ecologia,meio ambiente, Mairiporã, serra da Cantareira, rodoanel, saúde, automoveis, humor
">
SAÚDE EU PREECISO DE CAFÉ
Um texto em 
SERRA VERDE INFORME
“EU PRECISO DE CAFÉ”
Um estudo propõe que o consumo exagerado de cafeína seja considerado
vicio e portanto, doença psiquiátrica.A cafeína é hoje a substância psicoativa
mais consumida no mundo. Um bilhão de pessoas bebem café regularmente
sem contar as que ingerem cafeína sob a forma de chás, chocolates e
refrigerantes á base de cola. Desde a sua descoberta, a cafeína é alvo de
calorosos debates científicos. Ora ela é incensada como aliada da boa saúde,
ora é apontada como maléfica para o organismo. O último estudo sobre o
assunto acaba de ser publicado na revista cientifica Psychopharmacology,
Editada nos Estados Unidos. Depois de compilar mais de sessenta trabalhos
sobre o assunto, o professor americano Roland Griffiths, da Universidade Johns
Hopkins, propõe que o consumo exagerado de cafeína entre na condição de
vicio no Manual de Diagnóstico de Doenças Mentais, a bíblia da psiquiatria,
em que estão listados todos os distúrbios psiquiátricos. O uso de uma substancia
só é considerado vicio se a sua falta levar ao comprometimento da vida social
e pessoal. Pois bem Griffiths diz que a suspensão do consumo de cafeína por
quem está habituado a ingerir mais de 200 miligramas diários da substância, o
equivalente a quatro cafezinhos, leva a quadros típicos das crises de abstinência
de drogas: dores de cabeça, fadiga, excesso de sono, diminuição de energia e
da sensação de bem-estar. O estudo deve fornecer combustível para um grupo
religioso dos Estados Unidos que demoniza a cafeína: os mórmons.
Para eles, café e chá preto são tão proibidos quanto cigarro e álcool.
A justificativa é a de que qualquer substancia que
“degrade” o corpo é pecaminosa. Convenhamos que, no caso da cafeína, tudo
isso parece um tanto exagerado. Cafeína pode viciar? Pode sim como chiclete,
algodão doce e pirulito. Mas ninguém pensou em incluir o consumo excessivo
de açúcar na lista dos vícios ou coisa que o valha. Pela simples razão de que
existe maluco para tudo. Por ultimo, que fique registrado que, em 1600, o papa
Clemente VII cogitou proibir o consumo de café entre os católicos, já que era
a bebida preferida dos infiéis turcos. Antes, porém, experimentou uma xícara.
Achou tão bom que, em vez
de proibi-la, abençoou-a.
A Cafeína bloqueia a ação da adenosina, substancia
calmante produzida pelo cérebro, e aumenta os níveis
de dopamina e noradrenalina, compostos associados
à sensação de bem-estar, euforia e estado de alerta.
As principais fontes de cafeína e a partir de que
quantidades diárias poderia ser configurado o vicio.
CAFÉ Mais de 4 xícaras ou 200 mililitros
CHÁ VERDE, PRETO OU MATE. Mais de 5 xícaras ou 500 mililitros
BEBIDAS À BASE DE COLA Mais de 4 copos ou 1 litro.
CHOCOLATE Mais de 10 barras ou 300 gramas.
VISITE NOSSO BLOG.
Voltar