VOTURA é o antigo nome da cidade de Indaiatuba, surgida no final
do século XVII, como ponto de pouso de tropeiros.
O nome atual foi adotado em 31 de julho de 1859, quando a
vila foi reconhecida como um município.
Apesar de muita pesquisa, conseguimos apenas descobrir
o significado da palavra Indaiatuba, que quer dizer terra
de muito indaiá - indaiá é uma espécie de coqueiro.
Agora, para o antigo nome Votura, o trabalho foi um pouco
mais complicado.
Nenhuma indicação foi encontrada,
a não ser que foi o nome de uma fazenda que existiu
próximo ao Ribeirão Barnabé, onde os primeiros núcleos se formaram.
O professor Aristóteles de Lacerda Júnior que recentemente
esteve em Indaiatuba, proferindo palestra sobre Numerologia
e que, entre outras funções exercidas, é também presidente
da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas do Folclore,
a nosso pedido, elaborou estudo sobre o significado da palavra VOTURA.
A conclusão a que chegou, com o auxilio do Vocabulário
Tupy-Guarani Português, de Silveira Bueno foi a seguinte.
A letra "V" não existia no vocabulário tupi-guarani,
o que obriga a uma pesquisa sobre o nome original, que seria Ibitury.
Todos sabemos que na etimologia, com o passar do tempo,
as palavras vão tendo pronúncias diferentes e, com o uso,
se modificam.
Dessa forma, regredindo, do nome para a sua origem, teríamos:
Votura - Vutura - Butura -
Ibityra - Ibitury.
A partir dai, o professor Lacerda Júnior tirou
as seguintes conclusões:
Iby - Ibityra - Ubu = Terra, Monte ou Colina.
Tury (de Tory) = ogo ou Luz, ou seja:
VOTURA = TERRA DA LUZ.
Podemos, portanto, compreender que a benéfica
incidência dos raios solares em Indaiatuba, já era
notada até pêlos índios que aqui viviam e que esse
nosso "Sol com calor de amizade" tem sua razão de ser
já há algumas centenas de anos.
Não vamos deixar de homenagear esta nossa Terra da Luz
e a melhor forma de prestar homenagem a Indaiatuba é
trabalhar para termos melhor qualidade de vida
(já temos melhor qualidade na luz solar),
insistindo para que nossos vereadores entrem num
acordo e votem a nossa Constituinte Municipal.
Indaiatuba é hoje a única ou uma das poucas cidades
que ainda não tem sua Lei Orgânica refeita.
Em 1990, durante vários meses, foi elaborada e discutida mas,
no momento de votar a sua totalidade, os vereadores
"situacionistas" rejeitaram o conjunto, apesar de
terem aprovado essa Lei Orgânica, capítulo por capítulo,
isoladamente.
Com melhores leis, podemos mais facilmente
trabalhar para um futuro melhor.
Como batalhar para um meio ambiente sem agressões,
se não temos leis que possam ser aplicadas aos infratores?
Já vimos que esperar pelo "bom senso" não tem dado resultado
positivo, então, só o respeito à lei e o medo de ser punido
é que funcionam contra os poluidores.
Fica muito difícil
para a comunidade querer ser organizada se não conhecemos
nossos direitos nem as nossas obrigações.
Quando isso acontece, quando não existem leis justas,
os governantes podem até governar da forma que melhor
lhes convém, porque a impunidade existirá enquanto não
existirem as leis que lhes ponham freios.
Pressione "Voltar" em seu browser