Dicas sobre Programas
E sta página é bastante útil. Através dela é possível que se tenha uma idéia da qualidade dos melhores programas. Não usarei links aqui por dois motivos: Primeiro que se linkar isso com outros sites de ftp corro o risco de ter diversos links "abandonados". E segundo: Não posso manter um ftp meu, aqui, porque só posso ocupar 1Mb do HD da Geocities... (que mais eu queria por uma site de graça? :-) Em todo o caso, aqui vão os nomes. Provavelmente você pode encontrá-los no Hobbes (procure na página de links por outros sites de Download).
IBM AntiVírus/2 (IBMAV/2)
Excelente Antivírus com opções de verificações periódicas e em Background. Muito bom e com uma Interface excelente. Tem updates frequentes.
Scan for OS/2
Exatamente igual ao Scan do DOS, o Scan do OS/2 tem a facilidade de ser nativo do OS/2 e por isso tornar o trabalho bem mais fácil para o OS/2, funcionando em background perfeitamente. Tem updates frequentes.
Blue Wave for OS/2 (BWave/2)
Leitor Off-Line ótimo para principiantes. Boa adaptação do DOS para o OS/2, implementando a multitarefa. O único problema dele é a falta de uma GUI (Graphic User Interface). Apesar disso, é ótimo.
CompuServe Manager for OS/2 (Bonus Pak)
É um ótimo programa de conexão com a CompuServe, se não for o melhor. Tem tudo que você precisa para acessar a CompuServe com "apenas um toque". Agora ele vai ganhar mais sentido (para mim), uma vez que finalmente a CompuServe se lembrou que o Brasil existe!
FAX Works for OS/2 (Bonus Pak)
Melhor programa de Fax já criado, comparável ao WinFax Pro. Tem todas as facilidades do WinfaxPro mais as vantagens da multitarefa e de Drag'n'Drop... Associando, por exemplo, o WordProcessor do IBM Works à Agenda do IBM Works você tem documentos prontos para serem enviados pelo FaxWorks, um para cada pessoa da Agenda, pelo telefone de fax que nela estiver indicado... É uma mala direta e tanto... E muito simples de ser utilizada!
KWQ Mail/2
É um leitor Off-line bastante "maleável", com bastante opções de uso e muito intuitivo. Oferece praticidade e poder ao mesmo tempo. Nativo do OS/2, este programa possuiu uma perfeita interação com a multitarefa. A melhor solução para OS/2, a meu ver.
LiveWire 3.0
Ótimo programa de comunicação. Só perde mesmo pro ZOC, mas não é necessário registrar. Vale a pena conferir, se você já enjoou (ou não encontrou) do ZOC... O mais provavel é não suportar aquela contagem de tempo... É... Não tá afim de registrar, dá nisso... Mas o LiveWire é excelente... Você não estará perdendo nada trocando do ZOC para ele... Ou melhor, estará perdendo muito pouco! (-:
ZOC (Zop'o'Comm)
Melhor programa de comunicação já desenvolvido, possibilita uma infinidade de opções, usar REXX, Script, CostFile, AutoDisplay de GIFs e JPEGs enquanto são recebidos, dentre muitas outras coisas... E o que é melhor: Multitarefa REAL, afinal, é nativo do OS/2! Recentemente fizeram uma adapta&ccecdil;ão para Windows 95, mas nãe;o ficou, nem de longe, a mesma coisa, apesar de ser o que há dee melhor para o Windows 95...
DeScribe 4.0
É um excelente processador de textos. Você com certeza vai demorar um pouco para se acostumar com a interface, pois ela é bem diferente à do Word 6.0/7.0, porém o DeScribe não deve nada ao Word, em termos de opções, funções e maleabilidade. A única desvantagem é que ele não grava textos no formato Microsoft Document (DOC), mas você pode passar por cima disto, lendo o texto dele com o Word Processor do IBM Works e salvando no formato do Word.
Lotus Word Pro 96
É o melhor processador de textos que há. Ganha inclusive do Word em tudo, e salva nos padrões Word 6.0 e Word 7.0, além de uma infinidade de outros padrões - inclusive HTML. Este é uma recompilação do Lotus Word Pro 96 for Windows 95 e serve como exemplo de como se utilizar a API Open32.

PM Fractint
PMJpeg Viewer
Excelente visualizador de imagens. Qualquer tipo de imagem, faz conversões e muitas outras coisas, como algumas modificações. Cria ícones da imagem para você ter uma idéia de como a imagem é apenas pelo ícone. Funciona com Drag'n'Drop.
IBM Internet Conection for OS/2 (Bonus Pak)
Netscape Navigator
Acho que este dispensa comentários, certo? É excelente em tudo, inclusive na multitarefa, sendo melhor, inclusive que o de Windows 95. O suporte a voz já é excelente e não tem mais quase nenhum bug. O Java funciona muito bem e, além de vir com vários plug-ins nativos, aceita a maioria dos plug-ins de Windows 3.1. Ah, sim, ele tem agora suporte para Drag'n'Drop, aumentando ainda mais a sua integração com o ambiente de trabalho.
HotJava
Browser feito em Java pela Sun Microsystems. Não é lá grande coisa, mas é sempre uma opção a mais...

Lemmings for OS/2
Como o Lemmings 1 do DOS, porém pode ser jogado em uma pequena janela no OS/2, consumindo quase nada de processamento (ao contrário de se jogar numa janela do DOS). As músicas são MIDI puro, e os sons são WAVs... Dá até pra brincar de mudá-los!
SimCity Classic for OS/2
Como o SimCity 1 do DOS, mas é totalmente integrado ao OS/2. Ficou muito bom, inclusive a aparência, que é a melhor de todas as versões. O problema fica por conta que ele consome bastante processamento, mas, se é pra jogar, não é pra se fazer outra coisa, certo?
SimCity 2000 for OS/2
Como o SimCity 2000 do DOS e/ou Windows 95, agora portado para OS/2. Ficou muito bom e o que é mais importante: Rápido. Este consome bastante processamento, mas não tanto quanto o SimCity Classic for OS/2.

AnPoMSVC
CODECs para a execução de AVIs de Windows no MMPM/2, do OS/2
Creative Audio Vídeo (CreafAV)
Ótima "coletânea" de programas para visualização de vídeos, apresentação de MIDIs, WAVs e CD Player. Versão dos aplicativos da Sound Blaster de Windows para o OS/2, mas estão melhores, com uma excelente adaptação à multitarefa.
Digital Music Player (DMPlayer)
Toca músicas MOD com um desempenho muito bom. Vale a pena, se você gosta de MODs. Se por um lado é meio complicado de usar, por outro tem muitas opções. Vale a pena conferir! No DMPlayer, muitos tem problema com a música. Se você tem 16 Mb ou mais, na página LOAD CONTROL dos Settings do DMPlayer, desmarque a caixa onde está escrito ENABLE e selecione os Buffers para 128 (isso consumirá 2048Kb de sua RAM, mas a música ficará fluente, ao menos!)
IBM Multimedia Viewer (Bonus Pak)
Utilíssimo. Permite a visualização de uma enorme variedade de padrões multimídia, e pode-se adicionar módulos à ele, como o AnPoMSVC, para visualizar AVI's do Windows com o Warp.
PM Sound eXchange (PMSNDX)
É um excelente editor/player para sons de diversos padrões (SND, AU, RAW, etc). Ele também faz conversões entre os formatos. É uma ferramenta muito valiosa!
Quick Motion for OS/2
CODECs para a execução de filmes QuickTime no MMPM/2, do OS/2
Tracker/PM
É um MOD Player, como o Digital Music Player. Eu, particularmente, prefiro o DMPlayer, mas é uma excelente opção. Instale os dois e veja qual se adapta melhor às suas necessidades.
Video IN for OS/2 (Bonus Pak)
Ótimo programa para Vídeo no OS/2, Seu uso era restrito a usuários de uma placa de captura de vídeo até o Warp 3.0. No Warp 4.0 é uma ferramenta extremamente valiosa, tanto para visualizar videos como para editar fideos.
GNU C
Excelente compilador C para OS/2, com capacidades para trabalhar com a WPS. Compilador essencialmente 32 bits, dá para compilar tudo que você quiser.
Programmers Calculator
Excelente programa de calculadora, com funções muito valiosas para um programador.
Config Editor (Confed)
Serve para visualizar e editar o Config.Sys. Excelente, pois tem algumas opções que são bastante interessantes.
Config Sort for OS/2 (CSortOS/2)
Muito bom, reorganiza seu Config.Sys colocando os arquivos numa ordem mais organizada e muitas vezes acelera a velocidade com que o sistema reinicializa.
CPU Monitor
Com ele você pode ver exatamente em que o processamento de seu micro está sendo gasto pelo OS/2. Interessante para quem acaba de instalar o OS/2 e quer saber se o seu micro é suficiente para o OS/2. Se ao ligar o CPU monitor e mandar monitorar aparecer mais de 25% de Idle Time, seu sistema pode trabalhar com o OS/2, embora nesse limite você possa enfrentar alguns problemas se rodar muitos programas simultâneamente.
GammaTech Utilities (Não é Shareware)
Este é o mais perfeito conjunto de softwares utilitários para o seu PC, para OS/2. Ele faz de tudo, inclusive coisas inusitadas como desfragmentar um drive em HPFS! (-:
J & J Utilities (Não é Shareware)
Outro ótimo conjunto de aplicações. Semelhante ao Norton Utilities, mas este é para OS/2! (-:
PM BenchMarks
É um programa que faz BenchMarks das rotinas de vídeo (APIs) da WorkPlace Shell. Feito pela PC Magazine, é bom para comparar desempenho com o Windows (tem uma versãe;o dele pra Windows, também)... Mas alguém tem alguma dúvida sobre o resultado? (-:
PM DiskCopy
Programa de cópia de discos super rápido e em BackGround, com opções de Quick Format e também vem com o melhor de todos os File Managers para o OS/2 Warp... Bate até o Explorer do Windows 95, tanto em aparência quanto em praticidade.
PM Patrol
O melhor utilitário para avaliar o desempenho de suas opções de configuração para o OS/2. Ele mostra em uma barra na parte inferior da tela todas as informações escolhidas, como espaço livre em cada HD, tamanho do arquivo de Swap, porcentagem do arquivo de swap usada e porcentagem do processamento utilizado... ótimo!
Visual Undelete (VUndel)
É um programa que serve, a partir do momento que você ligou o SET DELDIR você poderá escolher os programas que quer "desapagar". Funciona como uma lata de lixo, mesmo depois de usar a lata de lixo!
WPS BackUp
O melhor programa de BackUp para OS/2, simples, rápido e eficiente. Faz tudo que você precisa de um programa de Backup, mas leia bem os readme's antes de usá-lo! Dependendo da situação ele pode ter algumas "armadilhas".
ZipMe
Programa do PKZIP visual, excelente para você que odeia mexer com linha de comandos. Dê uma verificada na documentação, pois precisa de um outro programa chamado UnZip (também pro OS/2) para criar os Indexes para a descompressão Existem várias versões do UnZip. Uma delas, chamada InfoZIP, que somente gera os indexes. Ela também serve. Mas há algumas versões que tem o ZIP em um arquivo e o UnZip em outro. Qualquer uma delas serve.
File Manager/2
Excelente File Manager para OS/2, no estilo do File Manager do Windows, mas com uma GUI muito superior. Sem contar as facilidades da Multitarefa, não presentes no do Windows 3.1. Semelhante ao Explorer do Win95. Mas perde pro File Manager do PM DiskCopy, que faz as mesmas coisas, mas é bem mais simples de se usar. Os defeitos que encontrei no File Manager/2 são que, primeiro, ele é um pouco lento, e segundo que ele é muito colorido... (-:
Warp Cabinet
Programa desenvolvido pela PC Magazine, é como o FileManager do Windows, porém com várias vantagens sobre ele, além de ser nativo do OS/2. É o mais simples de se utilizar de todos os File Managers para OS/2.
DirMaster
Ótimo programa de gerenciamento. Apesar de não trabalhar com ícones, é em ambiente gráfico, e com muitas funções. Lembra o Norton Commander, mas numa versão gráfica. Eu, particularmente, prefiro esse.
IBM Works (Bonus Pak)
Excelente conjunto de aplicações para OS/2, contando com editor de textos, planilha de cálculo, editor de gráficos para a planilha, banco de dados, e utilitários pessoais, como agenda telefônica, agenda de compromissos, e muito mais, tudo muito bem integrado, inclusive, com a multitarefa e o Drag'n'Drop.
Corel Office for Java
Várias aplicações do Corel Office, como o WordPerfect e o Quattro. Há utilitários PIM também. Há uma versão preparada para facilitar a instalação no OS/2, pegue-a e divirta-se!
3DPointers
Pointers 3D para o OS/2
AniMouse
Excelente programa para deixar ainda mais bonita a sua WPS. Possibilita animações com os pointers do Mouse.
FM/2 TaskBar
Excelente programa para deixar ainda mais prática a sua WPS. Funciona como a barra de tarefas do Windows 95 (sem o menu iniciar). Acaba com a necessidade de usar "Task List".
Mouse Odometer
Este programa não tem lá muita utilidade prática, mas sem dúvida faz uma coisa interessante: Ele mede quantos metros o seu Mouse já percorreu desde que você o instalou... Interessante... Pena que inútil. Mas como ocupa 0.00000001% de processamento, eu o deixo instalado! (-:
New WorkPlaceShell 1.80
Este perdeu um pouco o sentido de se usar, no Merlin, mas vou falar dele... Ele adiciona alguns poderes à WPS, incluindo sombra nas janelas, arrastar pelas bordas, botão de fechar (isso era interessante quando ainda não existia nativamente na WPS), novas formas de organização de pasta, muitas animações para janelas, dentre muitas outras...
PM Eyes
É interessante. Esses olhinhos estão presentes em quase todos os sistemas operacionais que funcionam! Eles existem no OS/2, Unix e MacIntosh. Espero que não inventem um para os (eca!) sistemas que não funcionam. Este é outro programa meio inútil, mas bonitinho, que ocupa apenas 0.00000001% do processamento, e por isso deixo-o instalado... E coloco os olhinhos no alto da minha tela!
TrashCan
É a famosa lata de lixo. É muito boa... Aliás, é idêntica à do System do MacInstosh. Copiaram legal! Bem, mas o que é bom a gente tem de copiar mesmo, não?
E-mail para o autor:
[email protected]