| Como em
todas as
religiões a Wicca também tem dias comemorativos,
são dias que tem uma energia especial, com maior poder.
São datas em que os portais estão abertos e temos
maior
contato com forças espirituais. São belas
cerimônias religiosas derivadas dos antigos festivais que
celebravam, originalmente, a mudança das
estações
do ano datando as passagens dos Equinócios e
Soltícios..
Os Sabbats, também conhecidos como a "Grande Roda Solar do
Ano"
e "Mandala da Natureza", têm sido celebrados sob formas
diferentes por quase todas as culturas no mundo. São
conhecidos
sob vários nomes e aparecem com
freqüência na
mitologia.Ao contrário da imagem que muitas pessoas
têm do
Sabbat dos Bruxos, eles não constituem uma
ocasião em que
as Bruxas se reúnem para realizar orgias, lançar
encantamentos ou preparar poções misteriosas. A
magia
raramente é realizada, se é que isso acontece,
num Sabbat
de Bruxos. |
| O
Sabbat, infelizmente tem
sido confundido também com a "Missa Negra"
Satânica ou
"Sabbat Negro", sendo esse outro conceito errado que muitas pessoas
têm e que é decorrente de séculos de
propaganda
antipagã da Igreja, do medo, da ignorância e da
imaginação excessiva dos escritores desde a Idade
Média.Nada disso acontece nos Sabbats dos Bruxos.
Não
há sacrifícios (humano ou animal), não
há o
que chamam de magia negra, não há rituais
anticatólicos. Os Sabbats são simplesmente uma
ocasião em que os Bruxos celebram a Natureza,
dançam,
cantam, deleitam-se com alimentos pagãos e honram as
deidades da
Religião Antiga (principalmente a Deusa da Fertilidade e Seu
Consorte, o Deus). |
|
| Em
certas tradições wiccanas, a Deusa é
adorada nos Sabbats de Primavera e do Verão, enquanto o Deus
é homenageado nos Sabbats do Outono e do Inverno.A
celebração de cada Sabbat é uma
experiência espiritual intensa e sublime que permite aos
wiccanos permanecerem em equilíbrio harmonioso com as
forças da Mãe Natureza.Os Sabbats são:
|
- Samhain : 30/04 - comemoramos a noite dos
antepassados.
- Yule : 21/06 -
Comemoramos o solsticio de Inverno.
- Imbolc : 30/07 -
Ritual da purificação e
felicidade.
- Ostara ou Eostre : 22/09 -
Comemoramos o
equinócio da primavera.
- Beltane : 31/10 -
Com,emoramos o periodo de fertilidade.
- Litha : 29/01 -
Comemoramos o ponto alto das forças.
- Lughnasadh ou Lugnasad: 1/02 - Conhecido como
Lammas ou Lunasa comemora-se o inicio das colheitas.
- Mabon : 02/03 - Comemoramos o
equinócio de outono.
|
|
Também temos os Esbats em
que a cada 28 dia homenageamos a Lua e seus ciclos que influenciam
tanto em nossas vidas.
OBS: QUEM SE INTERESSAR PELOS RITUAIS
DE CADA SABATS OU ESBATS PODE PEDIR PELO E-MAIL!
|
|