Principios
Como em todas as religiões a Wicca também tem dias comemorativos, são dias que tem uma energia especial, com maior poder. São datas em que os portais estão abertos e temos maior contato com forças espirituais. São belas cerimônias religiosas derivadas dos antigos festivais que celebravam, originalmente, a mudança das estações do ano datando as passagens dos Equinócios e Soltícios.. Os Sabbats, também conhecidos como a "Grande Roda Solar do Ano" e "Mandala da Natureza", têm sido celebrados sob formas diferentes por quase todas as culturas no mundo. São conhecidos sob vários nomes e aparecem com freqüência na mitologia.Ao contrário da imagem que muitas pessoas têm do Sabbat dos Bruxos, eles não constituem uma ocasião em que as Bruxas se reúnem para realizar orgias, lançar encantamentos ou preparar poções misteriosas. A magia raramente é realizada, se é que isso acontece, num Sabbat de Bruxos.
O Sabbat, infelizmente tem sido confundido também com a "Missa Negra" Satânica ou "Sabbat Negro", sendo esse outro conceito errado que muitas pessoas têm e que é decorrente de séculos de propaganda antipagã da Igreja, do medo, da ignorância e da imaginação excessiva dos escritores desde a Idade Média.Nada disso acontece nos Sabbats dos Bruxos. Não há sacrifícios (humano ou animal), não há o que chamam de magia negra, não há rituais anticatólicos. Os Sabbats são simplesmente uma ocasião em que os Bruxos celebram a Natureza, dançam, cantam, deleitam-se com alimentos pagãos e honram as deidades da Religião Antiga (principalmente a Deusa da Fertilidade e Seu Consorte, o Deus).
Em certas tradições wiccanas, a Deusa é adorada nos Sabbats de Primavera e do Verão, enquanto o Deus é homenageado nos Sabbats do Outono e do Inverno.A celebração de cada Sabbat é uma experiência espiritual intensa e sublime que permite aos wiccanos permanecerem em equilíbrio harmonioso com as forças da Mãe Natureza.Os Sabbats são:

  • Samhain : 30/04 - comemoramos a noite dos antepassados.
  • Yule : 21/06 - Comemoramos o solsticio de Inverno.
  • Imbolc : 30/07 - Ritual da purificação e felicidade.
  • Ostara ou Eostre : 22/09 - Comemoramos o equinócio da primavera.
  • Beltane : 31/10 - Com,emoramos o periodo de fertilidade.
  • Litha : 29/01 - Comemoramos o ponto alto das forças.
  • Lughnasadh ou Lugnasad: 1/02 - Conhecido como Lammas ou Lunasa comemora-se o inicio das colheitas.
  • Mabon : 02/03 - Comemoramos o equinócio de outono.


Também temos os Esbats em que a cada 28 dia homenageamos a Lua e seus ciclos que influenciam tanto em nossas vidas.

OBS: QUEM SE INTERESSAR PELOS RITUAIS DE CADA SABATS OU ESBATS PODE PEDIR PELO E-MAIL!

Hosted by www.Geocities.ws

1