TECLE F11 PARA VISUALIZAR MELHOR

(Vários Autores)

 

Versão em Espanhol

Versão em Inglês

 

 

FRASES SOBRE A ARTE DE ESCREVER

D E F I N I Ç Ã O: "Expressar-se por meio de escrita." - "Compor (trabalho literário, científico etc.)". (Dicionário Houaiss)

------------------------------------------------------------------------

Alcina Maria Silva Azevedo - Poetisa e escritora brasileira
Escrever para mim é a arte do vôo onde crio e me transporto a um mundo mais justo.

------------------------------------------------------------------------

Alexa Wolf Escritora, Poeta e Artista Portuguesa
Para mim escrever, é: abandonar meu corpo e deixar minha alma comandar as letras transportando os sonhos, a magia, a leveza do EU. Desde menina que comecei a escrever, dava-me prazer, libertava-me mesmo que por minutos de todos os problemas existentes no momento, mas infelizmente a família tinha preconceitos estabelecidos pelos escritores e poetas ( algo que sempre me irritou, pois meu avô materno deixou um livro escrito de poesia mas está perdido no tempo, ninguém sabe o título, o ano em que foi escrito, enfim nada de nada) para grande desgosto meu. Ele morreu muito novo com 33 anos e eu nunca o conheci, pensei que se lesse seu livro teria um pouco dele, mas apesar de não ter esse privilégio, creio que nas minhas veias corre o mesmo sangue sensível dele e por isso acho que já tenho dele uma bela herança!

------------------------------------------------------------------------

Ana Damasceno - Designer e poetisa portuguesa
Escrever é: Deixar a alma falar do sentimento que se vive.

------------------------------------------------------------------------

Angelo Sansivieri - Poeta brasileiro
Escrever, é estar entre os anjos, deitar-se sobre pétalas de rosas, falar com as mãos, realizar sonhos inacabados, ressuscitar desejos perdidos, quando se tem amor.

------------------------------------------------------------------------

António Cândido Paiva - Poeta Português
Escrever: conversar silenciosamente com a caneta e o papel.

------------------------------------------------------------------------

António Ramos Rosa - Poeta e ensaísta português
Escrever é, sempre, a necessidade de respirar as palavras e de às palavras fornecer o frémito do ser, os pulmões do sonho, e, com elas, criar a dádiva do poeta.

------------------------------------------------------------------------

Armando Sousa - Poeta e escritor português, vivendo atualmente no Canadá
Escrever... uma viagem do pensamento ao papel.

------------------------------------------------------------------------

Arnold Gonçalves - Escritor e poeta brasileiro.
Escrever: É uma atividade que faz muito bem ao espirito por sempre levar quem escreve a auto análise.

------------------------------------------------------------------------

Clarice Lispector - Escritora brasileira, nascida na Ucrânia - 1925/ 1977
Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador.

------------------------------------------------------------------------

Clarice Lispector - Escritora brasileira, nascida na Ucrânia - 1925/ 1977
Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida.

------------------------------------------------------------------------

Clarice Lispector - Escritora brasileira, nascida na Ucrânia - 1925/ 1977
Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro...

------------------------------------------------------------------------

Claudia Letti - Escritora brasileira
Quem escreve deve saber que suas criações não são mais suas, mas de quem as lê...

------------------------------------------------------------------------

Delmo Biuford de Souza - Poeta, compositor e Funcionário Público, Brasileiro
Quando escrevo estou vomitando a alma.

------------------------------------------------------------------------

Denise Severgnini - Professora brasileira
Para mim, escrever é despir a alma ante as letras, transferir a elas nossa emoção, dizer do sentimento com o coração...

------------------------------------------------------------------------

Dudu Cruz - Músico percussionista, cronista, Diagramador eletrônico brasileiro
Escrever para mim é um grande desabafo, um espelho da minha alma que depois eu vejo "como sou bonito"!!!!

------------------------------------------------------------------------

Dudu Cruz - Músico percussionista, cronista, Diagramador eletrônico brasileiro
O que eu escrevo é o que eu penso, o que eu vivo e o que crio, o que eu acredito... a palavra tem muita força e a nossa língua, língua portuguesa é muito gostosa para trocadilhos e jogos de sentidos...

------------------------------------------------------------------------

Eugène Ionesco - Escritor teatral francês - Originário da Romênia - 1912
Devemos escrever para nós mesmos, é assim que podemos chegar aos outros.

------------------------------------------------------------------------

Fabiana Fraga da Rosa - Escritora brasileira
Para mim escrever é dedilhar as canções da alma, é transmitir tudo o que o coração fala e quer expressar através da escrita. É conversar com o seu interior, é sorrir e refletir através do tom das palavras e o dom da inspiração.

------------------------------------------------------------------------

Fabrício Carpinejar - Poeta brasileiro
Quando amo, escrevo pelo medo de esquecer o desejo. Quando sofro, escrevo para desejar o esquecimento.

------------------------------------------------------------------------

Francisco Bacon - Filósofo inglês - 1561/ 1626
A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.

------------------------------------------------------------------------

Francisco José Raposo Ferreira - Poeta português
Escrever para mim é libertar o ser escondido que há em mim, é tranformar-me noutro alguém.

------------------------------------------------------------------------

Gabriel de Sousa - Português aposentado, Escritor e Poeta às vezes
Escrever é um acto solitário, mas que se deve partilhar.

------------------------------------------------------------------------

Georges Perros [Pseudônimo de Georges Poulot] - Escritor Francês - 1923/ 1978
Escrevemos porque ninguém nos ouve.

------------------------------------------------------------------------

Gustavo Dourado - Poeta brasileiro
Escrever é inscrever no Livro do Destino as nossas multimpressões da vida...

------------------------------------------------------------------------

Do Livro: Expressão e Comunicação Lingüística - Autor: Hermínio G. Sargentim
A palavra, principalmente a escrita, é um instrumento através do qual você conhece a realidade exterior e interior. Com ela você poderá aproximar-se mais das coisas, das pessoas e sobretudo de você mesmo. Ele constitui um microscópio que possibilita ver, sentir e descobrir o mundo maravilhoso do ser humano.

------------------------------------------------------------------------

Do Livro: Expressão e Comunicação Lingüística - Autor: Hermínio G. Sargentim
Um artista não nasce completo. Ao contrário, todo processo de escrita constitui um continuo questionamento sobre o mundo e sobre a própria linguagem que ele utiliza para descrever esse mundo. Em todos os grandes artistas poderemos sempre encontrar uma evolução. Você não nasceu já sabendo escrever. Você aprendeu. Alguém lhe ensinou. A linguagem não é inata, mas adquirida. Não fique frustrado, portanto, se você não consegue compor um texto no mesmo nível daqueles que você leu. Saiba que esses textos não foram os primeiros que esses autores escreveram. É preciso, porém, não ter medo. Não ter medo de começar a escrever e de criticar o que se escreve. Uma atitude critica contínua diante do que você produz permitirá uma constante evolução. Na vida, a escrita pode cobrir duas necessidades:
1.ª - Manifestar as emoções e sentimentos que experimentamos diante do mundo e das pessoas.
2.ª - Comunicar nossas idéias e opiniões no relacionamento social e profissional.

------------------------------------------------------------------------

Hernany Tafuri - Poeta Brasileiro
Para mim, escrever é criar mundos alternativos, realidades a partir de sentimentos particularmente universais.

------------------------------------------------------------------------

Humberto Soares Santa - Poeta português
ESCREVER é a necessidade de todos aqueles cuja alma transborda de sentimentos que os obrigam a repartir com os outros os seus sonhos e as suas vivências.

------------------------------------------------------------------------

Isabel Fontes - Escritora Portuguesa
Para mim escrever é respirar...

------------------------------------------------------------------------

Isabel Fontes - Escritora Portuguesa
Adoro escrever, é o meu escape para tudo o que existe de mal na vida e no mundo. Tenho 32 anos e designo-me "bombeiro de serviço". Tudo que inclua imaginação, objectividade e ginástica mental é onde me sinto mais à vontade. Apesar de tudo, adoro o que faço e isso é o principal.

------------------------------------------------------------------------

Isabel Fontes - Escritora Portuguesa
O meu início literário começou muito novinha, tinha eu 6 anos, foi quando recebi o meu 1º livro mal sabia eu as letras do alfabeto. O meu avô ofereceu-me "A Mensagem" de Fernando Pessoa. Desde aí que não parei e não paro seja de ler ou escrever. Sou uma pessoa que adora absorver "vidas", situações, tudo o que me rodeia faz parte do meu imaginário e sinto-me bem com isso.

------------------------------------------------------------------------

Isabel Fontes - Escritora Portuguesa
Sempre escondi o que escrevia, inclusive mantenho, ainda, um diário que não irei publicar jamais. Mas com a novidade da Internet, comecei a divulgar-me e o que escrevia, sempre com o meu nome, não que tenha algo contra a pseudónimos. Mas gosto de mim e do meu nome.

------------------------------------------------------------------------

Isabel Fontes - Escritora Portuguesa
Entre projectos, vou escrevendo sempre que a inspiração surge e tenho utilizado diversos sites para os publicar. A inspiração, ou lá o que é, surge na minha cabeça esteja acordada ou a dormir... Quantas às vezes acordei de madrugada e fiquei a escrever até serem horas de ir trabalhar... Muitas...

------------------------------------------------------------------------

Isabel Fontes - Escritora Portuguesa
Sinto-me bem tanto na área de poesia, prosa, conto, crónica... Gosto de escrever e de colocar todas as idéias que turbilham na minha cabeça cá para fora... E depois, ir construindo.

------------------------------------------------------------------------

Ismênia Nunes - Poetisa Brasileira
Para mim, Escrever é simplesmente escrever sem medo, sem medo do que se escreve, sem medo de agradar ou de desagradar... pra escrever tem que ter coragem.

------------------------------------------------------------------------

Iva da Silva - Professora, poetisa e pesquisadora brasileira
Escrever é uma forma de dizer as coisas.

------------------------------------------------------------------------

Jorge Fernando dos Santos - Escritor e compositor brasileiro
Para mim, escrever é compartilhar idéias e sentimentos, é abrir as comportas da alma, é dar asas ao "eu" interior.

------------------------------------------------------------------------

José-Augusto de Carvalho - Escritor português
Escrever, para mim, é um impulso e uma necessidade de intervir.

------------------------------------------------------------------------

José Maciel - Ator e poeta brasileiro
Escrever, para mim, é trazer à tona, através das palavras, toda a gama de sentimentos: amor, ódio, saudade, humor, curiosidades, dúvidas, conhecimentos, ficção, sonhos e realidade.

------------------------------------------------------------------------

José Roberto Abib - Poeta brasileiro
Escrever é para mim um elo entre a alma e o mundo, surgido como que por magia, uma vez que representa com todas as evidências necessárias e possíveis, a expressividade emocional de cada momento, "é a voz silenciosa de meu coração".

------------------------------------------------------------------------

Joseph Conrad - Escritor inglês de origem polonesa – 1857/ 1924
O autor escreve apenas metade de um livro. A outra metade fica por conta do leitor.

------------------------------------------------------------------------

Julio Cortázar - Romancista e contista argentino nascido na Bélgica - 1914/ 1984
Escrever é uma luta contínua com a palavra. Um combate que tem algo de aliança secreta.

------------------------------------------------------------------------

Júlio Dantas - Poeta e prosador português - 1876/ 1962
O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco.

------------------------------------------------------------------------

Lêdo Ivo - Poeta, romancista e ensaísta brasileiro
Uns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes, outros para se perpetuar nos manuais de literatura ou conquistar posições e honrarias. Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever.

------------------------------------------------------------------------

Ligi@Tomarchio® - Poetisa e Escritora brasileira
A Mão que escreve é um lampejo de liberdade. Quer conhecer o braço que lhe dá movimento. Descobrir o corpo que a carrega. A cabeça condutora. A essência que a faz escritora.

------------------------------------------------------------------------

Ligi@Tomarchio® - Poetisa e Escritora brasileira
Para mim, escrever é desabafo, autoterapia, descoberta do ego escondido na escuridão pós-crepúsculo, ausente de luar e estrelas no firmamento, infinitos conflitos!

------------------------------------------------------------------------

Lourdes Neves Cúrcio - Poetisa brasileira
Para mim, escrever é exteriorizar o que vai dentro da alma; é mesclar realidade e devaneios; é expressar sentimentos no âmago retidos, sentimentos esses que se instalam no peito sem que haja espaço suficiente para abrigá-los.

------------------------------------------------------------------------

Lucêmio Lopes - Escritor brasileiro
Apenas duas coisas que faço na vida são reais: amar e escrever. O mais é ilusão.

------------------------------------------------------------------------

Lucêmio Lopes - Escritor brasileiro
Não sei se minh'alma nasceu para escrever. Só sei que se não escrever, ela morre.

------------------------------------------------------------------------

Lucy Salete Bortolini Nazaro - Poetisa, Escritora e Professora Universitária brasileira.
Para mim, escrever é como fazer sexo, quando estamos amando apaixonadamente.

------------------------------------------------------------------------

Luz Sampaio - Escritora e poetisa brasileira
Escrever num átimo de tempo palavras que num átimo de tempo talvez possa mudar o futuro de um leitor... Reflito se somos em parte responsáveis pelo aumento do mal social, então hoje procuro escrever baseando nesse pensamento.

------------------------------------------------------------------------

Mardilê Friedrich Fabre - Professora brasileira
Escrever é transpor a alma para o papel.

------------------------------------------------------------------------

Margaret Artwood - Escritora, poetisa e crítica Canadense
Escrever é deixar uma marca. É impor ao papel em branco um sinal permanente, é capturar um instante em forma de palavra.

------------------------------------------------------------------------

Margaret Artwood - Escritora, poetisa e crítica Canadense
Escrever é uma maneira de a voz sobreviver à pessoa.

------------------------------------------------------------------------

Maria Glessa Ramalho Bezerra Braga - Poetisa e escritora brasileira
Escrever é a habilidade de descrever e compartilhar com o mundo, sentimentos, idéias, trabalhos diversos, torcendo para que alguém sinta-se feliz ao lê-los.

------------------------------------------------------------------------

Maria Inês Simões - Escritora e poetisa brasileira
A produção de idéias através da arte de escrever, de nada adianta se não existir o receptor-reconstrutor dos assuntos expressos em palavras.

------------------------------------------------------------------------

Maria José Zanini Tauil - Professora, escritora e poetisa brasileira
Escrever é deixar transbordar o que inunda o coração.

------------------------------------------------------------------------

Marina Bernal - Escritora e professora de inglês - Brasileira
Para mim escrever é sonhar acordada, sentindo na palma da mão seus sonhos secretos e abertamente realizados.

------------------------------------------------------------------------

Mário de Miranda Quintana - Poeta, tradutor e jornalista brasileiro. 1906/ 1994
A criança que brinca e o poeta que faz um poema estão ambos na mesma idade mágica.

------------------------------------------------------------------------

Mário de Miranda Quintana - Poeta, tradutor e jornalista brasileiro. 1906/ 1994
Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.

------------------------------------------------------------------------

Mário Feijó - Artista plástico e poeta brasileiro
Escrever é a arte de expressar através de simbolos gráficos os seus sentimentos e tudo aquilo que lhe passa na alma.

------------------------------------------------------------------------

Marques Rebelo (nome literário de Edi Dias da Cruz), jornalista, contista, cronista, novelista e romancista brasileiro - 1907/ 1973
Escrever é contar palavras.


------------------------------------------------------------------------

Marta Rodriguez - Poetisa brasileira
Escrever é aventurar-se no mundo da imaginação, é viajar na realidade dos sonhos, é compartilhar alegrias e tristezas em palavras vindas diretas do coração.

------------------------------------------------------------------------

Martin Amis - Escritor Britânico
Escrever é um ato de liberdade.

------------------------------------------------------------------------

Mônica Ferreira Camargo - Brasileira - Bacharel em Psicologia
Escrever é colocar em palavras meus sentimentos.

------------------------------------------------------------------------

Nancilia Pereira - Poetisa Brasileira
Escrevo por prazer, confidência.

------------------------------------------------------------------------

Nancilia Pereira - Poetisa Brasileira
Eu não penso para escrever. Sinto e escrevo!

------------------------------------------------------------------------

Nicolas Boileau-Despreaux - Poeta, prosador e historiógrafo francês - 1636/ 1711
Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar.

------------------------------------------------------------------------

Nilda Dias Tavares - Escritora e poetisa brasileira
Escrever é a terapia mais eficaz do mundo para os males do Coração!

------------------------------------------------------------------------

Nilda Dias Tavares - Escritora e poetisa brasileira
Escrever para mim, é uma necessidade! Preciso colocar no papel as minhas emoções, os meus sentimentos. Escrevo se estou triste e também quando estou feliz! Acho que os sentimentos, são meras desculpas para que eu possa escrever!

------------------------------------------------------------------------

Pablo Neruda - Diplomata, cônsul e escritor Chileno - 1904/1973
Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.

------------------------------------------------------------------------

Pierre-Jules Renard - Escritor Francês - 1864/ 1910
Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido.

------------------------------------------------------------------------

Ricardo De Benedictis - Jornalista ítalo-brasileiro, poeta, pensador, cronista, contista e tradutor Italiano/Português
O exercício da Leitura leva o leitor a escrever. Não há escritor que não goste de ler ou que não leia. E quanto mais o faça, melhor se exprimirá!

------------------------------------------------------------------------

Roland Barthes - Escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês - 1915/ 1980
Escrever é sacudir o sentido do mundo.

------------------------------------------------------------------------

Roque Lande Rocha - Escritor e poeta brasileiro
Escrever: Único exercício de liberdade plena. Tudo é permitido. O papel não te censura, nem te limita;- porém, é cúmplice.

------------------------------------------------------------------------

Rosimeire Leal da Motta - Poetisa e escritora Brasileira
O mais gratificante na arte de escrever é poder espalhar nossos pensamentos ao mundo, transmitindo uma parte de nós aos demais; sim, porque aquilo que uma pessoa escreve revela muito sobre si mesmo. É gratificante quando escrevo um texto e observo que ali está muito de mim, foi uma parte da minha individualidade que doei aos demais.

------------------------------------------------------------------------

Rubens Jardim - Poeta brasileiro
ESCREVER é estar mergulhado num oceano de símbolos.

------------------------------------------------------------------------

Silas Correa Leite - Brasileiro - Teórico da Educação, Jornalista Comunitário e Coordenador de Pesquisas da FAPESP-USP (Culturas Juvenis)
Escrever é colocar céus na esperança. Se a esperança é a inteligência da vida, escrever é dar um sonho letral a uma perspectiva - depois da nefanda pós-globalização - a um humanismo de resultados. Gosto mais de escrever do que de existir. Escrever é dar testemunho de meu tempo, e das amarguras do meu tempo.

------------------------------------------------------------------------

Silas Correa Leite - Brasileiro - Teórico da Educação, Jornalista Comunitário e Coordenador de Pesquisas da FAPESP-USP (Culturas Juvenis)
Escrevo desde que aprendi a ler.Tive quintal urbano e rua descalça de terra cor-de-rosa. Rabiscava meus desenhos, letras e personagens pueris, em pedaços da madeiras, tábuas de pinho e retalhos de compensados da Marcenaria Estrela. Tive cachorro, árvore, rio, carrinho de rolimãs e nuvens por perto. Minha infância pobre foi o meu maior tesouro. Dizem que eu conversava muito sozinho. Só não reparavam em quem me respondia. Em casa era castigo ler dicionário, bíblia, revistas e jornais. Sempre fui um ledor voraz como se uma fuga para a terra do nunca. E lia de tudo. Do silêncio letral de minha mãe Eugênia, a prelúdios, auroras, gibis, pensamentos; afetos escondidos e ternuras coloridas com algibeiras de pedras. E também os olhares do meu Pai com seu acordeom vermelho. Fui criado desde que nasci entre mulheres. No começo eu tinha um infinito medo de morrer. Escrever me fez tentar a recriação de uma outra vida, um novo céu, uma nova terra. Ou mesmo a possibilidade de deixar minha dor de existir como testamento lírico, letral em poemas, canções, causos e desenhos abstratos, primitivos, heráldicos. Escrever para mim é mais importante do que viver. Acho que a minha alma-nau respira quando eu estou escrevendo. E assim me livro de mim, ou de ser o que sou enquanto terrestre e finito. E escrevo muito. E escrevo sobre tudo. E escrevo o tempo todo como se uma catarse onírica. Escritor é como um músico, um pintor, um fotógrafo ou retratista. Registra seu tempo e as amarguras de seu tempo. Sinto a dor dos outros nos ombros. Ainda trago a minha infância comigo. Levo Itararé por onde for, com seus quintais, seus rios, seus pinheiros, tempestades, ruas de cacau quebrado, paralepípedos e pessoas. Minha infância em Itararé o meu maior tesouro. Crio personagens para povoar o mundo que sonho recriar dentro de mim, e, depois, para fora de mim, nos livros. Faço poesia para ter companhia. As pessoas riem muito comigo, como se eu tivesse um nariz vermelho de palhaço... O elogio que mais recebi, a vida inteirinha, foi: -Você não existe!. Faço algumas pessoas chorar com o que escrevo em verso e prosa, e assim quando eu morrer, espero poder vir a escrever no Céu. As nuvens, então, chorarão por mim.

------------------------------------------------------------------------

Silvia Trevisani - Poetisa e Escritora Brasileira
Escrever é recriar a vida.

------------------------------------------------------------------------

Simone Pinheiro - Poetisa brasileira
Escrever, é transformar sentimentos em palavras.

------------------------------------------------------------------------

Sonia Nogueira - Professora e Poetisa Brasileira
Escrever para mim é esculpir a grafia dos pensamentos.

------------------------------------------------------------------------

Tereza Neumann Ferreira de Assis - (tepoeta) - Poeta brasileira
Para mim escrever é buscar a minha essência no interior da alma, e extrair dela, o encanto, a ternura, o amor, sentimentos de grandeza e de pura sensibilidade.

------------------------------------------------------------------------

Valdeck Almeida de Jesus - Escritor, Poeta, Estudante de Jornalismo brasileiro
Escrever para mim é parir palavras, colocar filhos no mundo. Cada frase que escrevo é como se eu desse à luz mais um filho.

------------------------------------------------------------------------

W. Somerset Maugham - Escritor Francês - 1874-1965
Escrever com simplicidade é tão difícil como escrever bem.

------------------------------------------------------------------------

Yara Mª de M. Nazaré - Brasileira, Profª. de Filosofia e Artes Cênicas/ Formação: Pós-Graduação
Escrever para mim, é registrar meus sentimentos e os meus momentos para depois recordar e comparar cada fase vivida.

 

 

  Envie esta página para os seus amigos

 

E-mail: [email protected]

 

Rosimeire Leal da Motta

Copyright © Rosimeire Leal da Motta - 2006 - Vila Velha/Espírito Santo - Brasil

Todos os Direitos autorais reservados /  All Rights Reserved.

Webmaster: Lisiê Silva

 
Hosted by www.Geocities.ws

1