
Amigo...
é uma pessoa querida, com a qual podemos pensar em voz alta...
é um anjo protetor que nos abriga em suas asas doces e
aconchegantes... é a melhor coisa que Deus nos deu! Difícil
querer definir o que se chama de amigo. Amigo é quem te dá um
pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa ou um
pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta. Amigo é mais que
ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante,
costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não
querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera
retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante
qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia
vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e
a insatisfação para a sua reticência. É aquele que entende seu desejo
de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos
acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que
te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica
enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a
perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adoça
ainda mais seu sorriso. Amigo é aquele que toca na sua ferida numa
mesa de chope, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando
problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a
você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri
pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o
padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem
sabia que buscava. Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou
não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas
emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a
ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse
olhando em seus olhos. Amigo é multimídia. Amigo é quem fala e ouve
com o olhar, o seu e dele em sintonia telepática. É aquele que percebe
em seus olhos... desejos, disfarces, alegria, medo. É aquele que
aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão
esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida
quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua
nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante,
com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.
Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má
interpretação: amigo é quem te ama "e pronto". É verdade e
razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre,
mesmo que o sempre não exista...
Marcelo Batalha
Obs: Quando recebi este texto (assim como ele está), não sabia quem era o autor.
Tempos depois descobri que ele era feito de partes do texto: " Um amigo, um ensaio"
do escritor Marcelo Batalha escrito em 20.10.1996. Se você quiser lê-lo na íntegra, entre no link:
http://www.geocities.com/marcelobatalha/frames.htm

Escreva-me
Envie esta mensagem para alguém especial.