  •  
  • Há três tipos de música:

    Primeiro, há a música realmente divina, inspirada pelo Espírito Santo, composta para o louvor de Deus. Bom exemplo disto são os Salmos da Bíblia, os hinos da Igreja e muitos dos cânticos espirituais que utilizamos em nossos louvores. A característica deles todos é fazer-nos pensar em Deus e nos aproximarmos mais dEle. Cantando-os, nós conhecemos melhor o Seu amor, entendemos melhor os Seus propósitos e nos dispomos melhor para servi-Lo.

    Em segundo lugar, há a música folclórica, construída pelo povo para registrar sua história, exaltar os seus heróis, repassar as suas idéias e traduzir as suas alegrias ou tristezas. Bom exemplo disto são o baião de Luiz Gonzaga (pôr exemplo, "Asa Branca"), o frevo, "Não há, ó gente ó não luar..."etc. Esse tipo de música pertence ao espírito do povo na sua cultura mais autêntica e genuína. Esta música não serve para o louvor de Deus, porque é feita levando em conta as coisas (a cultura) do povo em si. Em terceiro lugar, há a música satânica, de inspiração mundana e que nada tem de Deus nem das tradições do povo. Bom exemplo disto é a afirmação de John Lennon, um dos principais integrantes dos Beatles: "Sou mais popular do que Cristo". E ninguém se engane, porque Michael Jackson, o maior ídolo ro rock mundial hoje, também já foi comparado a Jesus Cristo: "Este rapaz pode substituir perfeitamente a Jesus Cristo", disse alguém.

    Vemos, assim que há hoje uma dificuldade muito grande com a música na Igreja e na vida cristã, porque também há na Igreja os que usam folclore e até mesmo rock. Como discernir? Precisamos aqui de muito discernimento e autocrítica. Primeiro é preciso estudar a origiem da música. Segbundo, é preciso saber com que objetivo foi ela composta. Finalmente, é preciso que ela edifique para a vida eterna. não basta gostar dela, ou achá-la bonita: é preciso que ela edifique para a vida eterna. - Experiência de Sérgio Pimenta. - "Bem sei que tudo podes...".

  • A Terceira pergunta que o Salmista nos faz é: Como adorar a Deus.

    3º) ELEMENTOS MUSICAIS PARA A ADORAÇÃO

    De todos os instrumentos o crente é o principal. O crente é instrumento da vontade divina, mas tem de fazer tudo no espírito de glorificar a Deus. Mas quando falamos de quais instrumentos se devem usar na Igreja, a questão traz muitos questionamentos. São posições adotadas pôr grupos estabelecidos na igreja que são a favor de alguns instrumentos e rejeitam outros pôr pensarem que estes instrumentos são satânicos.

    Aqui surge o nosso grande problema: a influência da música secular e até mundana sobre a música sacra usada nas igrejas. O Rev. Wilson Faustini, grande musicista brasileiro, apronta pelo menos quatorze influências deste tipo. Vejamos algumas delas:

    (l) a secularização da religião cristã, que chega a interpretar o culto cristão como simples festa comunitária;

    (2) os movimentos paraeclesiásticos como Palavra da Vida, Mocidade para Cristo, Comunidades Evangélica, etc, que deram prioridade absoluta aos cânticos modernos;

    (3) a influência de cantores seculares que usaram música religiosa para alcançarem um mercado maior;

    (4) a influência do progresso eletrônico, com instrumentos de fácil manejo;

    (5) os "clubes cristão". Hoje, são comuns entre nós os "shows" promovidos pôr cantores evangélicos, muitas vezes com o fim de venda dos seus discos.

    O problema não é o fato e nem os instrumentos em si, mas os efeitos que eles trazem sobre nós. Como diz o Rev. Faustini: "Embora haja uma tentativa de se fundir as duas coisas,...o culto passa a ser entretenimento e a música a ser espetáculo, e o aplauso entra em cena, já não estamos a glorificar a Deus. Estamos enaltecendo os grupos artísticos e o homem e não ao Senhor. Estamos pouco a pouco desfigurando o verdadeiro sentido do louvor e da adoração, e mesmo o sentido da Igreja, como comunidade chamada para para o louvor".

    A quarta e última pergunta que o salmista diz é: Quem deve louvor. 4º) TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR

    A Bíblia diz "Orai sem cessar"(I Tes 5:17), mas não diz "Cantai sem cessar". Todavia, no mesmo texto acima (vs. 16 e 18) nós somos exortados a "Regozijai-vos sempre" e "Em tudo dai graças". Ora, o louvor é parte integrante da alegria e das ações de graças. Assim, nós estamos sendo ensinados a louvar sempre ao Senhor, ou a desenvolver a vida com louvor permanente.

    Todo o ser que respira louve ao Senhor. É um incontestável convide que o Salmista nos faz. Louve ao Senhor em todos os momentos de sua vida. Muitos há que nem gostam de louvar, ou de cantar. Quando tem problemas, procuram resolvê-los com oração. Naturalmente, não estão errados em orar. Mas, como disse Watchman Nee, "o alvo atacado pôr satanás com maior fúria não é a oração, mas o louvor". Se com a oração removemos montanhas, com o louvor abrirmos portas de prisões e vencemos os inimigos. (At 16:25,26). A vitória não é o resultado da luta, mas do louvor.

    Os salmos ensinam a louvor na alegria, na doença, no problema, enquanto se espera a resposta do Senhor e quando se tem a vitória. "E me pôs nos lábios um cântico novo"(Sl 40:3).

    É preciso que ao invés de curtirmos os pés de curtirmos os problemas, ao invés de sermos dominados pelas aflições; ao invés de sermos dominados pela angústia; ao invés de nos tornamos servos das coisas materiais, demos lugar permanente ao louvor na vida, não como uma atividade, mas como uma realização.

    O louvor assim praticado nos liberta dos problemas, aflições, angústias e do materialismo. "Celebrai com júbilo ao Senhor, servi-o com alegria; entrai nos seus átrios com hinos de louvor". Falai entre vós com salmos, entoando e louvando de coração, com hinos e cânticos espirituais. Louvai! Louvai sempre ao Senhor!. Todo ser que respira louve ao Senhor".

    CONCLUSÃO

    Concluindo invoco a pergunta nº 1 do Catecismo Maior da Igreja Presbiteriana do Brasil: "Qual é o fim principal do homem". A respostas vem logo a seguir: "Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre".

    Nascemos com este desejo, este sentimento. Todo o ser que respira louve ao Senhor.

    Hosted by www.Geocities.ws

    1