Nada do que tenho pertence
verdadeiramente a mim!
Nada do que sei (ou julgo saber), me é
exclusivo.
Tudo que tenho, uso por empréstimo.
Tudo que sei, ou tenho a pretensão de
achar saber, foi de alguma forma trazido a mim, não para ficar guardado somente
comigo, mas sim para ser compartilhado com todos.
Não sou guardião de conhecimento algum,
mas tão somente um instrumento para a sua divulgação.
Se existem razões para a minha existência
neste momento e neste local do universo, acredito com toda a força do meu ser,
que uma delas é a divulgação de tudo aquilo que chega a mim.
Recebemos hoje, diariamente, um grande
volume de informações que nos chegam sob inúmeras formas de veiculação.
O maior desafio de nosso tempo é processar tal volume de informações,
transformando-as primeiramente em conhecimento para depois, extrair deste
conhecimento, uma efetiva sabedoria que venha a modificar verdadeiramente
a nossa vida.
Coletar informações,
selecioná-las, processá-las, extraindo delas um conhecimento que seja útil,
produtivo e eficaz, para finalmente transformar este conhecimento em sabedoria
que nos faculte evoluir, é uma grande tarefa e o desafio maior.
Hoje, o homem moderno tem acesso em uma
simples edição de final de semana de um jornal, com mais de um quilograma de
papel impresso, a mais informação que um homem de alguns séculos atrás
poderia ter acesso durante toda a sua vida. Mas, de nada adianta ser uma
enciclopédia ambulante, com informações detalhadas sobre assuntos variados. Nem
temos a mínima condição de reter informações sobre
tudo e sobre todos, tal o volume de novos dados que são gerados diariamente em
todos os tipos de mídia.
Processar informações,
transformando-as em conhecimento,
embora seja o limite de muitos, absolutamente
não é o suficiente.
Isto é importante e até fundamental para a evolução da sociedade como um
todo, especificamente quanto ao seu desenvolvimento tecnológico, mas a nossa
evolução interior, o nosso crescimento e desenvolvimento espiritual somente se
fazem presente quando o conhecimento é transmutado em sabedoria.
E
esta é a nossa intenção.
Como parte integrante do nosso sonho de criação do SANTUÁRIO,
estamos neste momento criando este novo espaço, para compartilhar todas as
informações=>conhecimento=>sabedoria,
que de alguma forma chegaram às nossas mãos.
Um grande poeta
americano, Ralph Waldo Emerson, certo dia
escreveu uma frase da qual eu sempre me recordo e que teria o seguinte sentido:
"Tudo que existe
no universo gravita para ti!
Tudo aquilo que precisardes saber, todo o conhecimento que precisardes, de alguma
forma, algum dia, chegará a ti. Seja na forma de um livro, de alguma palavra
escrita, de um conselho de um amigo, você receberá vindo de algum lugar, na
época certa
toda a informação que precisardes."
(Emerson que me desculpe, onde quer
que ele esteja, pois certamente suas palavras eram muito mais profundas e bonitas do
que eu de memória me recordo, mas não consegui encontrar em minha biblioteca o poema
que contém esta frase para copiar a citação correta e completa.)
Quando Emerson
escreveu estas palavras ainda não existia esta forma de comunicação que é a
Internet, mas esteja certo que, se você estiver lendo estas palavras, isto
absolutamente não é por acaso e você verdadeiramente está recebendo algo que
buscavas ou que efetivamente lhe será útil.
Aproveite do que se segue, das mensagens,
dos cursos, dos textos, como uma alavanca para a grande jornada de seu crescimento interior
e, saiba que, se uma simples palavra ou um conteúdo qualquer lhe for útil,
parte de minha missão terá sido cumprida.
NAMASTE!