Um
fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para
ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a
notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado. O poço
era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.
O
fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação,
certificando-se de que o animal não se havia machucado. Mas, pela dificuldade
de alto custo para retirá-lo do fundo do poço, achou que não valia a pena
investir na operação de resgate. Tomou, então a difícil decisão: determinou
ao capataz que se sacrificasse o animal jogando terra no poço até enterrá-lo,
ali mesmo.
Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra pra dentro do
buraco de forma a cobrir o cavalo. Mas, à medida que a terra ia caindo em seu
dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando o
cavalo subir.
Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas ao contrário,
estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente,
conseguiu subir!!! Se você tiver "lá em baixo", sentindo-se pouco
valorizado, quando, certos de seu "desaparecimento", os outros jogarem
sobre você terra da incompreensão, da falta de oportunidade e de apoio,
lembre-se do cavalo desta historia. Não aceite a terra que jogarem sobre você,
sacuda-a e suba sobre ela. E quanto mais jogarem, mais você vai subindo,
subindo, subindo... sorrindo, sorrindo, sorrindo...