Olha... eu decidi
escrever isso ontem quando eu estava no meio do concurso de cosplay! Se
eu tivesse um papel e lápis na hora lá eu já
escreveria. Espero lembrar tudo o que pensei e passar tudo para
cá...
É que,
ultimamente, eu ando me decepcionando um pouco com o público que
anda assistindo as apresentações de cosplay. Se a pessoa
que está lá apresentando não está se saindo
bem ou se o cosplay não é
tããããão legal, alguns fãs
estúpidos (sim, vou usar esse termo aqui, para não usar
outra coisa pior) começam a avacalhar, a xingar, a fazer o diabo
contra a pessoa que está lá em cima....
Ontem, eu tive o privilégio de estar sentada
do lado de um pirralho que estava fazendo isso. Teve uma hora que eu
olhei tão, mas tão feio para ele, que ele se tocou que eu
estava prestes a explodir e aí ele parou. Conseguiu parar a
tempo... porque eu ia avacalhar tanto a atitude dele, que acho que ele
não teria onde enfiar a cara depois, já que era o
"líder" de um grupo de outros pirralhos que davam risada de suas
gracinhas....)
Eu sei que alguém que já fez isso
alguma vez na vida - ou continua fazendo isso - vai acabar entrando
aqui e lendo essa minha matéria. Além de fazer uma
crítica séria no modo como essas pessoas andam
respeitando certos cosplayers menos afortunados, eu imagino que
após ler esse texto esse ser comece a pensar um pouco em sua
postura e quem sabe mude sua forma de agir em relação a
isso...
Bem... eu posso afirmar que eu sou uma cosplayer,
apesar de ter ido em apenas uma convenção esse ano, o
Animencontro, e ter me apresentado por lá. Sou uma cosplayer
novata, eu sei, tenho MUITO o que aprender ainda, mas me orgulho demais
de poder falar "eu já fiz um cosplay".
Por que? Bem, porque graças ao cosplay, alguém
extremamente tímida e introvertida como eu, conseguiu extravasar
a ponto de parar em cima de um palco e fazer uma
apresentação.... ruim, eu sei, mas o que importa
é que eu tive coragem
de fazer isso!
Agora, queria ver aquele que fica mandando os
cosplays que ele não gosta para "aquele famoso lugar", se teria
coragem de ficar lá em cima do palco com um cosplay e receber o
mesmo tipo de crítica. É sério, tente! Vai ver
como é bom ter seu trabalho menosprezado por pessoas que nem
enxergam o que você passou, os dias que você correu
atrás, as dores de cabeça que teve quando não saiu
exatamente como você queria, enfim.... acho que fui
entendida, né?
Porque é isso que me revolta, sabe? Pessoas
que não sabem respeitar o próximo. E, quando o assunto
é cosplay, isso é muito saliente! Mais um desafio que eu
passo, além de fazer o próprio cosplay, é esse!
Dê risada e fale que o cosplay está uma
negação para o próprio cosplayer! Vamos ver se ser
sincero assim causa algum tipo de melhorias no quesito "respeito ao
próximo". Afinal de contas, uma coisa é chamar de lado e
fazer uma crítica construtiva... outra coisa é avacalhar
sem ver as condições do outro para fazer um determinado
tipo de cosplay.
Outra coisa que anda me deixando meio chateada
é: será que não estamos exigindo tanto de
cosplayers quanto esse mundo da moda exige de modelos?
Tá, eu explico... eu acho meio chato quando
aparece uma pessoa que não tem uma aparência legal para um
personagem (tamanho, peso mais avantajado, o que quer que seja), e
daí ouço críticas do tipo: "nossa... que nada a
ver! Olha o tamanho daquele cara!", ou então comentários
que já ouvi também como "Sailors Bujão" e coisas
assim....
Quer dizer então que para ser um cosplayer,
é preciso passar por uma pré-seleção de
peso, tamanho, idade ou qualquer outro tipo de discriminante?
Será que as pessoas que não se enquadram direito nos
perfis de um determinado personagem não pode ter vontade e fazer
um cosplay então? Acho que isso é algo muito
sério.... tá certo que preconceito tem em todo lugar,
mas... sei lá... realmente gostaria que pelo menos no mundo
cosplay isso fosse um pouco mais evitado... afinal, os
discriminados poderiam ser nós mesmos em outro tipo de sociedade
que poderia ver o "bonito" como outro tipo de aspecto físico,
né? :(
Bem... enfim, acho que mais ou menos tudo o que eu fiquei pensando
ontem durante o concurso, foi dito! Eu realmente espero tocar
alguém com essas palavras e, se não consegui isso, ponto
negativo para mim que não tem skill de persuasão muito
alta... mas ao menos eu tentei! XP
E podem me esperar com o cosplay de Robin (Witch Hunter Robin) para o
AnimeFriends! E outros cosplays que virão daqui a algum tempo
também! Sou cosplayer com orgulho e sempre quero ser até
quando for velhinha com um bando de netinhos, hehehehe (vai ser
engraçado! Dá pra montar um grupo de
apresentação em família... errr... bem, deixa pra
lá! XD)...
NetRunner
FuuHououji se despede, esperando que um dia essa situação
vergonhosa de certos espectadores melhore...