Do grafite lascado à Internet

Eliana Mattos

É impressionante como anda o ensino no Brasil. Além de fraco, totalmente fora da realidade.
Hoje, a moça que me ajuda aqui em casa, me pediu para pesquisar na internet, sobre um determinando assunto.

A filha dela deve estar na 5ª série e a professora pediu para pesquisar direto da internet.
São pessoas paupérrimas, não tendo muitas vezes nem o que comer junto com o arroz e feijão, uma vez que essa moça luta sozinha para manter os seis filhos.

A escola é de periferia e a professora vem falar em internet???!!
Pra mim soou como uma grande piada.
A Sociedade dos Escritores de Indaiatuba tem feito um trabalho literário junto a uma instituição da cidade.
São crianças de 4ª/5ª série que mal estão alfabetizadas.

Você não consegue entender o que eles querem dizer em suas histórias, uma vez que a idéia é reunir material para a publicação de um livro.

Fico me perguntando se as professoras dessas crianças não corrigem provas, cadernos, trabalhos etc. Não é possível que ainda não perceberam, que elas mal sabem escrever os nomes.
E lá vão elas passando de ano, até chegar na 8ª série, sem saber nada, escrevendo garranchos, pensando que aprenderam e os professores fingindo que ensinaram.

É lamentável você se defrontar com um ensino nesse nível.
E não venham com o argumento que o salário do professor é baixo. Sim, é baixíssimo. Mas isso não justifica deixar de ensinar. Falta prazer para o professor. Prazer de ver aquele aluno progredindo dia após dia. Satisfação pelo dever cumprido.
Já fui professora e sei o quanto é desgastante ter 30/40 alunos numa sala de aula, corrigir provas, preparar aulas, não ter final de semana a cada final de bimestre.

Mas, como disse, nada justifica a inércia atual de nossos mestres. Se não gosta do que faz, procure outro emprego ou saia às ruas brigando por melhoria salarial.

O que não é possível continuar aceitando, são professores despreparados, desmotivados e que fingem que ensinam.
O professor precisa voltar a ter o prestígio e a postura de outrora. Os tempos mudaram, infelizmente para pior.
E nossas crianças que escrevem tão errado e não conseguem conectar meia dúzia de frases, não podem ser penalizadas, uma vez que serão elas os professores de amanhã.

E aí minha gente, a coisa vai ficar muito pior do que já está.



Pressione "Voltar" em seu browser

Hosted by www.Geocities.ws

1